Profissão dos pais influência Na escolha da carreira profissional dos filhos

"Tal pai, tal filho". Este é um ditado popular que, observado cuidadosamente, faz sentido na vida prática das pessoas. Principalmente no que diz respeito à escolha da profissão. De acordo com vários estudos sobre orientação vocacional, na maioria dos casos, ao escolher uma carreira, os jovens sofrem influências de profissionais com quem estabelecem relações, como o pai, e é normal seguir a mesma carreira.
De acordo com especialistas, é comum os filhos se inspirarem nos pais para escolher a carreira, devido ao fato de terem um mestre à disposição 24 horas por dia, onde estes podem tirar dúvidas, compartilhar experiências e valores como respeito, amor e generosidade.

Além disso, muitos jovens se espelham no respeito e na admiração que nutrem por seus pais, tanto pela pessoa quanto pelo profissional. Inclusive, optar por uma profissão com a qual já se mantém certa familiaridade e de ter exemplos de sucesso na família, proporciona ao jovem a idéia de se adquirir mais facilmente uma estabilidade financeira, além de dar maior segurança quanto ao mercado de trabalho.

Entretanto seguir a profissão dos pais deve ser uma escolha espontânea do jovem. Não adianta os pais imporem uma profissão ao filho, se ele não tiver o real interesse em seguir a carreira dos pais. O que geralmente acontece nestes casos é a frustração futura destes profissionais.

Na escolha de profissão o que deve ser levado em conta é a vocação para o trabalho e o amor que a pessoa tem por determinada área, uma vez que quando alguém se dedica a uma profissão tem grandes chances de se bem sucedido.
Fonte: Jornal O Mossoroense

1 comentário:

  1. Concordo com vc na relação entre pais e filhos. Fiz um post falando disso e no dilema dos jovens em escolher seus caminhos. Parabéns por abordar o tema. http://tinyurl.com/3qfw5x

    ResponderEliminar