Há três anos morreu Valdetário Carneiro, a maior lenda da história policial do Oeste potiguar

Dez de dezembro de 2003. Essa é a data da morte de José Valdetário Benevides Carneiro, o tão conhecido e temido Valdetário Carneiro, um das pessoas mais procuradas pela polícia do Nordeste brasileiro e considerada por muitos a maior lenda do Oeste potiguar. O fato ocorreu no Sítio Pau de Leite, localizado na zona rural do município de Lucrécia, no interior potiguar.
Valdetário Carneiro foi alvejado por 23 policiais da Divisão de Operações Especiais com 13 tiros. Os assaltos e ações criminais realizadas por ele ganharam repercussão nacional através do programa Linha Direta, da Rede Globo de Televisão. O corpo dele foi velado na Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e sepultado em Mossoró. Um grupo de jovens de Caraúbas, onde ele residia, pretendia até fundar um fã-clube na cidade em homenagem a ele.
Anos depois de sua morte, Valdetário continua a existir nas rodas de conversa dos populares do Estado. Temido por muitos e admirado por alguns, curiosamente, vendedores ambulantes de Mossoró passaram a comercializar ilegalmente o DVD do programa Linha Direta, intitulado "Valdetário Carneiro". A cópia custa em média R$ 10 e não fica exposta nos tabuleiros. As vendas vêm ocorrendo através de boca a boca. Uma pessoa compra e informa a uma terceira que o DVD existe.
Também foi lançado por um dos integrantes da família, Dudé Viana, o livro "A saga Benevides Carneiro", onde são contados desde a primeira prisão dele até o sofrimento da família, com as prisões e mortes dos integrantes. Admitido como um líder, no livro da família, Valdetário tem sua imagem de homem temido ressaltada, tentando expor que a agressividade surgiu da revolta contra a forma de tratamento da polícia contra a família.
No programa Linha Direta são feitas reconstituições das mortes do médico João Pereira e do ex-prefeito de Caraúbas, Aguinaldo Pereira. Os dois são irmãos de Elinaldo Simião. A primeira morte teria ocorrido porque um funcionário de João Pereira, teria delatado assalto praticado pela família Carneiro. Já a morte de Aguinaldo teria ocorrido porque havia desconfiança de delação à Polícia Federal por parte do ex-prefeito Aguinaldo.
Fonte: Jornal O Mossoroense

21 comentários:

  1. Boa tarde!!
    Moro em Itumbiara-go e faço faculdade de direito e queria fazer um trabalho sobre o valdetário carneiro, queria saber se tem em alguma possibilidade de me enviar o vídeo "DVD" para que eu possa concluir meu trabalho.
    agradecendo desde já!!


    eyder kennedy azevedo de araújo

    ResponderEliminar
  2. Oi tudo bom?
    Infelismente eu nao tenho esse dvd e nao tenho como enviar

    ResponderEliminar
  3. oi tudo bem?
    meu nome é Melson, moro em Uberlândia-MG mas sou natural de Currais Novos-RN,pesquiso sobre o banditismo social no Nordeste, sou estremamente fanático pelas estórias do cangaço de Lampião,tenho este como um ídolo, se puder me envia o vídeo de valdetário.
    Se tiver alguma coisa sobre Chico Benvindo que possa me enviar eu agradeço.
    Meu e-mail: melson_vs@yahoo.com.br

    parabéns pelo o q escreveu sobre Valdetário...
    Aguardo resposta.
    Um forte abraço, Melson.

    ResponderEliminar
  4. Igor Medeiros - Mossoró - RN11:00 da tarde

    É muita ignorância. . . Não justifica o fato de você ser do serido, você não ter a mínima idéia do terror e da tristeza que esse assassino e seu bando deixou em muitas famílias pelo Oeste Potiguar e por todo Brasil, foram várias crianças que perderam os pais, varias famílias que sofreram pela perda de parente, muitos deles policiais que estavam apenas fazendo o seu trabalho como o Delegado de Macau, ou até mesmo estava apenas voltando do trabalho como a enfermeira de Caraubas, e você vem dizer que esse bandido que está graças a deus morto, é o seu ídolo?? Não acredito no que li, aconselho antes de conhecer esse assassino, o mínimo que você deveria estudar é a dor que esse assassino deixou até hoje e vai deixar por muito tempo nessas famílias, uma ferida que jamais cicatrizara. Falo com propriedade pois sou próximo de uma das vitimas desse monstro.

    ResponderEliminar
  5. Igor, concordo plenamente contigo, como é que um homem desses pode ser considerado como um ídolo?

    ResponderEliminar
  6. Eu concordo com Igor também, mas penso que ele possa sim ser considerado ídolo por alguém, já que penso que podemos admirar as pessoas que fazem o trabalho bem feito e concerteza Valdetário Carneiro fez tudo bem feito,não fez nada certo, mas foi bem feito! Ele foi preso injustamente, eu sei que os fins não justificam os meios, mas isso depende como cada pessoa age quando é injustiçado e infelizmente essa foi a forma como ele quis reagir após a injustiça que fora feita com ele! Tenho pena das pessoas que também foram injustiçadas por ele, mais quem foi que disse que o mundo é justo? E eu acho a história de Valdetário Carneiro bem interessante, apesar dele não ter feito nada certo, mais ele fez bem feito e admiro quem sabe fazer o que faz!

