Contraste de desenvolvimento

Quem anda nas ruas de Pau dos Ferros se depara com um contraste interessante. Em praticamente todas as áreas da cidade oestana é possível verificar grandes projetos de construção. Os projetos não se limitam à iniciativa pública. Em praticamente toda a cidade é possível verificar a construção de prédios, em sua maioria destinados ao comércio e habitação coletiva, com condomínios e centrais de apartamentos. Mostra de que o mercado local encontra-se bem aquecido e com perspectiva mantida a longo prazo. Com o reforço do ensino técnico e de graduação, Pau dos Ferros nunca foi tão polo quanto agora. Por outro lado, a quantidade de ruas esburacadas na cidade é uma realidade que impressiona. Cortada por BR e por RNs, o município conta com trechos transformados em verdadeiras tábuas de pirulitos. Ruas como a do Hotel Jatobá, a via de acesso à prefeitura, a via de acesso à Escola Catarina de Siena e outras menos cotadas tornam o fluxo de veículos um desafio. Contraste que mostra a fragilidade do projeto de desenvolvimento pauferrense. Sejá lá quem for o culpado, o preço a longo prazo poderá ser muito alto. Pau dos Ferros merece mais.

Fonte: Coluna Giro Pelo Estado do Jornalista Márcio Costa (Jornal O Mossoroense)

Gustavo Fernandes se reúne com jovens em Pau dos Ferros

O empresário, publicitário e candidato a deputado estadual pelo PMDB, Gustavo Fernandes, se reuniu na noite desta quinta-feira, (dia 29), com cerca 300 jovens da cidade de Pau dos Ferros. Considerando-se candidato da ‘renovação', por concorrer ao pleito pela primeira vez, o publicitário, de 32 anos, conversou sobre seu projeto político, revelou suas propostas de campanha e ouviu solicitações dos jovens.

As principais discussões giraram em torno da falta de oportunidade no mercado de trabalho e falta de apoio do Poder Público.

“E é por esses e por outros motivos que sou candidato a deputado estadual, para ter a oportunidade de lutar pela nossa região. Para lutar com ainda mais força pelos nossos jovens, para que eles se qualifiquem conquistando o seu espaço no mercado de trabalho”. Destacou o jovem candidato

Gustavo Fernandes também defendeu reformas políticas no país e o voto responsável.

No encontro organizado por várias lideranças políticas da cidade de Pau dos Ferros, o candidato foi enfático ao chamar atenção dos eleitores para corrupção e disse que os mesmos são os únicos capazes de prover a mudança, revertendo o processo através de seus votos.

“É preciso ter responsabilidade na hora de votar, porque todos os políticos que estão exercendo mandato, inclusive os corruptos, foram eleitos pelo voto. A responsabilidade de mudar o Brasil é nossa” afirmou.

Ele também saiu em defesa da política, declarando desejar que seu mandato ‘acabe com o estigma de que a política é ruim'.

“Um de meus objetivos na Assembléia Legislativa é mostrar que a política pode trazer boas notícias. Precisamos acabar com este estigma de que a política é ruim” disse, otimista.

O ex-prefeito de Pau dos Ferros, Nilton Figueiredo, avaliou positivamente o encontro. Mais que apenas dar uma oportunidade de o candidato mostrar suas propostas, ele acredita que esses encontros aproximam os jovens do universo político, tornando-os mais responsáveis por suas atitudes em frente às urnas.

“Esta proximidade do candidato com estes novos eleitores é importante para que eles não criem esta mística de que o político é alguém inatingível” analisou Nilton Figueiredo.

Várias lideranças políticas de Pau dos Ferros compareceram ao encontro com os jovens pauferrenses

Gustavo Fernandes fala com os jovens presentes no encontro

Muitos jovens foram prestigiar o candidato Gustavo Fernandes

Mossoroense conquista vice-campeonato mundial de jiu-jítsu em São Paulo


Mesmo enfrentando muitas dificuldades com a falta de apoio, o mossoroense Marco Antônio da Costa Bezerra, 21, é o novo vice-campeão mundial de jiu-jítsu na competição realizada no dia 17 deste mês, em São Paulo. Essa foi a primeira vez que ele participou desse evento organizado pela Confederação Brasileira de Jiu-Jítsu Esportivo.

