Especialistas alertam para os males que o uso de cotonete para limpar o ouvido pode causar

Apesar de ser um objeto tão utilizado no cotidiano das pessoas, os otorrinolaringologistas condenam o uso do cotonete para limpar ouvido, alegando que esta prática pode ser prejudicial à saúde.

De acordo com os especialistas, o uso do cotonete na limpeza do ouvido pode irritar e até causar um processo inflamatório que atinge a pele que reveste o canal externo. Em alguns casos, podem perfurar a membrana timpânica, causando sangramento e lesões mais graves na região, até surdez parcial.

Além disso, o uso do cotonete para retirada de cerúmen (a conhecida cera do ouvido) não é recomendado, pois este pode empurrar a cera da parte anterior para o fundo do conduto auditivo formando no local um cerúmen compacto, formando um tampão de cera, que pode provocar uma sensação de eco ou até a perda temporária da audição. E esse '"tampão" só pode ser removido por um médico especialista.

Outro argumento utilizado, é que diferentemente do que muitos pensam, o cerume que fica no ouvido não se caracteriza como sujeira, na realidade este funciona como proteção contra os agentes externos.

Entretanto para as pessoas que prezam uma higiene completa e não conseguem ficar com o ouvido "sujo", o ideal é limpar o ouvido após o banho com a ponta da toalha limpa e somente até onde o dedo alcançar.
Fonte: Jornal O Mossoroense

2 comentários:

  1. Caralho, isso destruiu completamente a minha vida! Quase todas as vezes que eu tomo banho, uso o o cotonete chega reviro os "zói". É tão bom.

    ResponderEliminar
  2. Rafael, se eu fosse você nunca mais usaria o cotonete, digo, porque estou passando por um processo inflamatório horrivelmente doloroso, além, de estar parcialmente surda.

    ResponderEliminar