Minha coluna no jornal O Mossoroense

REFLEXÃO: Cada novo amigo que ganhamos no decorrer da vida aperfeiçoa-nos e enriquece-nos, não tanto pelo que nos dá, mas pelo que nos revela de nós mesmos.

FOLIA - A cidade de Pau dos Ferros vive clima de expectativa para o início de mais uma edição do Carnapau. O carnaval fora de época da cidade do Alto Oeste terá início na noite de hoje, com uma grade diversificada de atrações e com a presença da cantora Lane Cardoso. Atrações como Jammil, Chicabana e Inala darão continuidade ao evento que prossegue até o próximo domingo, com expectativa de reunir cerca de quatro mil pessoas. Estaremos fazendo a cobertura completa do evento.

DORGIVAL DANTAS - A casa de shows Forró Na Roça, que fica localizada nos arredores da cidade de Rafael Fernandes, completa mais um ano de sucesso no dia 1º de agosto e, para comemorar esse feito, o promoter Ênio Monte promete lotar aquele espaço festivo com um grande público, que irá prestigiar o show do cantor e compositor Dorgival Dantas. Será sucesso.

PEDRA FUNDAMENTAL - Hoje, às 16h, terá o lançamento da pedra fundamental do Fórum Eleitoral de Pau dos Ferros. O ato solene contará com a presença do presidente do Tribunal Regional Eleitoral, o desembargador Expedito Ferreira de Souza, e de outros desembargadores. O Fórum Eleitoral, que será construído em Pau dos Ferros, será denominado "Desembargador Licurgo Ferreira Nunes", que é o pai de Licurgo Quinto, marido de Doralice Medeiros, ambos proprietários do Hotel Jatobá. Agradecemos o convite.

PADRE - Padre Fábio de Melo, um dos maiores fenômenos da música católica na atualidade, estará amanhã em Mossoró pela primeira vez, para fazer um show que ficará na memória da cidade e de todo o Oeste potiguar. Daqui de Pau dos Ferros, segue uma comitiva para conferir o show do padre, que está fazendo sucesso em todo o Brasil. O show acontece no Nogueirão, a partir das 20h. O evento é uma realização da Gondim & Garcia e KN Produções.

PARABÉNS - Ontem foi dia de cantar parabéns e desejar felicidades para a deputada Larissa Rosado, que comemorou a data na cidade de Mossoró entre amigos e familiares. A grande festa foi realizada na chácara de Gonzaga Veículos, no bairro Aeroporto, com animação da banda Balanço de Menina. Daqui renovamos os votos de felicidade.

FIQUE POR DENTRO - @ - Parabéns e felicidades para os aniversariantes: Diogo Américo, Moíses Eduardo e Karla Keziane (ontem), Rômullo Ferreira (hoje), Aníbal Queiroz Fernandes, Wállace Jácome (amanhã), Yugo Dias, Bárbara Thalita (sábado) e “Chiquinho” Lobo (domingo).

@ - Por ocasião do Dia do Amigo, comemorado no último dia 20, recebemos mensagens do casal Ismaelson Rêgo/Lívia Alves (IRA Marketing & Eventos), Edielson Soares (Mirante Boa Vista), Luís Carlos (músico), Gilton Sampaio (diretor do Cameam), Licurgo Quinto/Doralice Medeiros (Hotel Jatobá), Elizângela Lemos, Nelly Carlos, Evanilson Paz, Israel Vianey, Kaliane Pereira, José Edgar, Uriel Ferreira, Felipão e sua esposa Yanna Gurgel.

@ - Este colunista agradece de coração ao amigo Cleanto Bezerra por mais uma vez ter nos convidado para integrar a equipe do Carnapau, no qual mais uma vez fui assessor de imprensa. Por falar na imprensa, desde já quero agradecer a todos os colegas dos jornais, rádios, revistas e sites.

