Você sabe a hora de procurar um bom psicólogo? Saiba quando


Muitas pessoas cultivam crenças para não procurar um psicólogo. Ter o preconceito de que psicólogo é coisa para louco, falta de informação, medo de mudar e de fazer o que o profissional falar, ou até mesmo por se achar suficiente e não precisar de ajuda de ninguém, resultam nesse tipo de atitude. Segundo a especialista Karina Melo, toda e qualquer pessoa deveria pelo menos ter uma experiência com psicólogos.

Existem inúmeras razões para se procurar um psicólogo. Para a psicóloga, a melhor hora de consultar um especialista é quando se tem o interesse do auto-conhecimento ou consciência de que tem algum problema, mas sente dificuldade ou não sabe como resolvê-lo. Além desses fatores, às vezes muitas pessoas têm conflito familiar e precisam de um apoio para lidar com a situação, ou quando elas sofrem de insatisfação pessoal. Todos são motivos que podem levar uma pessoa a buscar ajuda de um profissional.

A psicologia estuda, em linhas gerais, o comportamento humano. Por não prescrever medicação, algumas pessoas não dão credibilidade à ciência. "Para aqueles que acreditam que o ser humano é apenas biológico, eles têm essa idéia errônea sobre a psicologia, acham que tudo é bobagem e não passa de uma conversa de amigo. Mas já aqueles que entendem que todo ser é mais do que matéria e constitui um organismo, sabe que nem só de remédios pode se encontrar a cura", afirmou.

Um bom psicólogo, fundamentado numa atitude ética e transparente, leva o paciente a compreender o seu próprio mundo, a entender o que está oculto e a viver melhor consigo mesmo e com outros seres. Porém, é preciso saber reconhecer suas limitações e o momento certo de pedir ajuda.

0 comentários! Clique aqui e comente!:

Enviar um comentário