O município de Pau dos Ferros no Alto Oeste, recebeu a visita da Caravana do Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF e representantes do Governo do Estado, para fazer a entrega do Selo Unicef Município Aprovado Edição 2008 as 11 cidades do Médio e Alto Oeste que foram agraciadas com o importante selo que atesta eficiência administrativa dos gestores municipais dos respectivos municípios.

O evento que aconteceu na Praça de Eventos Nossa Senhora da Conceição em Pau dos Ferros, foi marcado pela organização, apresentação dos grupos culturais, participação das 11 caravanas das cidades com 200 pessoas cada e da participação da população pau-ferrense que de forma maciça prestigiou a grande festa.


A solenidade contou com a presença dos prefeitos Leonardo Rego, de Pau dos Ferros, Marcos Aurélio, de Riacho da Cruz, Pio Fernandes, de Luís Gomes, Maria Elce, de Major Sales, Raimundo Nonato, de Riacho de Santana, Severino Dantas, De Lucrécia, e representantes das Secretarias Municipais de Educação, Esportes e Infância e Juventude. Na ocasião a representante do UNICEF, Tati Andrade, entregou aos prefeitos e representantes dos municípios, os troféus com o Selo UNICEF 2008. Pau dos Ferros conseguiu pela primeira vez ser contemplado com o prêmio.

O Selo Unicef Município Aprovado é um reconhecimento internacional aos municípios que alcançaram resultados significativos no esforço para melhorar a qualidade de vida das crianças e dos adolescentes do Semi-árido brasileiro. Sempre com ênfase nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, a iniciativa tem como base a mobilização social, o desenvolvimento de capacidades e o monitoramento das políticas públicas implementadas na região.

Lançado no Ceará em 1999, o Selo teve o seu lançamento nacional em abril de 2005 nas cidades de Petrolina e Juazeiro. A iniciativa faz parte da contribuição do UNICEF ao Pacto Um mundo para a criança e adolescente do Semi-árido, compromisso firmado em junho de 2004 e renovado em 2007 pelo Presidente da República, 11 ministros de Estado, os governadores dos Estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.


O pacto conta ainda com o compromisso de mais de 80 organizações da sociedade civil, organismos internacionais e empresas. O Pacto é um esforço coletivo para ajudar o Brasil a reduzir as desigualdades sociais, assegurando a cada criança e a cada adolescente o direito a sobreviver, aprender, proteger (-se) do HIV/aids, crescer sem violência, ser prioridade absoluta nas políticas públicas e ser respeitado na sua identidade étnico-racial e a exercer sua cidadania.

Para conquistar o Selo, os municípios foram avaliados em três eixos: Impacto Social; Gestão de Políticas Públicas; e Participação Social. O Selo está sendo entregue aos municípios que conseguiram alcançar os maiores avanços em pelo menos seis dos 13 indicadores de Impacto Social; em 10 dos 21 indicadores de Gestão; e em pelo menos dois dos quatro temas do eixo de Participação Social.


Dos quase 1.500 municípios da região do Semi-árido, 1.130 se inscreveram nesta edição. Desses, 259 conquistaram a certificação. No estão do Rio Grande do Norte que ficou em segundo colocado com 40 municípios aprovados, perdendo apenas para o Ceara.

Os municípios aprovados receberão um troféu, um certificado e a autorização e as orientações para a utilização da logomarca do Selo Unicef Município Aprovado. Os municípios certificados poderão utilizar a logomarca do Selo Unicef até a entrega da próxima edição do reconhecimento, em 2010. A logomarca poderá ser aplicada nos materiais de divulgação do município, em prédios e veículos públicos municipais e eventos.

0 comentários! Clique aqui e comente!:

Enviar um comentário