@ - A Gondim & Garcia e a KN Produções lançaram o segundo lote do Mossoró Mix 2009, com uma superpromoção. Na compra do seu acesso, ganhe a senha para o segundo ensaio do Mossoró Mix, dia 8 de agosto, no Espaço VillaOeste, com Forró do Muído, Forró do Bom e Kátia Cilene.

@ - A cidade de Pau dos Ferros já está em clima de Carnapau. Muitos pau-ferrenses que residem fora aproveitam o Carnapau para voltar a terrinha, curtir a festa e, claro, visitar amigos e familiares.

@ - Déborah Azevedo, Anna Kelly Azevedo, Marcos Azevedo e a galerinha do site “Mossoroclick” confirmam presença no Carnapau. Eles são hóspedes de Newman Azevedo, diretora do hospital regional.

@ - Na próxima semana, acompanhe a cobertura completa do Carnapau aqui na coluna e no blog www.clistenescarlos.blogspot.com.

TRE homenageará ex-desembargador pau-ferrense

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) realizará na tarde de hoje, às 16h, solenidade destinada a fixar a pedra fundamental para a construção da sede do Fórum Eleitoral da cidade de Pau dos Ferros.

O prédio levará o nome do desembargador pau-ferrense Licurgo Nunes, uma justa homenagem a um dos mais importantes ícones da Justiça potiguar.

Filho de Sátiro Ferreira Nunes e de Cláudia Cavalcanti Nunes, Licurgo nasceu a 27 de março de 1910, em Luiz Gomes, que à época pertencia à Comarca de Pau dos Ferros.

Iniciou os estudos primários em Luiz Gomes, tendo em sua mãe a primeira professora.

Fez o curso ginasial em Mossoró, no Colégio Diocesano Santa Luzia, concluindo os estudos secundários em Natal, no Colégio Estadual Pedro II.

Formou-se em Direito pela Faculdade de Direito do Ceará, a 8 de dezembro de 1937.

Exerceu, no período de 17 de novembro de 1933 a 6 de maio de 1938, as funções de escrivão do 1º Cartório de Pau dos Ferros, bem como exerceu as funções de escrivão da Delegacia de Polícia de Pau dos Ferros.

Essas funções, concomitantes com a graduação em Direito, serviram para sedimentar conhecimentos gerais, principalmente jurídicos, que lhes seriam úteis quando do exercício da Promotoria de Justiça, bem como da função de desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte.

Aprovado em concurso, assumiu o Ministério Público Estadual em 7 de maio de 1938, sendo nomeado Promotor de Justiça, inicialmente de Santana do Matos, posteriormente Caraúbas, e, finalmente, em Mossoró.

Casou-se no dia 12 de fevereiro de 1939 com a pau-ferrense Cristina Diógenes Fernandes, que passou a se chamar Cristina Diógenes Nunes.

Do casamento resultou o nascimento de sete filhos, a saber: Licurgo Nunes Júnior, Lycurgo Nunes Terceiro, Maria Cristina Diógenes Nunes Marcelino, Maria da Conceição Diógenes Nunes, Licurgo Nunes Quarto, Licurgo Nunes Quinto e Licurgo Nunes Sexto.

Em 15 de março de 1946, afastou-se da Promotoria Pública de Mossoró para assumir a Prefeitura Municipal de Pau dos Ferros, nomeado que fora para tal função, quando exerceu até 16 de julho de 1947. Com a redemocratização do país, e depois de memorável, acirrada e disputada campanha política, derrotando grupo político adversário, foi eleito prefeito de Pau dos Ferros, tendo assumido o mandato a 15 de abril de 1948, concluindo-o a 31 de março de 1953, com duração de 5 anos.

Durante os dois períodos em que exerceu as funções de Prefeito de Pau dos Ferros, Lycurgo Nunes se houve com galhardia, realizando profícuas gestões, sendo considerado um grande administrador. Concluído o mandato de prefeito de Pau dos Ferros, a 31 de março de 1953, retornou à Promotoria Pública da Comarca de Mossoró, onde se destacou tanto na área cível, como na criminal. E, nesta área, empreendeu grandes embates no Júri Popular.

