Festa dos Destaques


O colunista Lisboa Batista realiza hoje a festa dos Destaques! Aproveitamos o espaço e agradecemos a gentileza do convite e claro, confirmamos presença.

Chegou o tão esperado dia, hoje nos salões da AABB de nossa cidade, o colunista Lisboa Batista, reúne a sociedade pau-ferrense e da região em mais uma edição da Festa dos Destaques. Na ocasião os melhores profissionais que foram eleitos pela pesquisa que abrangeu 2% da população, receberão o troféu "Desembargador Lycurgo Nunes" em reconhecimento pelo trabalho desenvolvido. O evento será animado pelo grupo musical Fabiano Show da cidade de Martins- RN, o Buffet ficará a cargo de Fátima Araújo (Palladar Buffet) e Cleanto assina a decoração.

Destaques Profissionais do ano 2007:

• ACADEMIA DE GINÁSTICA: Vida Ativa Fitness Center

• ADMINISTRADOR DE ÓRGÃO PÚBLICO: Francisco Lucas Batalha

• ADVOGADO: Francisco Ubaldo Lobo Bezerra de Queiroz

• AGENCIA BANCÁRIA: Caixa Econômica Federal

• ARTISTA/PESSOA QUE LIDA COM ARTES: Israel Vianney Fernandes

• ASSISTENTE SOCIAL: Maria do Socorro Nobre

• BANCÁRIO: Márcio Antonio Galdino da Costa

• BOUTIQUE: Max Modas

• CLINICA MÉDICA: CEMED – Centro Médico e Diagnóstico

• COMUNICAÇÃO ESCRITA/JORNAL: Resenha Alto Oeste

• DIRETOR DE ESCOLA: Alexandrina Maria da Silva Soares

• EMPRESÁRIO: Aldemir Guedes do Rego

• ENFERMEIRO: José Nogueira Neto

• ENGENHEIRO: Roberto Ney Pinheiro

• FARMÁCIA: Ideal

• FISIOTERAPEUTA: Narla Alaíde Diógenes Bessa

• GARÇON: Caio Silas

• HOTEL/POUSADA: Hotel Pousada do Jatobá – Pousada do Anízio

• LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLINICAS: Biolab

• LIVRARIA: Spaço e Papelaria

• MÉDICO: Auderi José do Nascimento

• NUTRICIONISTA: Maria Rosimar Garcia Costa Fontes

• ODONTÓLOGO: Luiz Fabrício do Rego Torquato

• ÓTICA: A Graciosa – Pau dos Ferros

• PADARIA: Panificadora São Raimundo

• PROFESSOR: Francisco Nascimento Nunes

• RÁDIO: Obelisco FM 90,9

• RADIALISTA: Deividson Néri

• RESTAURANTE/PIZZARIA: Água na Boca

• SALÃO DE BELEZA: Salão “Jânea Bessa”

• VENDEDOR/BALCONISTA: Fausta Patrícia Fernandes Avelino

• VEREADOR: Tércia Maria Batalha

Patrimônio mal cuidado

Uma das coisas que mais se discute no mundo de hoje é a posse ou a internacionalização do território da Amazônia. No mundo inteiro não há uma reserva como aquela. Talvez, por isso, um empresário sueco chegou até a admitir a sua venda por 50 milhões de dólares. O que fez com que o nosso presidente Lula reagisse. E o fez com a mais justificada razão. Nós não pretendemos entrar ainda no mérito dessa questiúncula da Amazônia. Agora, creditemos toda e a mais completa razão ao presidente Lula que esbravejou que "o mundo precisa entender que a Amazônia brasileira tem dono, e este é o povo brasileiro". Agora, daquilo que nós podemos tirar uma conclusão muito evidente é a de que o dono dessa Amazônia está cuidando muito mal dela. Imaginemos que 62 por cento da floresta amazônica nos pertencem, mas nós já nos debruçamos em cima dessa realidade e desses números do desmatamento que vem acontecendo ali? Eles são simplesmente preocupantes. Só em cinco anos do governo Lula foram devastados 100 mil quilômetros quadrados de floresta. Para que se trace um paralelo, esses 100 mil quilômetros quadrados correspondem a uma área maior do que o Estado de Pernambuco, que não é tão pequeno. Nós, todos, brasileiros, certamente que ainda não assumimos a consciência da nossa responsabilidade e da importância que a Amazônia tem para o mundo. E se ela está em nosso território a primeira coisa a observar é se todos tomamos consciência de que ela nos pertence. E a partir daí, sim, passar a defendê-la com unhas e dentes.

