DEFINIDO LOCAL DO JEGUEFOLIA 2009

Quando iniciamos o planejamento do JEGUEFOLIA 2009 as dúvidas surgiram na mesma proporção do sucesso do evento, isso porque temos consciência de que somos responsáveis pelo surgimento, crescimento e consolidação do evento, e que cabe somente à nós a responsabilidade de tomar as decicisões sobre os passos e o futuro do mesmo. Ao mesmo tempo sempre tivemos a convicção de que não fazemos a festa para nós e sim para os milhares de foliões que fazem parte da sua história, e assim cada folião tem fundamental importância em cada decisão tomada. É como se algo que é nosso não fosse nosso, o evento é da nossa responsabilidade, mas pertence a cada um que faz parte e contribui com seu sucesso...

Como já foi dito, foram 7 anos de muitas dificuldades, mas o pior é que os problemas só aumentam, tanto nas questões burocraticas para legalizar a festa, mas principalmente na contratação das bandas. Isso acontece porque o axé e as micaretas tomaram de conta do Brasil, estouraram no sudeste com várias micaretas em grandes cidades e com poder aquisitivo muito alto, a agendas das grandes bandas tem poucos shows no Nordeste e trazê-los para cá tem se tornado uma tarefa até impossível. Esse receio e o sentimento de obrigação de fazer e manter uma festa com brilho e sucesso estimulou o surgimento de idéias, e uma tem sido muito polêmica, fazer o evento em Pau dos Ferros. Como esperávamos muitos apoiaram e incentivaram, e outros riticaram e colocaram em dúvida a viabilidade da proposta. Antes quero reafirmar que não temos nenhum receio que ao fazer em PDF com o mesmo trabalho que fizemos em MV, um trabalho que fez surgir uma festa com dimensões inimagináveis exatamente pelas dicifculdades da sua cidade sede, não teria outro resultado a não ser o sucesso. Muitas pessoas simplificram dizendo que o Jegue não teria sucesso lá porque outros eventos de PDF não chegaram ao sucesso do Jegue e colocavam a culpa extamante na cidade. Isso é um erro! Apesar de MV dar uma característica especial ao evento, não se pode afirmar que ao fazer um evento com a mesma organizaçao, trabalho, credibilidade, respeito ao folião em uma cidade com muito mais estrutura de recebe-lá, uma cidade festiva, pólo em tudo na região, seria insucesso. Repito, pelo trabalho que podemos e sabemos fazer não temos dúvidas do sucesso do JEGUEFOLIA em PDF, e assim atingiriamos nosso objetivo, fazer uma festa cada vez melhor para a maioria dos nossos foliões. Sabemos que perderíamos muitos foliões, mas ganharíamos o dobro que não podem nem pensar em ir a essa festa pela falta de como ir e ficar.

Manter o evento em MV sempre foi nosso objetivo, mudar é uma decisão muito dificil, que apesar de ser da nossa inteira responsabilidade, precisava ser também tomada pelos foliões. Como disse muitos apoiaram a festa, mas as manifestações contrárias eram mais fortes, incisivas, mostravam um lado que sabíamos que existia, mas não tínhamos noção da dimensão. O JEGUEFOLIA vai muito além de uma micareta, é um sentimento, uma energia, uma vibração, um momento incomparável e único de unir em um pequeno lugar grandes pessoas, cheias de alegria, amizade e paz. Os foliões demonstraram um verdadeiro AMOR pelo evento, e muitos fizeram questão de nos mostrar isso, de reconhecer o trabalho, de entender que a idéia não tinha outra motivação a não ser fazer o melhor por eles, mas que queriam que o evento permancesse onde estava, mesmo que não tívesse as mesmas atrações projetadas para um evento em uma cidade maior. Vimos que iríamos ganhar muitos foliões que passariam a ter como ir e onde ficar, mas iamos perder muitos foliões que por diversos motivos não poderiam mais participar da festa. Apesar de apostar que no final teríamos um aumento de participantes, a grande diferença é que não perderíamos simplesmente foliões, mas amantes, verdadeiros APAIXONADOS pelo JEGUEFOLIA, e que esse sentimento precisava ser, como sempre, colocado em primeiro plano. Depois de muito anailisar, ouvir, pensar, pesar, a emoção falou mais alto do que a razão, o sentimento falou mais alto do que o planejamento, talvez até a "irresponsabilidade" tenha falado mais alto do que a responsabiliade, e nossa decisão foi tomada, JEGUEFOLIA 2009 EM MARCELINO VIEIRA/RN!!!!

Isso não diminui em nada nossas dificuldades em realizá-lo, mas passamos a ter a certeza que podemos contar com cada um desses amantes do JEGUE, que podemos contar com a compreenssão, que talvez não seja nem ncesssários, já que ficou claro que muito mais forte do que grandes atrações é o sentimento puro e verdeiro pela sua história, PELA SUA MAGIA. Estamos trabalhando para fazer o melhor possível, mas à partir de hoje é preciso que fique claro e que todos saibam que o melhor possível para o JEGUEFOLIA EM MARCELINO VIEIRA tem grandes limitações, que temos que superar juntos e unidos. Sabemos que as expectativas são muitas, mas nós e vocês fizemos uma escolha, fazer o evento em MV significa teoricamente, pelas opções que temos HOJE, uma programação mais limitada, talvez abaixo do que a maioria espera pelo histórico e ascensão do evento. Garanto que o JEGUEFOLIA 2009 será realizado com o mesmo empenho e dedicação, com o mesmo respetio e carinho com os foliões, mas que contamos sua parceira, com seu apoio incondicional. Em breve , em 15 dias, será divulgado as atrações e os outros detalhes da próxima edição.

JEGUEFOLIA, UMA PAIXÃO!!! DIAS 9, 10 E 11 DE JANEIRO DE 2009 EM MARCELINO VIEIRA!

Um forte abraço,
MCA

1 comentário:

  1. QUERIA APENAS DIZER UM OBRIGADO, POR EU SER UM AMANTE DO JEGUE FOLIA, IRIA FICAR MUITO TRISTE SE O JEGUE, O NOSSO JEGUE FOLIA PARTISSE E NOS DEICHASSE, POIS O JEGUE FOI,É E SEMPRE SERÁ UMA PAIXÃO INCONFUDÍVEL POR TODOS NÓS DESSA CIDADE. ESTAMOS ANCIOZOS PARA PODER COMPARTILHAR COM TODOS ESSA GRANDE ALEGRIA E VAMOS A FESTA. ANTONIO LISBOA (PARDAL)

    ResponderEliminar