Justiça transfere 20 presos de Rondônia para Presídio Federal em Mossoró

Ontem à noite, 20 apenados do Presídio Estadual de Rondônia, região Norte do Brasil, chegaram a Mossoró em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), transferidos para o Sistema Prisional Federal.

A vinda dos presos para o Rio Grande do Norte foi autorizada pelo juiz corregedor federal Ivan Lira, que acatou a solicitação da Secretaria de Segurança Pública de Rondônia. Os detentos são considerados criminosos de alta periculosidade e foram transferidos por estarem causando rebeliões e motins na prisão rondoniense.

Entre os presos estão traficantes, homicidas, assaltantes, dentre outros graus de periculosidade exigidos por lei para poder ter a remoção oficializada. "São condenados muito perigosos, porém só vamos saber o grau de periculosidade após recebermos os documentos deles, que vêm com a equipe de transferência", disse o diretor do Presídio Federal, Kércio Pinto

Com a chegada dos presos, o número de condenados cumprindo pena no Sistema Prisional Federal de Mossoró passa para 62 inclusos, que totaliza mais de 29% da capacidade, uma vez que existem 208 vagas.

Fonte: Jornal O Mossoroense

Hoje será divulgado o resultado do PSV 2010 da Uern

O momento mais esperado pelos 14.036 estudantes que participaram do Processo Seletivo Vocacionado (PSV) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) está chegando. O resultado do vestibular será divulgado hoje, 12, no Centro de Convivência da Universidade.

A previsão é que às 10h30, o reitor Milton Marques de Medeiros anuncie os nomes dos primeiros colocados em cada curso. Logo em seguida, a relação completa de aprovados no processo seletivo será afixada nos murais do Centro de Convivência.

As provas do PSV/2010 foram aplicadas nos dias 7 e 8 do mês passado, após serem remarcadas em decorrência ao incidente que aconteceu no dia 20 de dezembro e fez com que as provas fossem canceladas.

Minha coluna de hoje no jornal O Mossoroense

As vibrações das forças mentais são as mais sutis e, consequentemente, as mais poderosas que existem."
Charles Haanel

PERSONALIDADES 2009

As empresas e os profissionais que se destacaram em 2009 na cidade de São Miguel serão homenageados pelo colunista Leonardo Gonçalves com o troféu Santa Clara no dia 17 de abril, na festa Personalidades 2009. Durante a festa, Leonardo estará também comemorando dois anos de colunismo social. O evento será realizado no Ginásio Poliesportivo O Bigodão e terá animação da Orquestra Radiola Club. O Kandice Buffet servirá o jantar aos presentes, e a decoração leva a assinatura de Aristone Sousa. Desde já, agradecemos o convite e confirmamos presença.

"NILTON FOLIA"

No próximo dia 22, quem amanhece de idade nova é o ex-prefeito de nossa cidade Nilton Figueiredo. Na ocasião, Nilton visitará a cidade, onde será recepcionado por muitos pau-ferrenses. O tradicional bolo será feito e distribuído para todos que marcarem presença. Ele é tão querido na cidade que a comemoração do seu aniversário já virou festa popular. O "Nilton Folia" este ano será animado pela banda Inala em cima de trio, com direito até a abadás.

EXPOSIÇÃO NO THERMAS

Como se não bastassem as Sextas Culturais e o Planeta Humor, o Hotel Thermas inova mais uma vez em benefício da cultura mossoroense. A partir da próxima sexta-feira, dia 12, o resort, em parceria com o Sebrae/RN, traz pela primeira vez a Mossoró a exposição fotográfica itinerante "Retratos do Sertão do Apodi". Na amostra, que já percorreu sete municípios e foi visitada por 5.424 pessoas, serão expostos trabalhos dos fotógrafos Max Pereira, Jean Lopes, Henrique José, Canindé Soares, Ricardo Junqueira, Pacífico Medeiros e Cícero Oliveira. Vale a pena conferir!

FIQUE POR DENTRO

@ - Eles já confirmaram presença no "Nilton Folia": os deputados Fábio Faria, Raimundo Fernandes e o ex-deputado Elias Fernandes, Gustavo Fernandes e o vice-governador Iberê Ferreira de Souza.

@ - O Miss Rio Grande do Norte 2010 será realizado dia 17 de março no Vila Hall no Hotel Vila do Mar. Será que a cidade de Pau dos Ferros vai enviar alguma representante?

@ - As deputadas Sandra Rosado e Larissa Rosado estiveram em Pau dos Ferros no último domingo. Elas se reuniram com amigos e lideranças na casa de Andreia Maia. Excelentes os comentários sobre a atuação de Sandra e Larissa. Presença constante e facilidade de comunicação, acesso direto às duas deputadas.