Fonte: Colunista Emery Costa - Jornal O Mossoroense

Pane provoca pouso forçado de aeronave pilotada por Waldonys na BR-304 entre Santa Maria e Macaíba

Uma queda de altitude, certamente ocasionada por problemas técnicos na aeronave pilotada pelo músico Waldonys, ocasionou o pouso forçado na BR-304, entre Santa Maria e Macaíba no início da noite de ontem. O renomado sanfoneiro cearense seguia viagem para encontrar os músicos de sua banda em Natal, onde seria realizado um show.

Segundo informações do próprio Waldonys, ninguém ficou ferido. Ele seguia viagem sozinho e repentinamente a aeronave passou a perder altitude, o forçando a descer em plena rodovia federal. Várias ambulâncias e carros da Polícia Rodoviária Federal (PRF) estiveram no local para socorrer os tripulantes, mas como não era necessário o serviço médico, logo em seguida os veículos voltaram para Macaíba.

Waldonys foi socorrido pelos músicos da banda. Mesmo sem existir feridos, o feito chamou atenção de todos os motoristas que passavam pelo local e se admiravam ao observar um avião "no prego" em plena BR-304. Até o início da noite de ontem a equipe de reportagem foi informada que o show do músico ainda estava confirmado para ocorrer.


Fonte: Jornal O Mossoroense

Banda Capitão Gancho.


É aquilo mesmo, não mudou nada
Banda Capitão Gancho.
Turnê 2008

Das águas salgadas cheias de força e misticismo da Bahia de Todos os Santos, vencendo tempestades, ventos fortes, mares agitadas e turbulência de percurso invade o Brasil a Banda Capitão Gancho.

Iniciando sua turnê 2008 no Estado de Sergipe com extrema aceitação em Aracajú, a Banda aporta em Salvador dando inicio a divulgação nas rádios locais de sua mais nova música de trabalho É Aquilo Mesmo, música de Sergio Rocha, Adson e Zeca que vem brindar o novo momento da banda em todo Brasil.

Interpretada na voz de Marinhho Lessa, a música é um delicioso samba reggae romântico à moda dos grandes sucessos já consagrados da Axé Music.

Marinhho e sua tripulação cumprem agenda de divulgação durante toda semana em programas de radio e televisão de Salvador seguindo para Minas Gerais onde alem de divulgação o cantor cumpre agenda de show.

Pouco Papo e Muito Som é o lema dos marujos que fazem parte da renovação do Axé.

Festa junina caraubense contará com a presença da dupla sertaneja Zezé de Camargo e Luciano


Tudo pronto para a reedição de mais um Arraiá de Todo Mundo, evento criado no primeiro ano de mandato do prefeito Eugênio Alves (que resgatou a tradição e a cultura do município de Caraúbas como um centro de festejos) com a presença de grandes nomes da Música Popular Brasileira em praça pública.

Neste ano, a grande atração do Arraiá de Todo Mundo será a dupla sertaneja Zezé de Camargo e Luciano, que fará show em praça pública no dia 19 de junho.

O Arraiá de Todo Mundo é uma festa junina que credencia Caraúbas a ficar entre os maiores centros que promovem festejos juninos em todo o Brasil. O evento tem a promoção da Prefeitura Municipal em parceria com a iniciativa privada.


