O verão se aproxima e os cuidados com o sol devem ser redobrados

Pau dos Ferros é uma cidade com uma característica bastante peculiar, independente da estação do ano, o sol sempre dá um jeitinho de aparecer aos moradores da cidade. Com isso, os cuidados durante a exposição merecem uma atenção toda especial.

No entanto, apesar de conviverem diariamente expostos ao sol, os moradores pau-ferrenses ainda assim dão pouca atenção à questão de se proteger contra os raios ultravioletas. Não é muito difícil encontrar nas ruas de Pau dos Ferros pessoas sem nenhum tipo de proteção contra os malefícios causados pela exposição solar por tempo prolongado.

A exposição solar sem proteção pode acarretar diversas complicações para a saúde. Entre eles, o mais imediato são as queimaduras na pele. Se uma pessoa passa o dia no sol sem proteção, imediatamente sentirá os efeitos das queimaduras
.
Além disso, a falta de cuidados com a proteção solar pode desenvolver doenças mais graves com o passar de tempo, como manchas na pele, rugas precoces, ceratoses solares (manchas mais agravantes) e até o câncer de pele.
Essas complicações não surgem de imediato, mas a exposição solar sem proteção conseqüentemente irá desencadear esses fatores ao longo da vida
As pessoas que têm pele mais clara, olhos e cabelos claros sofrem mais com os efeitos dos raios ultravioletas, devido ao fato da pele não possuir a melanina (substância que dá pigmento à pele).

No entanto, as pessoas com pele mais escura também podem adquirir estas doenças caso não se protejam quando forem se expor diretamente ao sol.
Com o passar do tempo, os raios ultravioletas irão dar os sinais na pele das pessoas que se expuseram ao sol sem a devida proteção, independente da cor da pele.

O ideal é se proteger sempre que for necessário se expor ao sol. O uso de protetor solar é indispensável para evitar e se prevenir dos malefícios que podem ser causados pelos raios solares.

CUIDADOS AO SE EXPOR AO SOL
Evitar a exposição direta ao sol no período das 10h às 15h

Usar sempre ao sair de casa um filtro solar com fator de proteção solar (FPS) igual ou superior a 15, dependendo do tipo de pele, aplicando-o generosamente pelo menos 30 minutos antes de se expor ao sol.

Reaplicar o filtro solar de duas em duas horas

Durante a exposição ao sol usar chapéus ou bonés

Sempre que sair durante o dia usar óculos escuros

Mesmo em locais cobertos usar o FPS, pois evita que a radiação ultravioleta que se reflete na areia atinja sua pele

Beber água regularmente para evitar a desidratação

0 comentários! Clique aqui e comente!:

Enviar um comentário