Pau dos Ferros realiza mutirão para combater a dengue




Jovens conseguiram retirar grande quantidade de objetos que seriam responsável pelos focos do mosquito

Município conta com excelentes equipamentos e equipe preparada para combate o Aedes Aegypt


Com o objetivo de combater os focos do mosquito Aedes Aegypt, responsável pela transmissão da temida “Dengue”. A Prefeitura Municipal de Pau dos Ferros através das Secretarias de Saúde, Assistência Social e os jovens do grupo de adolescentes Desbravadores da Igreja Adventista do Sétimo Dia, Associação Beneficente Francisco Dantas de Lira e equipe do Pró-Selo Unicef, percorrendo diversas ruas dos bairros 9 de Janeiro e São Judas Tadeu das 7:30 ás 11:30, desenvolvendo ações de conscientização junto a população.

Apesar de o município já ter realizado em outras oportunidades ações e campanhas de combate a Dengue, o mutirão realizado no dia 25 foi bastante proveitoso e satisfatório para os coordenadores do evento. Segundo Neuma Maria articuladora do Selo Unicef em Pau dos Ferros durante todo o dia aconteceu mobilizações e divulgação dos malefícios da dengue e como combatê-la.

Para conscientizar a população dos perigos da doença, a Prefeitura Municipal de Pau dos Ferros também tem promovido através das ações do Programa Prefeitura nos Bairros varias orientações, pois em cada edição do programa os Agentes de Saúde mapeiam todo o bairro contemplado com o projeto e realizam uma verdadeira varredura.

Segundo Neuma Maria, o objetivo do mutirão foi de detectar os focos dos mosquitos é chamar a atenção das pessoas para o perigo provocado pela dengue, mostrar como deve ser evitada e também combater que o mosquito se prolifere na cidade. A articuladora do Selo Unicef pauferesnse reforça que a participação de todos é fundamental para o combate ao mosquito.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, o grande problema para combater o mosquito Aedes aegypti é que sua reprodução ocorre em qualquer recipiente utilizado para armazenar água, tanto em áreas sombrias como ensolaradas. Por exemplo: caixas d'água, barris, tambores, vidros, potes, pratos e vasos de plantas ou flores, tanques, cisternas, garrafas, latas, pneus, panelas, calhas de telhados, bandejas, bacias, drenos de escoamento, canaletas, blocos de cimento, urnas de cemitério, folhas de plantas, tocos e bambus, buracos de árvores e muitos outros onde a água da chuva é coletada ou armazenada.

Na eventualidade de uma epidemia de dengue numa comunidade ou município, há a necessidade de serem executadas medidas de controle como o uso de inseticidas aplicados através de carro-fumacê ou nebulização, para diminuir o número de mosquitos adultos transmissores e interromper a disseminação da epidemia. Nessa oportunidade, a comunidade deve cooperar com o processo de nebulização, mantendo as portas e janelas das casas abertas, de modo a permitir a entrada do inseticida.

Apesar da doença não esta atingir altos patamares em Pau dos Ferros, a Prefeitura Municipal tem realizado um intenso trabalho através dos Agentes Comunitários de Saúde e Endemias com a finalidade de combate os focos do mosquito, inclusive foi adquirido recentemente equipamentos para o município, onde os Agentes dede Saúde realizam o trabalho de combate ao mosquito com a utilização de inseticidas sem a necessidade do carro-fumacê.

0 comentários! Clique aqui e comente!:

Enviar um comentário