@ Em breve, em Pau dos Ferros, será inaugurado o Buxixo Bar & Petiscaria. Um ambiente aconchegante e diferenciado onde os clientes poderão se reunir com pessoas para conversar, tomar bebidas, saborear alimentos diversos e, em alguns casos, assistir a seu esporte favorito.

@ - Agradecemos a leitura deste espaço aos queridos empresários: Sueldo (Playboy Esportes), Alzir Aquino (Ideia Presentes e Modas), Leila (Ótica A Graciosa), Marillac Souza (Max Modas), Gustavo Fernandes (Obelisco FM), Lucizete (Lucizete Variedades), Geniza Raulino (Colégio e Curso Evolução), entre muitos outros. Obrigado.

Coluna "Gastronomia Sem Frescura" - Escrita por Ismaelson Rêgo

Santa Maria adota cardápio do futuro

Clientes podem visualizar as opções da casa por um display interativo

Domingos Sanches, um dos sócios do Santa Maria, idealizou o cardápio interativo que contempla, no momento, os 50 rótulos de vinhos oferecidos pela casa

A expressão “comer com olhos” foi interpretada ao pé da letra pelo restaurante Santa Maria, especializado em culinária tradicional portuguesa. A casa está oferecendo aos clientes a opção de um cardápio interativo com imagens e informações de seus produtos. A ideia surgiu a partir de uma conversa entre os sócios Domingos Sanches e Cláudio Amaral Júnior, criador do display.


Inicialmente, o aparelho está apresentando a carta de vinhos da casa. “Como já sabemos, uma imagem vale por mil palavras. Pensando assim, nós criamos este cardápio a fim de melhorar o atendimento e ser mais um diferencial do restaurante”, afirmou Cláudio.

São 50 rótulos divididos entre espumantes, vinhos brancos, vinhos tintos e rosé. Além da imagem, o display contém informações como teor alcoólico, envelhecimento, região proveniente, tipo de uva e preço da garrafa.

Há três anos e meio no mercado potiguar, o restaurante Santa Maria é pioneiro neste tipo de serviço. “Nós estamos finalizando o material para inserir também o cardápio interativo com as entradas, pratos principais e sobremesas”, disse Cláudio.

O Santa Maria oferece 15 entradas e mais de 30 pratos principais entre polvo, mariscos e carnes. Mas a especialidade é mesmo o bacalhau: são 15 opções diferentes. A novidade já está agradando os clientes, como o advogado José Arno Galvão. “Tenho 66 anos, mas gosto de tecnologia e de informática. Achei muito interessante pela interatividade e pela quantidade informações disponíveis”, disse.

Apaixonado pelas praias do Rio Grande do Norte, o português Domingos Sanches acredita que esse serviço irá facilitar o atendimento aos clientes. “Quando se fala em culinária portuguesa, nós lembramos logo do bacalhau. Mas temos muitas outras opções e queremos que nossos clientes possam saborear tudo o que oferecemos. Por isso, esse aparelho é mais uma forma de garantir a satisfação das pessoas e também servirá como um auxílio aos garçons”, concluiu Domingos.


Restaurante Santa Maria
Av. Amintas Barros, 3137 – Lagoa Nova
Natal/RN
Fone: (84) 3234.0710

Enxergando com as mãos

Cardápio em braile dá maior autonomia aos deficientes visuais no Tábua de Carne

O cardápio em braile oferece ao deficiente visual a opção de escolher o Filé Mignon de Sol à Moda da Casa, prato típico nordestino do Tábua de Carne

Já pensou chegar em algum restaurante e não ter a liberdade de escolher um prato? Para imaginar, basta pensar na seguinte situação: você entra em um restaurante na China, por exemplo, pega o cardápio e, como não sabe falar a língua, a escolha do prato fica bem mais difícil. É como se você não enxergasse. Mas nem é preciso ir tão longe. Basta conversar com uma pessoa que tenha deficiência visual para saber que esta dificuldade é freqüente para ela.


Restaurante oferece cardápio em braile e em idiomas como inglês, espanhol, francês, italiano e alemão

Foi observando tal situação que o restaurante Tábua de Carne, especializado em culinária nordestina, implantou, há cerca de dois anos, o cardápio em braile. A iniciativa partiu da equipe que fez parte do Programa Turismo Melhor do SEBRAE. “Nós observamos que, em várias situações, o deficiente visual não tinha a oportunidade de escolher o que queria comer”, disse Ênio Macêdo, gerente da sede que fica na Via Costeira.

Assim que é identificada a entrada de um deficiente visual no restaurante, o garçom entrega o cardápio. “Eles ficam surpresos e, na maioria das vezes, voltam”, afirmou Ênio.

O Instituto de Educação e Reabilitação dos Cegos do Rio Grande do Norte foi o responsável pela elaboração do material, que encontra-se disponível no Tábua de Carne de Ponta Negra, da Via Costeira e de João Pessoa. O restaurante de Mossoró, inaugurado em fevereiro deste ano, também contará com este serviço.

