Lei transforma Cefets do país em institutos com status de universidade

No final do mês passado, o presidente Lula da Silva sancionou a lei 11.892, que cria em todo o país 38 institutos federais de educação, ciência e tecnologia, a partir da reestruturação da rede federal de educação profissional e tecnológica. As mudanças já estão em vigor desde o início do ano

Com isso, o Centro Federal de Educação Profissional e Tecnológica do Rio Grande do Norte (Cefet-RN), instituído em 1999, passa a ser denominado Instituto Federal do Rio Grande do Norte. Desse modo, as 11 unidades de ensino implantadas ou em construção em diferentes cidades passam a denominar-se campi.

Sendo assim, a unidade sede do Cefet-RN, em Natal, será o campus central do instituto e a unidade do órgão em Mossoró passará a ser campus de Mossoró. A regra segue também para as demais unidades. Mas não é só a nomenclatura que sofrerá alteração.

Conforme a assessoria do Cefet de Mossoró, com as mudanças, o instituto terá como órgão executivo uma reitoria e cinco pró-reitorias. Além disso, a administração do instituto terá 180 dias para elaborar novos planos de desenvolvimento institucional (PDI), projeto político pedagógico, estatuto e regimento internos.

No ensino, além dos cursos técnicos e de qualificação, o instituto também poderá ministrar cursos de bacharelado, engenharia e pós-graduação tanto de stricto sensu (mestrado e doutorado), como em lato sensu (aperfeiçoamento e especialização).

Segundo a assessoria, devido às mudanças, 50% das vagas oferecidas a cada ano devem ser voltadas para os cursos técnicos, prioritariamente nas modalidades integradas ao ensino médio e de educação de jovens e adultos (EJA).

Fonte: Jornal O Mossoroense

0 comentários! Clique aqui e comente!:

Enviar um comentário