Assim como aconteceu fora do tatame, enfrentando as dificuldades para treinar e viajar, a caminhada até o título de projeção internacional não foi fácil. Até chegar à final foram quatro lutas com apenas 10 minutos de descanso em cada uma. Marco chegou a este feito, apesar de haver conquistado somente há quatro meses a faixa marrom e lutou na categoria Pluma, até 64kg.

Mas esta não foi a única conquista da temporada. No campeonato brasileiro deste ano, realizado nos dias 9 e 10 de maio, ele ficou em 3º lugar, quando tinha acabado de estrear na faixa marrom. No Pan Americano de Jiu-Jítsu em 2009, em Salvador, quando competia como faixa roxa, foi campeão. Além disso, ele é tricampeão cearense na sua categoria (2008, 2009, 2010).

Marco Antônio treina há cinco anos na academia Combate Real e recebe o apoio da família. O treinador é o próprio primo João Paulo Duda, campeão também em várias competições. Além de treinar, ele é acadêmico de enfermagem. “Meu pai e meus irmãos sempre me acompanham nas competições”, diz.

Campeão procura apoio para competir nos Emirados Árabes

Geralmente as competições que Marco Antônio participa não distribuem premiação em dinheiro e por isso ele precisa do apoio em forma de patrocínios. “Quando comecei a competir as pessoas não patrocinavam. Nos primeiros campeonatos tive que tirar dinheiro do bolso para bancar viagem, quimono, tudo. Depois que comecei a ganhar medalhar em campeonatos consegui alguns patrocínios. Mesmo assim, ainda é difícil porque alguns empresários não têm interesse em incentivar esportes e ainda há um pouco de preconceito em relação ao jiu-jítsu”, argumentou.

Atualmente ele é patrocinado pelas empresas J. Patrício Metais, Faculdade Facene, Gelo Zero Grau, Hotel Dunas e Mossoró Pré-moldados. O atleta espera conquistar ainda mais apoio para participar de competições importantes este ano. Em outubro vindouro será realizado em Brasília o Campeonato Pan-Americano e em novembro a cidade de Natal sediará uma das seletivas da liga Abu Dhabi. A seletiva garante passaporte para os 13 melhores atletas para lutarem profissionalmente nos Emirados Árabes e competirem em abril de 2011 numa das mais importantes competições da categoria o World League Pro Jiu-Jitsu.

Fonte: Jornal O Mossoroense

Atração do Mossoró Mix 2010 lança promoção na Internet

Jota Quest sorteia kit com camiseta e CD da banda













O grupo Jota Quest lança promoção “Tudo me faz lembrar você”. Através do link http://www.jotaquest.com.br/tudomefazlembrarvoce/ você cria seu cartão virtual com a música da banda e envia pra quem você nunca esquece, automaticamente o seu cadastro é efetuado.

Quanto mais mensagens você enviar maiores são as chances de ganhar o Kit Jota Quest, com camiseta e CD da banda. Serão três kits por semana, sorteados toda sexta-feira. Os ganhadores da promoção serão avisados por e-mail.

Jota Quest é uma das atrações do Mossoró Mix 2010. A banda, que está concorrendo ao Prêmio Multishow de melhor grupo, continua entre as mais queridas dos brasileiros que curtem o pop rock nacional. O evento será realizado nos dias 12, 13 e 14 de novembro, nas Estação das Artes Eliseu Ventania, em Mossoró – RN. Na quarta edição do festival, serão mais de 10 horas de som com as bandas: Capital Inicial, Aviões do Forró, Garota Safada, Jammil, Parangolé, Thábata, Inala e Bakulejo.

Outras informações, siga-nos @Mossoro_Mix ou acesse www.mossoromix.com.br ou ligue 3316.5366.

