Horário de verão existe para economizar com aproveitamento da luz solar

O principal objetivo da implantação do horário de verão no Brasil é o melhor aproveitamento da luz natural ao entardecer, o que proporciona substancial redução na geração de energia elétrica.
A redução média de 4% a 5% no consumo de energia durante o horário de pico, normalmente de outubro a fevereiro, gera outros benefícios ao setor elétrico e à sociedade em geral decorrentes da economia de energia associada. Quando a demanda diminui, as empresas que operam o sistema conseguem prestar um serviço melhor ao consumidor, porque os troncos das linhas de transmissão ficam menos sobrecarregados.
Para os consumidores, a grande vantagem é que os ajustes tarifários serão evitados, porque em geral o óleo diesel ou combustível não precisam ser usados nas termelétricas. Já para as hidrelétricas, a água que é conservada nos reservatórios poderá ser utilizada no futuro, caso haja uma estiagem.
A implantação do horário de verão vai permitir que entre 19 e 20 horas ainda se disponha de claridade no céu e evita que sejam colocadas em operação as usinas que seriam necessárias para gerar a energia elétrica para iluminar no final da tarde as regiões onde o sistema de hora especial é implantado e que abrange os maiores centros consumidores do País.
Alguns comerciantes em Mossoró são favoráveis ao horário de verão e até lamentam que o mesmo não ocorra por aqui. "Se aqui tivesse esse horário de verão a minha loja fecharia mais cedo e eu não precisaria ligar as luzes no final do expediente", comentou o gerente de uma loja de material de construção no Centro.
A população está dividida. Algumas pessoas acham bom o horário de verão porque chegam mais cedo em casa. Outros repudiam porque apesar de chegar mais cedo também acordam mais cedo para trabalhar.
Na dúvida, é bom conferir porque nada vai mudar em termos de programação de televisão, pois os programas e os noticiários serão gravados pelas geradoras locais para serem exibidos no horário em que normalmente são apresentados.

0 comentários! Clique aqui e comente!:

Enviar um comentário