CRUZEIRO DO SUL IV – SIMULAÇÃO DE CONFLITO AÉREO ENTRE DOIS PAÍSES.


No período de 1º a 14 de novembro, o aeroporto Dix-sept Rosado, em Mossoró, se transformará em base de apoio para a operação “Cruzeiro do Sul IV”, realizada pela Força Aérea Brasileira (FAB). A atividade simula um conflito entre dois países, azul e vermelho, que serão representados por Natal e Fortaleza (CE), respectivamente.

O objetivo da experiência do conflito aéreo é doutrinar os militares para operar na mais moderna estrutura de comando e controle unificado do poder aéreo no mesmo modelo utilizado pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) em conflitos internacionais.




A operação “Cruzeiro do Sul IV” terá a participação de mais de aeronaves nacionais e 40 internacionais. Na operação estarão envolvidos certa de 1.800 militares brasileiros e 600 estrangeiros, apoiados por um sistema que envolve comunicação, alimentação e um Hospital de Campanha Tático (HCAMP), que poderá realizar atendimento médico e cirúrgico de caráter emergencial.


A simulação de combate também terá a participação das Forcas Aéreas da França, Argentina, Chile, Uruguai e Venezuela. Ale, disso, as atividades também contarão com a participação de observadores das Forças Aéreas da Colômbia, Espanha, Peru, Estados Unidos e Paraguai.

0 comentários! Clique aqui e comente!:

Enviar um comentário