Jornal O Mossoroense se prepara para acompanhar novas regras gramaticais

O jornal O Mossoroense sai na frente e já se prepara para acompanhar as regras do novo acordo ortográfico da língua portuguesa.  Interessado em promover entre seus colaboradores e funcionários o conhecimento das novas regras, o revisor Benjamim Linhares está preparando um treinamento para repórteres, editores, fotógrafos e colunistas do jornal.

"Desde novembro eu venho estudando para me adaptar às novas regras. Em fevereiro faremos uma reunião, na qual eu vou apresentar a todos as mudanças, o que pode e o que não pode mais ser usado", explica Linhares. Mas, para que o treinamento seja inda mais eficiente, ele avisa que vai apresentar aos jornalistas os erros mais comuns que podem comprometer o trabalho diário. "Eu tenho uma relação de erros corriqueiros para mostrar que são cometidos muitas vezes por pressa ou falta de atenção", diz o revisor.

A partir do dia 10 de junho, o Dia da Língua Portuguesa, o jornal O Mossoroense apresentará ao leitor oficialmente em todos os cadernos as alterações referentes ao novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Para Benjamim Linhares, a mudança não será fácil. "Será difícil mudar drasticamente, tem de aprender aos poucos para que até 2011, o tempo que teremos para nos adequarmos integralmente às novas regras, possamos estar completamente adaptados", garante o revisor.

Ainda segundo ele, para quem sabia de cor as regras será ainda mais difícil, mas para quem enrolava o português as mudanças serão uma boa oportunidade de aprender.

PRINCIPAIS MUDANÇAS

1.      Exclusão definitiva do trema (¨)

2.      Os acentos dos ditongos abertos (ei e oi) das palavras paroxítonas não existem mais: "assembléia" e "idéia" passam a ser escritas "assembleia" e "ideia".

3.      O hífen muda em palavras terminadas em vogal seguido de palavras iniciadas com "r" ou "s", sendo que essas consoantes devem ser dobradas (antessala, antissocial, etc).

4.      Palavras com vogais diferentes perdem o hífen, como por exemplo autoafirmação, autoescola e infraestrutura.

5.      Palavras seguidas de vogais iguais usam hífen. Por exemplo: anti-inflamatório e micro-ondas

6.      O alfabeto ganha oficialmente as letras "k", "w" e "y"

7.      Deixam de ser usados os acentos diferenciais nas palavras com a mesma escrita: vôo passa a ser voo.

0 comentários! Clique aqui e comente!:

Enviar um comentário