Natal é capital brasileira com maior índice de exposição de não-fumantes à fumaça de cigarro

Um estudo do Instituto Nacional de Câncer (Inca) sobre a mortalidade atribuída ao tabagismo passivo, na população urbana do Brasil, afirma que, por dia, ao menos sete pessoas morrem por doenças provocadas pela exposição passiva à fumaça do tabaco em todo o país.

Natal é a capital brasileira com maior percentual de não-fumantes expostos à "poluição tabagística ambiental dentro do domicílio" (24,7%), apesar de ter o terceiro menor percentual de fumantes regulares de cigarros (14,7%), entre as 16 cidades analisadas.

A cada ano morrem, no país, 2.655 pessoas que sofrem das principais doenças relacionadas ao tabagismo passivo, dentre as quais o câncer de pulmão, doenças isquêmicas do coração (infarto) e acidentes vasculares cerebrais. A maioria dessas mortes ocorre entre mulheres (60,3%).

As conclusões são baseadas no estudo "Mortalidade Atribuível ao Tabagismo Passivo na População Urbana do Brasil", realizado por pesquisadores do Inca e do Instituto de Estudos de Saúde Coletiva da UFRJ em 2003, nas capitais do país.

O estudo completo se encontra na página do Inca na Internet: www.inca.gov.br.

Fonte: Jornal O Mossoroense

0 comentários! Clique aqui e comente!:

Enviar um comentário