Cultura Adormecida

É muito triste passar pelo centro da cidade de Pau dos Ferros e ver o estado de abandono em que se encontra o antigo Centro Cultural Joaquim Correia, futura (?) Casa da Cultura; enquanto isso cidades bem menores que a nossa, estão com suas casas de cultura funcionando a todo vapor. O prédio do qual falo é a edificação mais antiga do município, foi construído no inicio do século passado e começou a funcionar em 1911 como grupo escolar Joaquim Correia. Em 1997 a escola foi extinta, passando a funcionar o centro cultural Joaquim Correia – graças ao esforço desmedido da Srª Maria Feliciano do Rego. Em meados do ano passado o centro cultural foi desativado para reformas e estruturação, e assim se tornar casa da cultura. As obras estão paradas há vários meses e o mato já domina o local. É um desprezo injustificável, pois por ali já foram educadas várias gerações, sem contar o valor arquitetônico. O que aconteceu com as verbas destinadas à obra? Por que ninguém mais fala nisso? É uma pena...
Os povos inteligentes não medem esforços para preservar a memória coletiva, mas aqui a coisa parece contrária: Endeusamos as facilidades da modernidade e deixamos nossas histórias se perder.
Gostaria de sugerir a entidades como a universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), 15ª DIRED, Secretária de Educação e Câmara de Vereadores para unirem esforços no sentido de reativação das obras. Estariam prestando um serviço louvável à sociedade pauferrense e conseqüentemente teríamos mais talentos revelados, menos jovens nos bares jogando saúde e conversa fora e a memória nativa preservada. Todos agradecem.


0 comentários! Clique aqui e comente!:

Enviar um comentário