A FÚRIA DA NATUREZA

O ser humano não vem colaborando com o futuro de sua espécie. A sua ganância e forma de vida baseada num sistema destruidor está pondo em risco as futuras gerações. Não é de hoje que ouvimos especialistas alertarem que o planeta está em alto grau de degradação e nada é feito. A falta de compromisso das pessoas e principalmente dos homens que detêm o poder com a preservação da natureza é notória. O que vemos é uma ofensiva contra o meio ambiente de forma acelerada e muitas vezes orquestrada. A falta de consciência da população é latente, poucos países cumprem as normas e leis que regem esse setor. A desobediência chega a ser uma vergonha. Os encontros e acordos internacionais que são realizados com o objetivo de amenizar e solucionar os excessos, principalmente a manutenção das florestas no mundo, nem de longe é respeitado, ficando somente no papel. Tem sido muito difícil para os ambientalistas colocar em prática as suas reivindicações, já que contrariar interesse dos grandes empresários e de governos pouco comprometidos com a causa se torna praticamente impossível. Temos vários exemplos no mundo, aqui no Brasil não há uma política séria e planejada para combater a degradação do meio ambiente. As nossas florestas estão sendo destruídas e pouco se faz para mantê-las. São pouquíssimas as pessoas que tem o conhecimento da importância de sua preservação. É preciso se fazer muito mais, ter pulso e coragem de enfrentar os capitalistas que só pensam no lucro. Os resultados desse massacre a natureza, nós já estamos sentindo na pele. É furacão, ciclone, terremoto, calor, tempestade, morte dos rios, desertificação, efeito estufa etc. Não é possível que os países ricos não enxerguem isto e não procurem formas que venham amenizar esses problemas. O certo é que estamos marchando para autodestruição sem se preocupar com a fúria da natureza. Isto é muito perigoso.
Fonte: Alvanilson Carlos - Jornal O Mossoroense

Leitura

O maior índice de leitura no Brasil é registrado entre os jovens e as crianças. O diagnóstico é da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, divulgada ontem pelo Instituto Pró-Livro. Enquanto a média nacional é de 4,7 livros ano/habitante, entre a população de 5 a 10 anos o índice sobe para 6,9. O público de 11 a 13 anos chega a ler 8,6 livros por ano, enquanto de 14 a 17 anos o número é de 6,6. As mulheres também saem na frente: elas lêem 5,3 livros por ano, enquanto o índice entre eles é de 4,1.
( Jonal O Mossoroense)

PF apresenta mais um flagrante por tráfico internacional de drogas

A Polícia Federal no Rio Grande do Norte realizou na noite da última terça-feira a segunda maior apreensão de cocaína em 2008, no aeroporto Augusto Severo. De acordo com os investigadores, o flagrante ocorreu por volta das 21h50, quando os policiais de plantão na área de embarque internacional realizavam a fiscalização de rotina em um vôo com destino a Portugal. Eles encontraram 4,5 kg de cocaína pura dentro de sacos plásticos que estavam costurados no forro de duas malas da passageira Íris Maria Tavares Montez da Silva, 35, portuguesa, residente no Estoril.

Presa em flagrante por tráfico internacional de drogas e conduzida à Superintendência da PF, Íris disse em depoimento que estava em Natal desde o dia 17, hospedada em um hotel da via costeira e que havia sido contratada no seu país por uma pessoa que não sabe informar o nome e que bancou as despesas da sua viagem.

Quanto a droga, ela declarou que a recebeu de dois rapazes que conheceu ano passado na praia de Ponta Negra. Ela explicou que a dupla é brasileira e foi responsável pela sua acomodação no hotel, e em seguida pela entrega da bagagem "pronta" (já com o entorpecente camuflado).

Tráfico

A maior apreensão de cocaína no aeroporto Augusto Severo este ano aconteceu no sábado passado, com o flagrante do romeno Silviu Cristian Sechel que tentava embarcar para Amsterdã, na Holanda, com quase 8 kg da mesma droga.

Fonte: Jornal O Mossoroense

Cigarro chega a matar 10 mil pessoas por dia

Dia 29 de Maio - Dia Nacional contra o Fumo.

O tabagismo é a principal causa de morte evitável no planeta. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) revelam: o cigarro é o responsável por 10 o

De acordo com a OMS, cerca de um quinto da população mundial é viciada em cigarro. Um terço é tabagista passivo - aquele que inala a fumaça em ambientes em que outros fumam, estando sujeito a desenvolver as mesmas doenças.

