Ufersa anuncia instalação de Campus em Pau dos Ferros e Apodi

Após meses de disputa intensa, acabou no último sábado o suspense para apodienses e pau-ferrenses que disputavam a instalação de um núcleo da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa).

Em reunião realizada na base avançada da Emparn em Apodi, o reitor da instituição, Josivan Barbosa, anunciou que as duas cidades oestanas serão contempladas com o investimento, confirmando uma tendência que ganhou corpo nos últimos dias diante das articulações encaminhadas por lideranças das duas cidades.

Para garantir a acomodação de Apodi e Pau dos Ferros, cidades que partiram na frente na busca pelas unidades da Ufersa, foi necessário adiar a intenção de contemplar o Vale do Jaguaribe com uma unidade da instituição.

Anúncio surpreende líderes de movimentos nas duas cidades

A notícia confirmada em Apodi acabou surpreendendo os presentes. Representantes do Fórum de Entidades, o prefeito José Pinheiro e estudantes da Ufersa que encontravam-se na sede da Emparn comemoraram a notícia dada em primeira mão durante a reunião realizada na cidade oestana.
A confirmação acabou surpreendendo também as lideranças pau-ferrenses que não contavam com informações sobre o andamento do processo de decisão que acabou sendo antecipado pela Ufersa.

Com a presença de apenas uma das cidades oestanas no projeto original de expansão da Ufersa, foram encaminhadas ações destinadas a aglutinar forças, que mobilizaram a sociedade organizada e a classe política de várias regiões do Estado e até mesmo de unidades federativas vizinhas, como foi o caso do Ceará.
A cidade de Pau dos Ferros elaborou um documento técnico com apoio de todos os municípios alto-oestanos e parte dos municípios do médio Oeste, que foi entregue ao ministro da Educação, Fernando Haddad, como parte da investida que contou com o apoio de parte dos deputados estaduais eleitos com votos da região.

A cidade de Apodi apostou no apoio de prefeitos do médio Oeste e do Vale do Jaguaribe nas características naturais da região e na força da sociedade local que deflagrou uma grande mobilização regional.

Na última sexta-feira, o presidente Lula recebeu uma minuta da candidatura apodiense que foi determinante para a garantia dos investimentos.


A vereadora Tércia Batalha, uma das coordenadoras da candidatura pau-ferrense, recebeu a notícia destacando a importância das mobilizações encabeçadas por Apodi e Pau dos Ferros.
Fonte: O Mossoroense

0 comentários! Clique aqui e comente!:

Enviar um comentário