Areia movediça em Tabuleiro Grande

Desfeito o mistério sobre o desaparecimento de pelos menos sete ovinos ocorrido nos últimos meses na comunidade de Cachoeira, zona rural de Tabuleiro Grande. De acordo com o agricultor Manoel de Castro, os animais teriam desaparecido numa área de brejo nas proximidades de um açude localizado em sua propriedade. O local que inclusive já teria sido isolada pelo agricultor. Segundo ele, os animais haviam sido 'engolidos' pela areia existente no local. "O desaparecimento dos primeiros animais me fez observar a situação, foi quando percebi que um dos animais estava sendo engolido pela terra. Desde então cerquei a área para evitar mais perdas", acrescenta.

O geólogo Tarcísio Barra confirmou ontem em entrevista a uma emissora de TV que o material colhido na comunidade de Cachoeira é mesmo areia movediça. Segundo ele, ao contrário da imagem criada pelos filmes de cinema, ninguém ou nenhum animal desaparece dentro da areia movediça. "A ocorrência da areia movediça dá-se quando finas e soltas partículas de areia tornam-se tão saturadas com água que acabam se comportando como um líquido. A viscosidade da areia movediça aumenta com movimentos bruscos. "Como o local fica próximo de uma açude, a pressão da água com o solo arenoso gera esse tipo de ambiente. Quem se movimentar pela área deve ter cuidado em movimentar-se devagar e tentar boiar, o que não é muito fácil na areia movediça.

O empresário Geraldo Souza, que conhece bem a região, disse que o local existe há vários anos. "Na minha infância brincando no local, por pouco também não fui tragado pela areia. Meu pai chegou a tempo e com um pedaço de madeira conseguiu me puxar do atoleiro", relembra.

Fonte: Jornal Correio da Tarde

0 comentários! Clique aqui e comente!:

Enviar um comentário