Permaneceu como promotor de Mossoró, até que, a 13 de maio de 1960, promovido que fora, assumiu a importante função de Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte.

No Tribunal de Justiça, logo no ano seguinte à sua posse, ( 6/12/1961 ) foi eleito seu presidente, fato inédito.

Aposentou-se em 1969, quando passou a exercer a advocacia, principalmente na região Oeste do Estado.

Faleceu em Natal a 12 de novembro de 1978, com 68 anos de idade.

Fonte: Jornal O Mossoroense

Governadora Wilma de Faria entrega kits esportivos e inaugura escola de inclusão digital em Pau dos Ferros

A governadora Wilma de Faria cumpre agenda a partir de hoje no interior do Estado. Hoje, Wilma de Faria entrega kits esportivos para alunos de 48 escolas públicas estaduais dos municípios de Pau dos Ferros, Apodi e Umarizal.

A solenidade está marcada para as 15h, no Éden Clube. Depois, participa do lançamento da pedra fundamental para a construção do Fórum Eleitoral de Pau dos Ferros, previsto para as 16h, na rua Antônio Alexandre, no bairro Princesinho do Oeste.

À noite, por volta das 20h, participa da abertura oficial do carnaval fora de época do município, que pelo segundo ano consecutivo terá a participação do bloco Cidadão Nota 10, a ser puxado pela cantora Lane Cardoso. Um total de 2.500 abadás foi colocado à disposição dos foliões. O Carnapau, como é conhecido popularmente o evento, será realizado de 23 a 26 deste mês.

Amanhã ainda em Pau dos Ferros, a governadora visita turmas do programa Pró-Jovem, na Associação Joana Mirim, no bairro Arizona. Depois segue para o município vizinho de Luís Gomes, onde inaugura a escola de inclusão digital e cidadania.

De volta a Pau dos Ferros, ela participa de um almoço com prefeitos da região, às 13h30, e em seguida vai a Santana do Matos para participar da novena de Nossa Senhora de Santana, que começa às 19h. O retorno da governadora a Natal está previsto para as 21h.

Fonte: Jornal O Mossoroense

Nigeriano é preso com 70 cápsulas de cocaína no estômago em Natal

A Polícia Federal no Rio Grande do Norte realizou mais um flagrante de tráfico de drogas no Aeroporto Augusto Severo, em Parnamirim, região metropolitana de Natal. Desta feita, um nigeriano, 33 anos, foi preso às 7h30 da última terça-feira, 21, quando tentava embarcar para Amsterdã, na Holanda, levando cápsulas de cocaína no estômago.

A detenção ocorreu no momento em que o estrangeiro apresentou o passaporte e os policiais da Delegacia de Imigração desconfiaram da grande quantidade de carimbos no documento constando entrada e saída em países reconhecidamente utilizados como rota internacional de drogas.

Visivelmente nervoso, ao ser preliminarmente entrevistado, ele negou que tivesse qualquer substância entorpecente na bagagem ou mesmo sob as vestes, fato imediatamente comprovado após minuciosa revista. Indagado sobre a razão da sua passagem pelo Brasil, o acusado foi evasivo nas respostas e chegou a exibir folders e amostras de sandálias, além de um crachá de uma feira de calçados de Franca, no interior de São Paulo, tentando se passar por "importador".

Levado ao hospital logo a farsa foi descoberta, pois exames de "raios X" mostraram que o homem tinha várias cápsulas no intestino e só no momento em que foi internado para que fossem expelidas resolveu admitir o que já se sabia: ele tinha engolido o entorpecente.

Uma análise das primeiras amostras, feita pelos Peritos Criminais da PF, comprovou que as cápsulas continham cocaína pura no seu interior. Medicado, o nigeriano permanece hospitalizado e 24 horas após a sua internação já expeliu 70 cápsulas que pesaram 1,02 quilo.