Pau dos Ferros terá curso de férias em Mestrado

O Curso de Mestrado em Letras ministrado no Campus Avançado Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia (Cameam/Uern), em Pau dos Ferros, lança edital com oferta de uma disciplina de férias e receberá matrículas de aluno regular no período de 3 a 6 de agosto, e de inscrição/matrícula para aluno especial ou ouvinte, de 9 a 13 de agosto.

A disciplina ofertada será: "Tópicos em Estudos do Texto e do Discurso: pesquisas sobre o ensino de Língua Portuguesa e de Literatura", sob a responsabilidade dos professores doutores Gilton Sampaio de Souza, Maria Lúcia Pessoa Sampaio e Maria Edileuza da Costa. Em caráter intensivo, essa disciplina ocorrerá nos dias 18, 19 e 20 de agosto próximo, nos turnos matutinos e vespertinos.

Os formulários de requerimento para solicitação de matrícula ou inscrição (aluno regular, especial e ouvinte) encontram-se disponíveis na página do PPGL ou pelo e-mail letras.pferros@mestrado.uern.br.

Os professores responsáveis destacam que "considerando a especificidade dessa disciplina, com foco em Pesquisas em Desenvolvimento, ela se torna também um grande momento para se compreender as pesquisas que o PPGL vem realizando na área, apresentando-se, ainda, como uma possibilidade de maior conhecimento das pesquisas do Mestrado em Letras da Uern, especialmente para os que desejam submeter-se ao Processo Seletivo para ingresso no PPGL em março de 2011".

De acordo com as normas do Regimento do PPGL/Uern, a inscrição do candidato a aluno especial é de R$ 80,00, conforme consta no Edital.

Fonte: Jornal O Mossoroense

Pau dos Ferros é referência no combate à raiva humana

Em parceria com vários órgãos, a exemplo do Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN - IDIARN, a Prefeitura de Pau dos Ferros, através da Secretaria Municipal de Saúde, tem realizado um trabalho ostensivo no combate e prevenção ao contágio do vírus da raiva humana no município de Pau dos Ferros.

Após a confirmação que duas crianças que sofreram um incidente com um morcego no Bairro João XXIII, zona norte do município, a Secretaria Municipal de Saúde prestou total assistências às crianças. Foram disponibilizados exames, a soroterapia e a vacina anti-rábica, além de consulta com especialistas em Pau dos Ferros e também na capital do Estado.

Além do trabalho de assistência a essas vítimas, os Agentes de Controle de Endemias de Pau dos Ferros, passaram por uma série de treinamentos, além de tomarem o esquema de vacina para pré-exposição. Isso possibilitou que eles pudessem realizar a captura dos morcegos hematófagos (espécie que se alimenta com sangue), sem estarem expostos a nenhum risco.

Os trabalhos com os morcegos hematófagos, começou há cerca de três semanas, neste meio tempo, cerca de 10 morcegos desta espécie foram capturados. “Quando os Agentes capturam um destes morcegos, eles aplicam uma pasta vampiricida, que é um anti-coagulante, o que causa uma hemorragia nos morcegos”, informa Veterinário do IDIARN, Regiberto Faustino.

Ele complementa, informando que o efeito não acontece apenas no animal capturado. “Como ele é novamente solto, os animais retornam a colônia, e como mantêm contato por via oral, eles contaminam os demais animais”, complementou o veterinário.

Segundo Regiberto, não é possível afirmar, ainda, se que há uma superpopulação de morcegos não hematófagos. Segundo ele, essa afirmação, será feita pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais - IBAMA e por outros órgãos responsáveis, que já estudam o caso.

Ainda de acordo com Regiberto, o trabalho de captura tem acontecido de forma mais tranqüila, pois a Secretaria de Saúde de Pau dos Ferros tem oferecido as melhores condições de trabalho possíveis.

“Dispomos de excelente material para prevenção de acidentes, além de veículos novos e abastecidos, funcionários estimulados e totalmente à disposição desta operação” destacou.

