Mães especiais superam desafios

Uma coisa todos hão de concordar: toda mãe é especial. Mas o caso da estudante Renata Kelly pode ser considerado bem mais especial. Há seis anos quando ficou grávida de seu filho Caio, teve complicações durante a gravidez que resultou na perda de sua visão.

Segundo ela, desde a infância sofre de diabetes. Quando engravidou, fez o pré-natal com três médicos especialistas, devido ao seu problema de taxas de glicose. No sétimo mês de gravidez, Renata Kelly começou a sentir problemas na visão. Os médicos que cuidavam dela a orientaram a procurar um especialista em Natal.

Ao chegar à capital do RN, o médico oftalmologista que a atendeu informou que o problema da visão era conseqüência de um sangramento da retina, e ela deveria ser operada imediatamente. Enquanto os enfermeiros tentavam estancar o sangramento do olho, o ginecologista pediu para que fizesse uma ultra-sonografia para saber como estava a criança, antes que fosse feita a cirurgia do olho.

Na ultra-sonografia, ela descobriu que tinha um problema que precisava retirar o bebê urgentemente, caso contrário o feto corria risco de perder a vida. Neste momento, Renata teve praticamente que escolher entre o filho ou a saúde dos seus olhos, ele não hesitou em escolher o filho.

"Na hora, eu tive que escolher entre a cirurgia do olho ou a cesariana para que meu filho nascesse, pois os médicos não poderiam fazer duas cirurgias simultaneamente. Eu não tive dúvidas, claro que escolhi pela vida do meu filho, mesmo correndo todos os riscos. Ele desde aquele momento é a coisa mais importante da minha vida, se eu o perdesse, poderia até permanecer com a minha visão, mas perderia a vontade de viver", conta.

Renata Kelly informa que um dia após o nascimento de Caio, devido à falta de visão, ela acabou derrubando a criança, entretanto a queda não acarretou problemas maiores. "Este foi o pior momento da minha vida, foi a pior sensação que senti. Não porque estava sem enxergar, mas porque naquele momento eu percebi que teria que superar as dificuldades para criar bem o meu filho", diz.

Segundo ela, aos poucos foi se adaptando ao novo estilo de vida e aprendeu a encarar a vida de outra maneira. Agora ela está fazendo cursinho para prestar vestibular para Serviço Social. "Apesar de ter perdido a visão, nunca me lamentei, pois meu filho foi a melhor coisa que aconteceu na minha vida", diz.

Renata Kelly afirma que cuida do filho igual a qualquer mãe que não tem nenhum problema. "Eu conto com a ajuda de minha mãe para fazer alguma coisa para ele, mas mesmo assim cuido dele normalmente, faço a comida, dou banho, lavo as roupas dele, ajudo nas tarefas da escola", afirma.

Ela ressalta que sente bastante dificuldade, mas é muito prazeroso cuidar de seu filho. "Meu filho é a criança mais linda deste mundo, mesmo eu nunca tendo visto com os olhos, eu o vejo com o coração e conheço cada traço do seu rosto. Para mim é uma gratificação muito grande. E quando o escuto ele dizendo que me ama, tenho a certeza de que não poderia ter feito escolha melhor", salienta.

(Fonte: Jornal O Mossoroense)


0 comentários! Clique aqui e comente!:

Enviar um comentário