Solenidades marcam os 99 anos do DNOCS




O Departamento Nacional de Obras Contras as Secas (DNOCS) comemorou hoje (dia 21) 99 anos e deu início a grade de programação do centenário do departamento, que ocorrerá em 2009.


De acordo com o diretor geral, Elias Fernandes, o DNOCS irá se qualificar para ser um dos gestores do Projeto São Francisco para o Nordeste Setentrional, que vai beneficiar quatro estados nordestinos: Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.


As festividades foram abertas com o hasteamento das bandeiras do Brasil, Ceará, Dnocs e dos Estados que compõem a área de atuação daquele Departamento no semi-árido. Em seguida, no auditório, atos alusivos à data, com exibição de um vídeo especial sobre as ações da Autarquia nesses 99 anos de lutas constantes pela região nordestina. Logo em seguida, os servidores ativos e aposentados do departamento foram homenageados com a placa pelos serviços prestados ao órgão, com plena dedicação.


Na ocasião foram lançados os livros técnicos “Patologia dos Solos nas Barragens de Terra” e “A Salinização de Solos Aluviais em Perímetros Irrigados no Estado do Ceará”, de autorias do engº civil Luiz Hermani de Carvalho e do engº agrº Evandro Bezerra, respectivamente. Saão eles: a servidora Raimunda Aíla de Sabóia, o procurador Edson de Souza Aguiar, o farmacêutico Felizardo de Pinho Pessoa Filho, a servidora Maria Sulamita Macambira, a servidora Maria Verçosa Granja e Silva e o servidor João Pereira dos Santos.


A solenidade contou com a participação de diversas autoridades do Estado, entre elas o presidente da Assembléia Legislativa, Domingos Filho, o Senador Inácio Arruda, os Deputados Estaduais, Zezinho Albuquerque e Lula Moraes, os Deputados Federais, Chico Lopes e José Guimarães e representando o ministro da Integração Nacional, Ramon Flávio Gomes. Participaram ainda os coordenadores estaduais Eduardo Segundo (CE), José Eduardo Wanderley (RN), Solon Alves Diniz (PB), Fernando Mendes Alcântara (PE), Osanah Rodrigues Setúval (BA) e Jurandir Carcoso representando o coordenador de Minas Gerais.


Segundo o senador Inácio Arruda, presente no evento, o departamento apresenta uma grande importância não somente para o Nordeste, mas para o Brasil de modo geral. “O DNOCS é um órgão que não pode parar, pois tem muito ainda a fazer pelo semi-árido”, destacou.


Atuação do DNOCS. Suas ações atuais compreendem a captação, desenvolvimento e gerenciamento de recursos hídricos, através da construção de barragens, perfuração e instalação de poços, implantação de projetos de irrigação , centros de pesquisas e estações de piscicultura, sistema de abastecimento de água, entre outras ações pontuais.


O DNOCS foi criado em 21 de outubro de 1909 sob o nome de Inspetoria de Obras Contra as Secas (IOCS). Em 1919 passou a denominar-se Inspetoria Federal de Obras Contras as Secas (IFOCS), recebendo o nome atual em 1945. Sua área de atuação abrange todos os estados do Nordeste e o norte de Minas Gerais.






0 comentários! Clique aqui e comente!:

Enviar um comentário