Aeronave da FAB cai e três oficiais morrem carbonizados

Um helicóptero da Força Aérea Brasileira (FAB), modelo H-1H, matrícula 8532, caiu na última sexta-feira, dia 14 por volta das 16h30 no bairro Birimbau, na cidade de Icapuí, no litoral oeste do Ceará, próximo à divisa com o Rio Grande do Norte.
A aeronave transportava seis tripulantes, dos quais três morreram e os demais ficaram feridos. Os sobreviventes foram identificados como os sargentos Fábio Marinho, Ernesto Perreta e o major André Topini, que ficaram feridos.
Testemunhas informaram que a aeronave sobrevoou a cidade de Icapuí, apresentando estalos e falha no motor. Minutos após uma explosão pôde ser ouvida à distância.
Antes do helicóptero perder o controle e cair os moradores puderam ver os oficiais jogando armas, como metralhadoras, granadas, fuzis pela janela da aeronave. Moradores foram vistos saqueando o armamento.
Uma das primeiras pessoas a chegar ao local do acidente, Fátima Silva contou que encontrou o major André Topini caído e com fortes dores nas costelas. "Ele estava muito atordoado e com bastante medo. Pedia para os moradores retirarem seus amigos da aeronave antes que ela explodisse", declarou a testemunha.
Os moradores ainda conseguiram salvar três oficiais, mas os que ficaram presos às ferragens foram consumidos pelo fogo que se alastrou rapidamente. Testemunhas informaram ainda que uma das vítimas carbonizadas ainda tentou se levantar para fugir do fogo, mas não resistiu e morreu.
Os acidentados receberam os primeiros socorros ainda no posto de saúde de Icapuí e depois foram encaminhadas ao Hospital Municipal de Aracati, a 55 km de Icapuí. Os enfermeiros disseram que o paciente mais grave é o sargento Ernesto Perreta, que teve 50% de seu corpo com queimaduras de primeiro, segundo e terceiro graus.
A Aeronáutica isolou o local do acidente para que os peritos possam trabalhar na remoção e identificação dos corpos.
Quanto as armas que foram saqueadas por moradores, um dos militares, que pediu para não ser identificado, contou que a Polícia Federal deverá ser acionada para investigar o caso e recuperar o armamento.
O comando da Aeronáutica informou que iniciou as investigações para identificar as causas da tragédia. A Polícia Civil relatou que o helicóptero pegou fogo após a queda. Os corpos de três tripulantes ficaram carbonizados.
(Fonte O Mossoroense)

0 comentários! Clique aqui e comente!:

Enviar um comentário