Quem convive com fumantes está mais suscetível a desenvolver otites, sinusites, amidalites e pneumonias, prejudicando a função pulmonar. O tabagismo passivo acarreta irritação nos olhos, tosse, cefaléia e a piora de problemas alérgicos e cardíacos. Em crianças existe o perigo de desencadear asma, infecções respiratórias e no ouvido.

Arraiá na Roça


Chegando e-mail do amigo Enio Monte no qual ele nos comunica a realização do ARRAIÁ NA ROÇA, que será realizado no dia 14 de junho; e que terá como atrações Os Três do Cariri(Salgueiro – PE),Robson Farias(Natal-RN) além da participação do Forró de Pé de Serra local “Forrozão Chapéu de Couro”.

O evento começará às 21hs com apresentação de quadrilhas improvisadas, teremos vários tipos de comidas típicas.

Será uma grande noite de festa para a nossa região. Desde já renovamos os agradecimentos pelo apoio e atenção que vocês, colunistas, têm dado aos nossos esforços em resgatar o forró pé de serra no Alto-Oeste Potiguar.

Obs: traje matuto

Sinceros agradecimentos,

Enio Monte

Promotor do Evento

Convite - Festa dos Destaques

Agradeço de coração ao colunista do Jornal de Fato, Lisboa Batista, pelo convite que acabei de receber para prestigiar a Festa dos Destaques. O convite fino veio com o seguintes dizeres:

LISBOA BATISTA, Colunista Social do Jornal de Fato, convida-o para abrilhantar a FESTA DOS DESTAQUES 2008 - quando na ocasião será feita a entrega do Troféu "Desembargador Lycurgo Nunes" aos PROFISSIONAIS DO ANO da cidade de Pau dos Ferros.

Ficaremos Felizes com sua presença!!!

Local: AABB
Data: 31 de maio 2008
Hora: 23h
Traje: Esporte Fino.

Agradeço o convite e desde já confirmo presença!!

Aproveito e agradeço a colunista Soraya Vieira, pelo belo Cap (Boné) da Ellus que ela me enivou para eu usar na Festa dos Destaques. Segundo ela, o boné que ela me deu é a minha cara. Adorei o presente.

Destaques de 2007 serão premiados no próximo sábado!

Considerado o maior evento social de valorização profissional, a festa é um dos eventos mais esperados pela sociedade pau-ferrense.

A mais conceituada festa da sociedade pau-ferrense, que irá premiar 32 categorias que mais se destacaram em 2007 nos mais diferentes seguimentos, acontecerá no próximo dia 31, a partir das 22h, na Associação Atlética Banco do Brasil – AABB, com animação de Fabiano Banda e Show.

Uma parcela da população de Pau dos Ferros foi questionada, no mês de março,a respeito de quais os melhores profissionais desempenharam os seus trabalhos com maestria e qualidade durante o ano passado, tendo sido bastante disputado em várias categorias, sobressaindo, sem dúvida os melhores.

“A festa surgiu com o objetivo principal de valorizar o trabalho e seus profissionais, contribuindo para o crescimento da cidade de Pau dos Ferros”, afirmou o idealizador do evento, colunista Lisboa Batista.

Considerado o maior evento social de valorização profissional, a festa de premiação dos Profissionais, ano VIII, é um dos eventos mais esperados pela sociedade pau-ferrense. Este ano o troféu homenageará o desembargador Lycurgo Ferreira Nunes.

“Outro fato importante da festa é de ter tomado proporções regionais, atraindo um grande número de personagens político/social de toda região Oeste do Estado” frisou Lisboa Batista.

O prêmio “Profissionais do Ano” foi dividido em quatro etapas. A primeira etapa foi à pesquisa realizada no mês de março. A amostra atinge cerca de 2% da população, ou seja, aproximadamente 600 pessoas, distribuídas em 67 locais. (instituições, órgãos públicos, CDL, comercio, universidade, entre outros). A segunda etapa foi a fase de apurar e computar todos os dados coletados, o que se estendeu por todo o mês de abril. A terceira, foi a divulgação do resultado no ultimo dia 1º de maio. E a quarta e ultima fase, se resume a festa de entrega dos troféus aos vencedores.

