Brasileiro é campeão de roubo de carro no Japão

Muita gente que foi para o Japão movida pelo sonho de fazer fortuna mergulhou num pesadelo: existem cada vez mais brasileiros presos naquele país, que tem endurecido as regras para autorizar a entrada de estrangeiros. Os crimes cometidos lá fazem a polícia japonesa supor que exista uma organização criminosa composta por brasileiros.

De 2005 para 2006, segundo dados do Ministério das Relações Exteriores, o número de brasileiros presos no Japão subiu de 355 para 412 --alta de 16%. No mesmo período, o consulado do Japão em São Paulo registrou queda de 22% na concessão de vistos de longa permanência --aqueles usados por decasséguis (pessoas que deixam seu país de origem para trabalhar no Japão). Desde abril de 2006, qualquer estrangeiro precisa mostrar dois antecedentes criminais (um federal e outro estadual) para obter o visto.

Os brasileiros representam a terceira maior comunidade estrangeira no Japão, atrás de chineses e coreanos. São mais de 312 mil residentes.

Entre os estrangeiros acusados de crimes e presos em 2005, os brasileiros estão em segundo lugar, representando 12,5% do total de detenções. Sobre o total de roubos cometidos por estrangeiros, os brasileiros são responsáveis por 34,7%, só atrás dos chineses. Sobre o total de roubos de veículos cometidos por estrangeiros, 59% são de responsabilidade dos brasileiros.

Os dados estão no relatório "Crimes no Japão em 2005", documento no qual a Academia Nacional de Polícia do Japão analisa a ação criminosa de estrangeiros: "os delinqüentes brasileiros começaram com crimes de menor potencial ofensivo, como furtos desimportantes, mas passaram a cometer mais crimes violentos, como roubos. Eles estão no processo de formar uma rede nacional como organização criminal", avalia a entidade japonesa.

Fonte: Folha On Line

0 comentários! Clique aqui e comente!:

Enviar um comentário