Sedentarismo e estresse são os grandes vilões do coração

Hoje, 28 de setembro, é o Dia Mundial do Coração. A data serve para alertar as pessoas, jovens, adultos e idosos sobre os fatores de risco que estão relacionados às doenças cardíacas. Apesar de mais comuns a partir dos 45 anos, as doenças cardiovasculares são resultado da combinação de fatores de risco, como tabagismo, colesterol alto, diabetes e pressão alta.

Nos últimos anos o índice de doenças cardíacas em pessoas jovens aumentou devido ao excesso de peso e de comida, aliados à falta de exercícios físicos. Hoje, as crianças passam a maior parte do tempo paradas diante da televisão e do computador, só ingerindo alimentos calóricos, numa vida sedentária.

Sedentarismo, excesso de peso, além de também colesterol alto e estresse são alguns dos piores inimigos do coração. Eles se encaixam dentro dos fatores chamados modificáveis, ou seja, que ainda dá tempo de mudar esses hábitos e começar a se preocupar com a saúde.

Além desses, outros fatores contribuem para o desenvolvimento de enfermidades do coração, como por exemplos hereditariedade, idade e sexo (os homens têm maiores chances de ter um ataque cardíaco e os seus ataques ocorrem numa faixa etária menor). Esses são os fatores imutáveis.

0 comentários! Clique aqui e comente!:

Enviar um comentário