Esta foi a quarta prisão feita pela Polícia Federal este ano de estrangeiros que tentavam sair do país com a droga engolida. Dos três anteriores, presos respectivamente em março e em junho, um era africano e dois holandeses.

Fonte: Jornal O Mossoroense

I Campeonato de Repentistas do Alto Oeste

O repente e a viola tomarão conta do I Campeonato de Repentistas do Alto Oeste Potiguar neste sábado, 25 de julho. O festival de repentistas resgata a tradição dos repentes nordestinos com uma disputa entre importantes repentistas de São Miguel e cidades vizinhas, em que o público é o grande vencedor.

O festival tem inicio às 20h e acontece no Ginásio de Esporte São Miguel na entrada da cidade e os ingressos serão vendidos a preços populares. O evento organizado pelo poeta Miro Pereira, apresentará uma disputa de caráter educativo com a transmissão de informações de relevante importância para a população.

O júri está em processo de formação e entregará troféus do primeiro ao quinto lugar. O evento conta com o apoio de vários segmentos da sociedade em especial a Prefeitura Municipal de São Miguel que pretende garantir ao repente e aos repentistas o merecido espaço na sociedade e na mídia e desta forma incentivar a oportunidade de apresentar esta arte às novas gerações.

Entre os expoentes do repente no Alto Oeste estarão presentes Zé Cardoso, Miro Pereira, Severino Feitosa, Louro Branco, Ivanildo Vila Nova, entre outros.

Twitter

Twitter é uma rede social e servidor para microblogging que permite aos usuários que enviem e leiam atualizações pessoais de outros contatos (em textos de até 140 caracteres, conhecidos como "tweets"), através da própria Web ou por SMS.

As atualizações são exibidas no perfil do usuário em tempo real e també

m enviadas a outros usuários que tenham assinado para recebê-las. Usuários podem receber atualizações de um perfil através do site oficial, RSS, SMS ou programa especializado.

O serviço é grátis na internet, mas usando SMS pode ocorrer cobrança da operadora telefônica.

A partir de hoje você que já tem Twitter pode nos seguir através do www.twitter.com/clistenescarlos

A governadora em Pau dos Ferros

Lendo a coluna de Soraya Vieira, no Jornal Gazeta do Oeste, edição de hoje, encontramos as seguintes notas:

A governadora Wilma confirmou presença em Pau dos Ferros amanhã, para lançamento de programas, um deles na área de esportes. O evento será no Éden Clube com diretores das cidades vizinhas.

Depois de participar da solenidade de lançamento da Pedra Fundamental do Fórum Eleitoral em Pau dos Ferros, a governadora tem encontro marcado na Pousada do Anízio onde será recepcionada por alguns amigos e correligionários para um lanche e na sobremesa muita política. O final da noite ela participa do Carnapau com o Bloco do Cidadão Nota 10.

Buraqueira

Gente, pelo amor de Deus, um evento da amplitude que é o Carnapau, quando a cidade recebe centenas de pessoas, as ruas, mesmo passado o inverno, continuam insuportavelmente deploráveis e intransitáveis. Buraqueira ao extremo em todos os bairros e principalmente na avenida principal, a Independência. E viva nós os pagadores de impostos. Vamos pedir socorro a quem? (Fonte: Lisboa Batista - Jornal Defato)

Caminhão do padre Fábio de Melo tomba com equipamentos

O caminhão Mercedes-Benz 1620, azul, de placa JJB-2475, que transportava equipamentos de som e estrutura de palco para a turnê Nordeste do show do padre Fábio de Melo tombou no estado da Paraíba.

O veículo capotou, por volta das 20h, na descida da Serra do Teixeira, rodovia PB-110, enquanto trafegava entre as cidades de Teixeira e Patos. O caminhoneiro Taciano de Assis Teixeira, natural de Pernambuco, sofreu o acidente enquanto estava a caminho de Natal, onde o padre-cantor tem um show agendado para o próximo sábado, dia 25.