    ResponderEliminar
  7. Bm esse homem ,Pra quem conhecia era uma pessoa maravilhosa!e se ele fez essas coisas foi por algum motivo,que só a ele cabia.

    ResponderEliminar
  8. Esse Igor ai precisa ficar quatro anos preso injustamente pra ver qual seria a reação dele,talvez nenhuma,pois isso e pra homem corajoso e valente.Os carneiros jamais apoiariam esse procedimento,mais Valdetário so se defendeu das injustiças feitas e quando vc for falar de um carneiro vc presta atenção,pois e uma grande familia no Brasil todo,de homens e mulheres trabalhadores,sinceros,honestos,que fazem de tudo pra evitar uma briga uma confusão,mais quando provocados são valentes mesmo,carneiro nunca quer nada de ninguem e luta pelo que seu sempre com honestidade,a dor e a adimiração por Valdetário continuará sempre,so queremos o respeito do que realmente somos.

    ResponderEliminar
  9. concordo plenamente,quando se vai para o carcere de forma injusta é dificil aceitar,acredito que foi isso que aconteceu com valdetario,tambem estou de acordo quando procurou fazer justica da maneira que fez,talvez nao tinha condicoes de fazer justica por outros meios.

    ResponderEliminar
  10. adoro a tragetoria de valdetario.sou fa dele e se tive-se acontecido comigo o que aconteceu com ele ser preso sem cometer o crime faria o mesmo.dou nota 1000000000001!pra ele .renata assu rn

    ResponderEliminar
  11. um otimo homem

    ResponderEliminar
  12. ola a todos meu nome é Eudislan Nunes, moro no Recife mais sou de Caraúbas, quando criança bricava muito enfrente a oficina de Valdetario, era um homem muito bom de ves enquanto ele fazia carro de madeira e dava as crianças q ali estavam. então ele foi preso injustamente, foge da cadeia volta a trabalhar de mecanico novamente, so q dessa ves em Mossoró, então ele é novamente preso injustamente denovo, ai pessoal ñ tem santo q aguente, estou falando isso pq eu presenciei quase toda a historia de José Valdetario Benevides Carneiro, inclusive conheço quase todos os filhos dele, conheço a familia Benevides Carneiro, ja tive o prazer de estudar com membros da familia Benevides Carneiro.
    então antes de vcs sairem falando besteira de Valdetario vão pesquisar primeiro, vou dar uma otima dica de pesquisa a todos é o livro " A saga Benevides Carneiro". gostaria de saber o q vcs acharam do meu comentario???

    ResponderEliminar
  13. Deveriam fazer um filme da saga de Valdetário Carneeiro;uma pessoa q só roubava bancos,e pessoas ricas!ao contrário de mtos bandidos por ai q roubam os pobres por exemplo esses políticos safados!!!ainda falam q o Brasil é país de ''todos''...rsrsrs,é brincadeira!espero q gostem do meu comentário...um abraço a todos!!!

    ResponderEliminar
  14. e onde achar esse tal dvd sobre o valdetario ???

    ResponderEliminar
  15. Admiro muito como ele foi muito corajoso é aos que falam sobre oque ele fez , eu acho que ninguém aqui ia goster de ficar preso injustamente
    sem ter cometido nenhum crime ,alguns pensem bem antes de falar.
    creio que é uma grande história sobre um grande homem ,lendo o livro vão enter melhor. .....é grande família de qual me orgulho de fazer parte.

    ResponderEliminar
  16. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  17. Ola pessoal me chamo João Paulo moro na cidade de mossoro rn, e meu sonho era conhecer essi omi cacetero, ele era um heroi aqui no nordeste conhecido tambem como Robin hood. Sua historia sempre sera lembrada por todo país. ELE ERA O CARA.

    ResponderEliminar
  18. ESSES FILA DA PUTA QUE FALA MAL DO GRANDE VALDETARIO [E PORQUE NAO SABE O QUE DIZ,O CARA ERA UM SIMBOLO DE CORAGEM,UM EXEMPLO DO HOMEM NORDESTINO,E ALEM DISSO ELE ROUBAVA BANCOS.ROUBAVA DOS VERDADEIROS BANDIDOS QUE SAO OS GOVERNANTES BRASILEIROS,ESSES POLITICOS SAFADOS...EU TIRO MEU CHAPEU PRO VALDETARIO.....

    ResponderEliminar
  19. mim chamo cristiano.. sou um fã de toda a histia de valdetario carneiro... alguem pode por favor mim envia o DVD da historia de valdetario carneiro...
    cristianoronaldo2212011@hotmail.com

    ResponderEliminar
  20. comparo valdedario a um cap do exercito que foi contra o sistema também, por um ideral forte, onde só quem estava se danto bem era os vilas das puta da burguesia -

    ResponderEliminar
  21. Sou Benevides, mas não sou Carneiro, meu irmão que também é Benevides(lógico) era compadre do Doutor Benevides. O que sei é que meu Avô era prima da Avó de Doutor. Respeito a opção de vida que os primos distantes tomaram. Mas mesmo de longe sei da história de Valdetário, e somente que não conhece para chamá-lo de bandido. Se eu morasse no RN, na minha Caraúbas, talvez eu tivesse feito parte da visão de vida dos primos, mas como meu pai fugiu da seca em 74, vim para Bahia e a educação dada aqui foi outra. Mas tudo depende do ponto de vista de cada um..

    ResponderEliminar