Ao todo, a casa disponibiliza sete tipos de cardápios: português, braile, inglês, espanhol, francês, alemão e italiano. Além do material em braile, o Tábua de Carne projetou os espaços pensando em todas as pessoas com deficiência. O layout foi desenvolvido para que o cadeirante possa ter mais liberdade de movimento. Os banheiros e o estacionamento também são adaptados.

Para a presidente da Associação de Deficientes Visuais do RN, Lúcia Maria Silva, esta iniciativa é importante para garantir maior autonomia e independência às pessoas com deficiência. “Até a agilidade no atendimento aumenta”, garantiu Lúcia.

Tábua de Carne I
Av. Senador Dinarte Mariz, 229 (Via Costeira)
Natal/RN
Fone: (84) 3202-5838

Tábua de Carne II
Av. Eng. Roberto Freire, 3241 – Ponta Negra
Natal/RN
Fone: (84) 3202-7353

Tábua de Carne III
Av. João da Escócia, 1515
Mossoró West Shopping
Fone (84): 3422-7171

Fábio Faria solicita instalação de mais cinco agências da Caixa Econômica no RN

Deputado acredita que as novas agências vão possibilitar financiamentos e alavancar o desenvolvimento das cidades

Municípios do Rio Grande do Norte que possuem mais de 25 mil habitantes e não dispõem de agências da Caixa Econômica Federal podem passar a contar com o serviço. O deputado federal Fábio Faria solicitou ao Ministério da Fazenda a instalação de cinco novos postos do banco em Apodi, Areia Branca, Canguaretama, São José de Mipibu e Touros.

“Atualmente, o Rio Grande do Norte apresenta uma agência bancária para cada 20 mil habitantes, o que representa uma oferta pequena para a prestação de serviços à população”, avalia Fábio Faria. Ele lembra que estudo realizado pelo IPEA-Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada revela a necessidade de provimento de serviços financeiros, inclusive o crédito, para fomentar o crescimento econômico sustentável dos municípios.

O deputado líder do PMN na Câmara Federal acredita que as novas agências vão permitir maior oferta de crédito, beneficiando os segmentos econômicos em atividade na região, favorecendo, inclusive, a atração de novos negócios.

Pau dos Ferros inicia campanha de vacinação contra a Influenza A (H1N1)

A Prefeitura de Pau dos Ferros, através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde e Ministério da Saúde, iniciam a campanha de imunização contra a Influenza A (H1N1), conhecida como gripe suína.

Caracterizado como um quadro de pandemia, devido ao grande número de pessoas contaminadas pela doença no Brasil e no mundo e após vários casos comprovados no Rio Grande do Norte, será iniciada a campanha de vacinação. Para isso, foram selecionados os grupos de maior risco de apresentarem complicações graves e até risco de mortes por infecção com o vírus Influenza A.

Os primeiro grupo a ser imunizado através da vacina, são os profissionais que trabalham nas Unidades Básicas de Saúde e os funcionários dos hospitais de referência. O período para vacinação desse grupo será entre os dias 08 e 19 de março.

Entre os dias 22 de março a 2 de abril, o público alvo da campanha serão as gestantes em qualquer idade gestacional, os portadores de doenças crônicas com menos de 60 anos e crianças entre seis meses e 2 anos, que tomarão a primeira dose.

A partir do dia 5 até o dia 23 de abril, a campanha será voltada aos jovens entre 20 e 29 anos. os idosos com mais de 60 anos, serão vacinados entre os dias 24 de abril até o dia 7 de maio, junto com as crianças de seis meses a dois anos, que estarão tomando a segunda dose da vacina.

Para encerrar a campanha, vai se buscar imunizar a população entre os 30 e 39 anos, e será entre os dias 10 e 21 de maio. Com este trabalho de imunização dos grupos de risco, será possível evitar a proliferação da doença, diminuindo, conseqüentemente, o número de vítimas fatais ocasionado por complicações da doença.

Segundo o Secretário de Saúde de Pau dos Ferros, Fabrício Torquato, vacinar os trabalhadores de saúde é uma forma de garantir que os serviços de saúde sejam mantidos em pleno funcionamento e capazes de atender e dar respostas adequadas, caso a população venha adoecer em razão da pandemia.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Pau dos Ferros, todas a Unidades Básicas de Saúdes do município estarão abastecidas com doses da vacina para realizar o trabalho de imunização e, além disto, acontecerão algumas mobilizações na cidade para atuar diretamente junto à população. Uma forma de atingir diretamente a comunidade, que muitas vezes, não tem como ir aos locais de vacinação.

O Secretário Fabrício Torquato ressalta a importância da prevenção, que pode se acontecer através da constante limpeza das mãos, com bastante água e sabão, além de usar sempre um lenço na hora que for espirrar e, sempre que possível, evitar contato com pessoas infectadas e ambientes fechados e com grande concentração de pessoas.