É Notícia

Números da dengue - A ação do mosquito Aedes aegypti alcança 158 municípios do RN, com maior incidência de dengue em 38. Já são 23.424 notificações neste ano – números assustadores. O maior número de casos está registrado na Grande Natal, com 11.233 notificados e 12 mortes. Mossoró aparece em segundo, com 918 casos desde janeiro, e uma morte registrada. (Jornal De Fato)

ESTADO REGISTRA NOVOS EMPREGOS - O Governo do Estado contabiliza 80 mil novos empregos com carteira assinada no Rio Grande do Norte, desde 2003. O Estado ocupa o primeiro lugar na geração de emprego no Nordeste. Segundo dados da mais recente análise do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do Ministério do Trabalho e Emprego, o desempenho do Estado na área aumentou 14% em abril, comparado ao mesmo período de 2007. (Gazeta do Oeste)

SÃO-JOÃO DE ASSU - Diversas bandas de forró completam a programação do são-joão de Assu, um dos maiores da região. A Secretaria de Eventos da Prefeitura do Assu definiu o nome dos cantores e bandas que vão se apresentar este ano. Entre os destaques está a banda Capim Cubano e cantor romântico Fábio Júnior, que vai encerrar o evento no dia 24.(Gazeta do Oeste)

PAC no RN - A governadora Wilma de Faria e os ministros das Cidades, Márcio Fortes, e do Planejamento, Paulo Bernardo, assinaram ontem ordens de serviços e contratos para obras nas áreas de saneamento básico e de habitação no Rio Grande do Norte, pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), no valor de R$ 122,38 milhões. Somadas as obras já em andamento no Estado, o valor chega a R$ 275,88 milhões. A solenidade de assinatura dos contratos, que contou também com a presença do vice-presidente da Caixa Econômica Federal (CEF), Carlos Augusto Borges, foi realizada ontem à tarde, no auditório da Secretaria Estadual de Educação, no Centro Administrativo.(Gazeta do Oeste)

CONCURSO - A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos anuncia concurso público para o cargo de atendente comercial e carteiro. As inscrições podem ser feitas até o dia 9 de junho. Mais informações no site: www.pciconcursos.com.br/concursos. (Gazeta do Oeste)

II Vaquejada - A II Grande Vaquejada do Central Park Show que tem início no dia 30 de maio e com encerramento no dia 1° de junho em Caraúbas. A programação começa no dia 30 com Cezão do Forró e o mulheril grátis. No sábado, 31, Forrozao Arreio de Ouro faz o show e no domingo, 1º de junho, Garota Safada. (Gazeta do Oeste)

Minha coluna no O Mossoroense

Galera, hoje é terça-feira, dia de minha coluna no O Mossoroense... Infelismente houve um problema na caixa postal de e-mails do jornal.... A coluna foi feita e enviada... Mas o Jornal nao recebeu... Por isso peço desculpas aos leitores, pois a coluna nao foi publicada hoje!!!!

Pau dos Ferros realiza mutirão para combater a dengue




Jovens conseguiram retirar grande quantidade de objetos que seriam responsável pelos focos do mosquito

Município conta com excelentes equipamentos e equipe preparada para combate o Aedes Aegypt


Com o objetivo de combater os focos do mosquito Aedes Aegypt, responsável pela transmissão da temida “Dengue”. A Prefeitura Municipal de Pau dos Ferros através das Secretarias de Saúde, Assistência Social e os jovens do grupo de adolescentes Desbravadores da Igreja Adventista do Sétimo Dia, Associação Beneficente Francisco Dantas de Lira e equipe do Pró-Selo Unicef, percorrendo diversas ruas dos bairros 9 de Janeiro e São Judas Tadeu das 7:30 ás 11:30, desenvolvendo ações de conscientização junto a população.

