Vitoria de Vilma (Materia do Jornal O Mossoroense)

Com 74 mil votos de maioria, Wilma consolida quebra das oligarquias Alves e Maia no Estado


Bruno Barreto
brunobarreto@omossoroense.com.br

A governadora Wilma de Faria (PSB) foi reeleita ontem com 824.101 votos, um total de 52,38%. Ela obteve uma maioria de 74.929 sobre o senador e ex-governador Garibaldi Alves Filho (PMDB), que teve 749.172 votos, o que corresponde a 47,62%.

A reeleição de Wilma contou com a participação decisiva de Natal, onde ela conquistou 197.564 votos, o que em termos percentuais significou 52,44%. Na capital, Garibaldi Filho alcançou 179.163 votos, um total de 47,56%.

Em Mossoró, onde o senador esperava alcançar uma maioria que lhe garantiria a reeleição, o resultado acabou sendo decepcionante porque a maioria dele sobre Wilma acabou sendo praticamente a mesma do primeiro turno. Na capital do Oeste, o peemedebista alcançou 59,04% contra 40,96%, o que corresponde a pouco mais de 20 mil votos, a mesma diferença do primeiro turno.

Fim de uma era

A vitória da pessebista coloca um ponto final no ciclo de revezamentos entre as famílias Alves e Maia que durou mais de 20 anos na política do Rio Grande do Norte.

Pela primeira vez em duas décadas, um político vence uma eleição sem o apoio dos líderes de um desses grupos.

O que dá um significado ainda maior para a conquista da governadora reeleita é que os dois líderes desses partidos se uniram depois de 20 anos de disputa política com o objetivo vencê-la. Ao longo do período pré-eleitoral chegou a se especular que a governadora seria candidata ao Senado, mas decidiu tentar a reeleição.

"Só o povo é imbatível", diz Wilma de Faria

Com o resultado das urnas, a governadora Wilma de Faria deu uma entrevista coletiva onde declarou que essa foi uma das eleições mais difíceis que ela já enfrentou. "Foi uma eleição das mais dificeis que disputei porque o nosso adversário começou com 23 pontos percentuais na nossa frente e nós tivemos que reverter e na verdade revertemos 28 pontos percentuais. O nosso adversário que se dizia imbatível deixou de ser. Imbatível só o povo que derrotou um ciclo que se revezava no poder do nosso Estado", comentou.

Sobre os próximos quatro anos a governadora reeleita enfatizou as propostas de campanha: "Serão mais quatro anos de obras estruturantes como a que vai tornar o Rio Grande do Norte auto-suficiente em energia. Vamos concluir a obra da ponte que vai ser um grande empeendimento para gerar emprego e renda".

Ela declarou que o seu principal objetivo é continuar investindo em avanços nos indicadores sociais do Estado. "Eu queria agradecer ao povo do Rio Grande do Norte a vitória que nos concedeu. Na verdade, é o povo do Rio Grande do Norte quem ganhou com a nossa reeleição porque temos o compromisso de avançar nos indicadores econômicos e sociais", disse.

Ao ser indagada sobre possíveis dificuldades pelo fato de os três senadores integrarem o bloco de oposição, Wilma minimizou o assunto. "Os senadores precisam se conscientizar de que eles são os representantes dos Estado. Eles têm que trabalhar em defesa do Estado junto com a governadora que se elegeu em nome do povo norte-rio-grandense", acrescentou.

Sobre a união de PFL e PMDB, dois antigos adversários, ela evitou provocações: "Com humildade vencemos um ciclo da elite política de nosso Estado que tinha fortes veículos de comunicação pela nossa forma de governar. É o fim de uma era de pessoas que se achavam poderosas que se uniram para me derrotar".

Senador Garibaldi Filho afirmou que fará oposição ao governo sem rancor

O senador Garibaldi Filho ao avaliar o resultado das urnas fez o tradicional discurso de que fará um trabalho de oposição responsável ao longo dos próximos quatro anos. "Eu juntamente com os líderes dos outros partidos iremos fazer uma oposição à governadora Wilma de Faria de forma responsável, sem nos deixar levar por recentimentos porque esse resultado não nos trouxe nenhum sentimento pequeno", frisou.

Ele disse que o grupo oposicionista sai vitorioso das urnas mesmo sem retormar o governo por causa da eleição da ex-prefeita de Mossoró, Rosalba Ciarlini (PFL) para o Senado. "Nós tivemos uma vitória, não foi a minha, mas da coligação Vontade Popular que foi a vitória de Rosalba para o Senado", lembrou.

Ao final de sua fala, o senador agradeceu aos partidos de sua coligação dando destaque especial ao senador José Agripino e ao deputado federal Ney Lopes (PFL). "Eu quero agradecer ao senador José Agripino em nome de todos os partidos que me apoiaram. Não poderia esquecer de Ney Lopes que deixou de concorrer à reeleição de um sétimo mandato para me acompanhar", disse.

0 comentários! Clique aqui e comente!:

Enviar um comentário