Outro veículo foi enviado ao local para transportar os equipamentos.

De acordo com a agenda oficial publicada na Internet, Fábio de Melo se apresenta amanhã em Sobral/CE, na sexta em Mossoró/RN, no sábado em Natal e no domingo (26), em Patos. Na segunda, o padre estará em Fortaleza/CE, seguindo para Teresina/PI, onde se apresentará no dia 30. No dia 31, estará em São Luís/MA; dia 1° de agosto em Juazeiro do Norte/CE e no dia 2 em Juazeiro/BA.

Fonte: Jornal O Mossoroense

Campanha Cidadão Nota 10 disponibiliza abadás para o Carnapau


Buscando sempre bons atrativos para a população norte-rio-grandense, a Campanha Cidadão Nota 10, criada pelo Governo do Estado por meio do Programa de Educação Fiscal, coordenado pela Secretaria de Tributação do Estado (SET), disponibilizará 2.500 abadás do bloco Cidadão Nota 10, ao som de Lane Cardoso, para a quinta-feira (23) do Carnapau.


Segundo o coordenador de Educação Fiscal, da Secretaria de Estado da Tributação (SET), Fernando Pessoa, esse é o segundo ano que a campanha participa desse evento, disponibilizando ao cidadão as trocas de notas ou cupons fiscais por abadás. "Sabemos o quanto a população aprecia os carnavais fora de época, por isso, fizemos questão de participar mais uma vez do Carnapau. Além disso, eventos como esse estimulam a população a terem mais consciência do poder de cidadania, exigindo o documento fiscal no ato da compra”, argumentou ele.


Adquira seu abadá


Para adquirir seu abadá do Carnapau, o cidadão deve ter em mãos identidade e CPF, além de 20 documentos fiscais, por pelo menos três empresas distintas, a partir de maio de 2009, com valor mínimo de R$ 5,00

A procura pelos abadás do "Bloco Cidadão Nota 10" está sendo um sucesso. Todos os dias centenas de pessoas se dirigem até a 7ª Unidade Regional de Tributação (Coletoria Estadual) que fica localizada na Praça da Matriz, 225, Centro de Pau dos Ferros para fazer a troca dos documentos fiscais pelo abadá. Os interessados em curtir o show da cantora Lane Cardoso, podem efetuar a troca até a quinta-feira, dia 23.

Tribunal Regional Eleitoral vai inaugurar cartório eleitoral em Pau dos Ferros

Até dezembro do próximo ano, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Expedito Ferreira de Souza, espera concluir 20 fóruns eleitorais no Rio Grande do Norte. As unidades de Natal, Mossoró, Caicó, Ceará-Mirim e Macaíba já foram inauguradas. Na próxima quinta-feira, às 16h, será feito o lançamento da Pedra Fundamental da unidade de Pau dos Ferros e, na sexta-feira, às 10h, será feito o lançamento da obra em Alexandria.

Em Pau dos Ferros, o fórum será situado na um investimento de R$ 375 mil, aproximadamente. Os serviços devem ter dRua Antônio Alexandre s/nº, bairro Princesinha do Oeste. A obra representa uração de oito meses e se chamará Fórum Des. Lycurgo Nunes Ferreira.

Minha coluna no Jornal O Mossoroense


CARNAPAU - O Carnapau chega à sua 8ª edição e este ano vem consolidado e trazendo grandes atrações no cenário da música brasileira, voltado para o ritmo do axé, que, segundo o jornal “Folha de S. Paulo”, é o estilo mais comercial em todo o Brasil. O evento que tem o diferencial energizante para patrocinadores e micareteiros conta com 4 dias de folia, começando na próxima quinta-feira, com a cantora Lane Cardoso; na sexta-feira, com a atração baiana Jammil; no sábado, com a segunda atração baiana Chicabana, e, para finalizar, no domingo, como não poderia deixar de ser e reconhecendo as bandas de sucesso regionais, a banda Inala.

