Combate à dengue em 14 municípios é intensificado

Diante da confirmação dos novos números recebidos do interior do Estado a respeito da ocorrência da dengue, o apoio da população e dos gestores municipais torna-se cada vez mais imprescindível. Dos 167 municípios potiguares, 14 já apresentam epidemia de dengue, ou seja, a presença da doença já contabiliza mais de 1.000 casos para cada 100 mil habitantes. Vale lembrar também que 138 municípios já notificaram casos de dengue, o que corresponde a 82,63% do Rio Grande do Norte.
Os municípios que apresentam situação mais preocupante, além da capital, são: Taipu, João Dias, Acari, Cerro-Corá, Serrinha dos Pintos, Jandaíra, Guamaré, Coronel João Pessoa, São Miguel, Galinhos, Riacho da Cruz, São Vicente, Santa Cruz e Olho D'Água dos Borges. Os casos mais graves são de Galinhos e Riacho da Cruz, onde segundo dados da Sesap existe uma maior exposição da população ao vírus da dengue.
Como evitar a dengue - A dengue é uma doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Os principais sintomas são febre aguda, que pode durar entre 5 a 7 dias, dor de cabeça intensa, dores nas articulações e manchas pelo corpo. As principais medidas para evitar a proliferação do mosquito são evitar água parada; sempre que possível, esvaziar e escovar as paredes internas de recipientes que acumulam água; manter totalmente fechadas cisternas, caixas d'água e reservatórios provisórios; guardar latas e garrafas emborcadas para não reter água; limpar periodicamente calhas de telhados; jogar quinzenalmente desinfetante nos ralos externos das edificações e nos internos pouco utilizados; drenar terrenos onde ocorra formação de poças; e não despejar lixo em valas, valetas, margens de córregos e riachos, mantendo-os desobstruídos.
Fonte: Gazeta do Oeste

0 comentários! Clique aqui e comente!:

Enviar um comentário