Apesar de o município já ter realizado em outras oportunidades ações e campanhas de combate a Dengue, o mutirão realizado no dia 25 foi bastante proveitoso e satisfatório para os coordenadores do evento. Segundo Neuma Maria articuladora do Selo Unicef em Pau dos Ferros durante todo o dia aconteceu mobilizações e divulgação dos malefícios da dengue e como combatê-la.

Para conscientizar a população dos perigos da doença, a Prefeitura Municipal de Pau dos Ferros também tem promovido através das ações do Programa Prefeitura nos Bairros varias orientações, pois em cada edição do programa os Agentes de Saúde mapeiam todo o bairro contemplado com o projeto e realizam uma verdadeira varredura.

Segundo Neuma Maria, o objetivo do mutirão foi de detectar os focos dos mosquitos é chamar a atenção das pessoas para o perigo provocado pela dengue, mostrar como deve ser evitada e também combater que o mosquito se prolifere na cidade. A articuladora do Selo Unicef pauferesnse reforça que a participação de todos é fundamental para o combate ao mosquito.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, o grande problema para combater o mosquito Aedes aegypti é que sua reprodução ocorre em qualquer recipiente utilizado para armazenar água, tanto em áreas sombrias como ensolaradas. Por exemplo: caixas d'água, barris, tambores, vidros, potes, pratos e vasos de plantas ou flores, tanques, cisternas, garrafas, latas, pneus, panelas, calhas de telhados, bandejas, bacias, drenos de escoamento, canaletas, blocos de cimento, urnas de cemitério, folhas de plantas, tocos e bambus, buracos de árvores e muitos outros onde a água da chuva é coletada ou armazenada.

Na eventualidade de uma epidemia de dengue numa comunidade ou município, há a necessidade de serem executadas medidas de controle como o uso de inseticidas aplicados através de carro-fumacê ou nebulização, para diminuir o número de mosquitos adultos transmissores e interromper a disseminação da epidemia. Nessa oportunidade, a comunidade deve cooperar com o processo de nebulização, mantendo as portas e janelas das casas abertas, de modo a permitir a entrada do inseticida.

Apesar da doença não esta atingir altos patamares em Pau dos Ferros, a Prefeitura Municipal tem realizado um intenso trabalho através dos Agentes Comunitários de Saúde e Endemias com a finalidade de combate os focos do mosquito, inclusive foi adquirido recentemente equipamentos para o município, onde os Agentes dede Saúde realizam o trabalho de combate ao mosquito com a utilização de inseticidas sem a necessidade do carro-fumacê.

Governo anuncia concurso público para agentes penitenciários

O Governo do Estado anunciou ontem a nomeação de 20 defensores públicos aprovados no último concurso, no prazo máximo de 90 dias. Além disso eles informaram que será aberto o concurso público para o cargo de agente penitenciário estadual com 400 vagas.

O compromisso foi firmado na manhã de ontem na capital, em audiência no Fórum Seabra Fagundes, para colocar em prática soluções emergenciais para os problemas enfrentados atualmente nos presídios e nas delegacias do Rio Grande do Norte. A criação da Defensoria Pública foi uma das determinações da governadora Wilma de Faria como forma não apenas de oferecer assistência judicial gratuita para a população carente, como também de contribuir com a redução da população carcerária.

Fonte: Jornal O Mossoroense

Concurso fotográfico abre inscrições para todo o Nordeste

Um Olhar Sobre a Cultura Popular Nordestina vai revelar novos talentos da fotografia regional

Natal, 09 de maio de 2008 - O edital do Concurso fotográfico Um Olhar Sobre a Cultura Popular Nordestina já está lançado desde a última segunda-feira. O projeto que faz parte do Programa BNB de Cultura 2008. As inscrições são gratuitas e serão realizadas até o dia 14 de julho. Todas as informações estão disponíveis através do site www.olharcultural.com.

O concurso visa incentivar a arte da fotografia e estimular o surgimento de novos talentos, sensibilizando e despertando um novo olhar sobre a cultura popular do Nordeste. Qualquer pessoa, maior de idade, independente de escolaridade, classe social e sexo, desde que resida na Região Nordeste pode participar. O principal requisito é o interesse em utilizar a fotografia para valorizar a cultura popular e as tradições regionais.