FESTIVAIS GASTRONÔMICOS - O I Festival Gastronômico de Portalegre vem com o tema: "O Frio Continua e o Sabor Aparece", que acontecerá nos dias 7, 8 e 9 de agosto, focado principalmente em ingredientes da terra, como caju, castanha, mel, e com influência da culinária portuguesa. Já a 2ª edição do Festival de Pau dos Ferros abordará este ano o tema "A Festa da Gastronomia" e será realizado nos dias 4, 5 e 6 de setembro (na Finecap), com o slogan "Porque Comer Bem é Cultura", e tendo como base a tilápia (peixe muito apreciado na região).

PORTALEGRE - Domingo passado, na companhia dos casais Juvenal Pereira/Marília e Gildo Pinheiro/Leônia, estive na cidade serrana de Portalegre. Por lá, visitamos os pontos turísticos, com destaque para o Terminal da Bica, por sinal belíssimo, e o Mirante da Boa Vista, local superagradável, de uma visão linda e onde fomos muito bem recepcionados pelo proprietário Edielson Soares. Colocado os papos em dia, desfrutamos de uma ótima culinária ao som da dupla Alessandro Bandeira (voz e violão) e LC (sax).

FAMÍLIA DIÓGENES

Apesar de não ter marcado presença, fiquei sabendo do grande sucesso do 7º Encontro da Família Diógenes, realizado no último sábado, no Hotel Pousada do Jatobá. O evento que tem na organização o casal Doralice Medeiros/Licurgo Quinto mais uma vez foi prestigiado por muitos membros dessa grandiosa família. Ficamos sabendo que a festa rolou até altas horas da manhã, com direito a muita descontração, sorteio de prêmios, música e muito churrasco regado a bebidas geladas.

FIQUE POR DENTRO

@ - Na cidade de Portalegre, o enorme prazer de encontrar o pau-ferrense Normando Mendonça e o amigo Círios Vannuci, diretor da rádio FM de Portalegre.

@ - A blitz "Obelisco FM e Carnapau", realizada no último sábado e organizada pelo radialista Normando Mendonça, foi um grande sucesso. Muitos brindes foram distribuídos para os ouvintes da rádio e para os foliões do Carnapau.

@ - O casal José Vicente e Maria Evanir Batista, residentes no sítio Melancia, em Pau dos Ferros, estão soberbamente alegres com a vitória de sua única filha Maria Aparecida Élida, no vestibular da Faculdade Gama Filho/Fatern, em Natal, no concorridíssimo curso de Fisioterapia, ocorrido dia último dia 14.

@ - Muito bacana o portal da revista “Foco News”. Agora a revista pode ser conferida on-line, através do endereço www.foconews.com.br. O site é atualizado constantemente e, por isso, está sempre repleto de notícias e novidades.

@ - Na semana passada, o amigo “Felipão”, entrou em contato para nos comunicar sua contratação para apresentar o programa “Forrobodó”, da TV Diário. Ele assumiu o comando do programa na última quarta-feira.

@ - Na cidade de Mossoró, via TV a cabo, assistimos à estreia de “Felipão” no programa “Forrobodó”. Daqui parabenizamos o apresentador pelo seu desempenho e agradecemos o carinho, pois ele é sempre muito atencioso, mandou vários alôs para este colunista e para a galerinha da cidade de Mossoró.

@ - Os abadás do Carnapau podem ser adquiridos em Pau dos Ferros, na Farmafórmula, lojas Brooker, Nikei Computer e Executiva Seguros. O que está esperando? Corra e compre logo o seu.

GARIBALDI

Em visita a cidades do Alto Oeste desde ontem, o senador Garibaldi Alves esteve nessa segunda nas cidades de Viçosa, Portalegre, Encanto e Pau dos Ferros. Hoje visitará Alexandria, Rafael Fernandes, Doutor Severiano, Itaú e Taboleiro Grande.

Acesse!!!


Já está no ar o site da Revista Foco News.