Jovem pau-ferrense representa o Estado na 3ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro

Realizada no Congresso Nacional, a 3ª Sessão Legislativa do Parlamento Jovem reuniu 78 representantes, destes o único potiguar era de Pau dos Ferros

O jovem parlamentar ao lado da senadora do PSOL, Heloísa Helena

Everaldo Alves de Souza (centro) no Plenário da Câmara

Estudante do 3º ano do Ensino médio da Escola Estadual Dr. José Fernandes de Melo, o jovem Everaldo Alves de Souza, morador do Perímetro Irrigado de Pau dos Ferros, foi o único representante do Rio Grande do Norte selecionado a participar da 3ª Edição do Parlamento Jovem Brasileiro, no Congresso nacional, em Brasília-DF.

Para ser escolhido, no ato da inscrição, Everaldo enviou um projeto de lei que tratava de responsabilizar a União no que diz respeito ao Ensino Médio. Após abordado, defendido pelo mesmo e debatido, o projeto recebeu um parecer de inconstitucionalidade, pois compete aos estados a responsabilidade sobre o ensino médio, logo não indicando de onde sairiam os recursos do projeto no orçamento.

"Foi uma experiência que eu jamais vou esquecer na minha vida. Aprendi muito sobre como é a vida de um deputado e sua rotina", disse bastante entusiasmado o estudante Everaldo Souza.

Durante a diplomação de deputado por uma semana, todos os representantes dos estados receberam diploma e bottons oficiais, além de terem todas as despesas custeadas pela Câmara dos Deputados.

"Praticamente fui o único aluno do interior, já que quase todos eram das capitais dos respectivos estados representativos. Saí de lá como uma nova visão sobre o Congresso Nacional, pois o que vemos na TV se resume apenas a mensalão e caixa dois, a realidade não é essa", afirmou Everaldo Souza.

O Parlamento Jovem reuniu 78 estudantes de Ensino Médio de todo o País. A terceira sessão do Parlamento Jovem Brasileiro foi aberta no dia 6 de novembro, na Câmara, com a presença de estudantes de todo o País.

Na abertura da sessão, no auditório Nereu Ramos, o diretor-geral da Câmara, Sérgio Sampaio, destacou que o Parlamento Jovem tem o objetivo de permitir aos cidadãos - especialmente aos jovens - compreender a existência do Parlamento e o seu funcionamento. Até o dia 10, 78 alunos do ensino médio, com idade entre 16 e 22 anos, simularam a discussão e votação de propostas na Casa.

Os estudantes que participam do Parlamento Jovem foram selecionados pelas secretarias estaduais de Educação a partir de sugestões de projeto de lei apresentadas por eles. Os projetos passaram, ainda, pelo crivo da Câmara, para a qual foi encaminhado um número de propostas três vezes maior do que as vagas a que cada Estado tem direito.

O presidente da Câmara, Aldo Rebelo, presidiu sessão solene de instalação da terceira edição do Parlamento Jovem Brasileiro. Ele disse que é fundamental para a construção da experiência democrática brasileira integrar a juventude ao Poder Legislativo e à vida política e institucional do País.

"O Brasil deve à sua juventude o esforço para a construção física, econômica, cultural e política de sua história", disse Aldo Rebelo.

Ele observou que, em todo momento de escolha de caminhos que exigiu sacrifício do povo, foi "na energia, na criatividade e, muitas vezes, na vida da juventude" que o Brasil buscou esforço para superar as dificuldades.

O presidente da Câmara citou como exemplo a atuação da União Nacional dos Estudantes (UNE), que, nos anos 40 liderou a juventude na luta contra o nazismo e pela democracia e, mais tarde, esteve a frente do esforço nacional de resistência durante o regime militar.

Aldo ressaltou que hoje o Brasil vive um período de consolidação da vida democrática, com a eleição de presidente da República para os últimos cinco mandatos. O presidente advertiu que é preciso valorizar esse momento, mas lembrou que não haverá no País uma democracia "profunda e verdadeira se não servir, principalmente, para abrir as portas do futuro para a juventude brasileira, para a educação de boa qualidade, para o trabalho recompensador e para a vida em um País equilibrado e justo".

Ele afirmou ainda que é muito importante para a vida democrática do País conhecer o Legislativo, compreender o seu funcionamento e entender a sua missão constitucional e sua função política. Aldo destacou que é dever da Câmara apoiar-se "nas virtudes civilizatórias do povo brasileiro" para combater mazelas como a desigualdade social.

Fonte: Jornal Resenha Alto Oeste -> www.jornalresenha.com.br

0 comentários! Clique aqui e comente!:

Enviar um comentário