A cidade de Pau dos Ferros é o único município que possui funcionários capacitados para realizar a captura.

Outro grupo que foi capacitado para lidar com os possíveis casos da raiva, foram os Agentes Comunitários de Saúde. Eles estão orientando a população, no seu contato direto com a comunidade, de como lidar em situações, onde haja contato com morcegos.

O secretário Fabrício reforça a orientação que vem sendo dada à população. Caso seja encontrado algum morcego caído dentro ou próximo a sua casa, deve-se colocar um pano molhado sobre ele (para evitar a fuga), e avisar a Secretaria de Saúde, através do número 3351-2505. Deve-se, também, procurar a Unidade de Saúde mais próxima para realizar esquema de prevenção de acordo com a necessidade.

Desta forma, aplicando todo um trabalho de prevenção, a população não corre nenhum risco em relação à transmissão da raiva. “Estamos empenhados, para que a população esteja livre de qualquer perigo, e acima de tudo, possa ter saúde e qualidade de vida” destacou o Prefeito Leonardo Rego.

Agentes de Endemias: equipe tem trabalho elogiado na captura dos morcegos

Morcego capturado recebendo a pasta vampiricida

Agente mostra um dos morcegos hematófago capturados ao longo dos trabalhos

MOSSORÓ MIX: PRIMEIRO LOTE COMEÇA A SER VENDIDO


Os foliões mais prevenidos, que preferem assegurar logo o seu passaporte para o evento, já poderão adquiri-los. Existem duas formas de participar do Mossoró Mix: o passaporte para a pista custa R$ 100,00 (meia) e 200,00 (inteira), já o acesso vip, com direito a camarotes e front-stage, custa R$ 180,00. A organização do evento lembra que o primeiro lote é limitado. Os acessos podem ser parcelados em até 5 vezes nos cartões Visa, Master e Hipercard.

A organização também anunciou uma novidade para evento. Este ano, o espaço pista ganhará o “Palco do Samba”, onde grupos de samba e pagode da cidade se apresentarão para os foliões. “Muita gente nos procurava pedindo que inseríssemos o samba no evento, por isso resolvemos fazer esta experiência. Esperamos que o público aprove a novidade”, relata Tácio Garcia.

Os acessos podem ser adquiridos na central de vendas do Mossoró Mix 2010, que funciona no Centro Empresarial Caiçara, loja 05, de segunda a sexta, em horário comercial e aos sábados até meio dia. Outras informações no site www.mossoromix.com.br ou pela central de atendimento 3316-5366.

O Carnapau 2010 foi um sucesso

O Carnapau chegou ao fim na madrugada de hoje (segunda-feira) e com ele a certeza de que tudo deu certo. O Evento foi um sucesso, superando todas as expectativas. O amigo Cleanto Bezerra está de parabéns, pois o avento além de levar alegria e entretenimento para a população, ainda deixou os hotéis lotados, bares, restaurantes, lanchonetes e empreendimentos que atuam no apoio aos visitantes em pleno aquecimento, movimentando a economia local. O Carnapau mais uma vez reforçou sua importância para o calendário turístico da região do Alto Oeste.

Esse ano o evento levou cerca de quatro mil foliões para o corredor da folia, sem falar da galera que acompanhou tudo do alto dos camarotes. Durante os quatro dias de festa, a cidade foi “invadida” por pessoas de várias cidades e estados que caíram nos embalos das bandas: Cheiro de Amor, Thábata Mendes, Tabakana, Garota Safada, Bakulejo , Inala e Chicabana. Confira nas postagens a seguir a cobertura completa do evento.

Carnapau 2010 -> Fotos da 4ª Noite com Banda Inala





Carnapau 2010 -> Fotos da 3ª Noite com Garota Safada, Chicabana e Banda Bakulejo










Carnapau 2010 - Fotos da 2ª Noite -> Cheiro de Amor




















Carnapau 2010 -> Fotos do Bloco Cidadão Nota 10