Secretaria da Saúde lança campanha de combate à dengue no Rio Grande do Norte


O Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, é o inimigo nº 1 da população e está sendo procurado. O governo do Estado lançou ontem a nova campanha de combate à doença com o objetivo de alertar à população sobre as medidas que devem ser tomadas com a participação de todos.

Esta será a primeira de uma série de ações que estão programadas para este ano pela Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) e que serão realizadas em conjunto com os demais setores do governo. Com isso, se espera reduzir e controlar a incidência da dengue clássica e da Febre Hemorrágica de Dengue (FHD) no Rio Grande do Norte.

Doença conta com evolução superior a 100%

Os números da dengue no Rio Grande do Norte são preocupantes. Somente em Natal, de janeiro até esta semana, foram notificados 701 casos de dengue clássica, 54 de FHD dos quais 16 foram confirmados.

Os números representam um aumento de mais de 100% em relação ao ano passado. O crescimento é atribuído ao fato de que, no Estado, já circulam dois sorotipos do vírus causador da dengue o que torna a população mais suscetível a contrair novamente a doença. O problema se alia a situações que contribuem para a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

Por isso, a campanha publicitária enfatiza a necessidade da população ficar alerta e tomar atitudes conhecidas para evitar acúmulos de água que possam virar focos do mosquito: virar garrafas de cabeça para baixo, guardar pneus, colocar areia em vasos de plantas, entre outros.

Os VTs da campanha começaram a ser veiculados nas principais emissoras desde hoje. A partir de amanhã, o material gráfico como folders, cartazes e outdoors serão distribuídos e colocados em locais estratégicos das cidades.

Para denunciar focos do mosquito a população também pode entrar em contato pelo telefone 0800 281 4031.

0 comentários! Clique aqui e comente!:

Enviar um comentário