Para se inscrever no concurso, os participantes devem enviar até três fotografias, medindo 20X30 cm, em papel fotográfico fosco, para o seguinte endereço: Concurso Fotográfico Um Olhar Sobre a Cultura Popular Nordestina Caixa Postal 1653, CEP 59078-970 – Natal- RN. Para as inscrições será levada em conta a data do carimbo postal dos Correios, por carta registrada. Não serão aceitas fotografias no formato digital, enviadas por CD ou outro dispositivo de armazenamento similar.

As fotografias deverão ser enviadas, obrigatoriamente, com etiquetas informando: nome do fotógrafo, local, data e título da foto, preenchidas e coladas no verso das mesmas. As fotografias inscritas deverão retratar aspectos da cultura popular do Nordeste: história, culinária, crenças, costumes, danças, gente, artesanato, lugares, etc.

A premiação para as 10 melhores fotografias selecionadas totaliza R$ 3.900,00. Além do prêmio em dinheiro, as fotografias serão contempladas com uma Mostra Virtual no site do concurso e uma Mostra Itinerante que percorrerá os Centros Culturais do BNB. Além disso, serão distribuídas de forma gratuita através de 10 mil cartões postais que difundirão as imagens selecionadas.

O concurso é promovido pela Caminhos Comunicação & Cultura, uma equipe de produtores culturais independentes, formada por jornalistas e radialistas potiguares, que busca democratizar o acesso à cultura através da comunicação.

Mais informações sobre o concurso podem ser obtidas pelos telefones: (84) 9977-6464 (Alexandre Santos) e (84) 9138-7111 (Dayana Oliveira).

Apenas 11 cidades norteriograndenses não foram atingidas por casos de dengue

O Rio Grande do Norte contabiliza 23.424 notificações de dengue em 156 municípios em 2008, o que representa dizer que apenas 11 cidades potiguares ainda não foram atingidas pela doença.

Esse número foi confirmado pelo boletim semanal divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde Pública (SESAP) na noite da última quarta-feira (21).

Inscrições do Enem são prorrogadas até dia 13

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2008 foram prorrogadas até o dia 13 de junho. Os estudantes podem se inscrever nas agências dos Correios ou pela Internet.

A taxa de inscrição é de 35 reais e os estudantes da rede pública são isentos, além dos egressos e concluintes de escolas privadas que se declararem carentes.

Para efetuarem a inscrição de modo presencial, os estudantes têm acesso às fichas de inscrição nas escolas em que estudam e após preenchê-las devem se dirigir aos Correios. Os alunos da rede particular devem efetuar o pagamento nas agências bancárias antes do comparecimento aos Correios para a entrega das fichas.

Para se inscrever através da Internet, o interessado deverá acessar www.enem.inep.gov. br/inscricao, preencher a ficha disponível e imprimir o comprovante. Aqueles que realizarem a inscrição pelo endereço eletrônico em questão não vão poder solicitar isenção de taxa, pois o boleto é gerado automaticamente.

Até 18 de agosto todos os estudantes inscritos vão receber, no endereço fornecido na inscrição, cartão de confirmação com informações como local, data e horário da prova. O exame do Enem não é obrigatório para os alunos e é composto por questões de múltipla escolha e redação.

Fonte: Jornal O Mossoroense

Dia Nacional do combate ao Glaucoma

Próxima segunda-feira o dia será dedicado ao combate ao glaucoma que, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), é uma doença que danifica o nervo óptico e é responsável por 13% da causa de cegueira derivada de enfermidades em todo o mundo. Ocasionada por uma alteração na produção e/ou na drenagem do líquido que se localiza no interior de nossos olhos, denominado humor aquoso, o que faz aumentar a pressão no olho e danifica inicialmente o nervo óptico, podendo levar à cegueira.

A doença chega a atingir até 1,5% da população do RN.

O diagnóstico precoce deve ser feito a partir de dois exames: fundoscopia (exame do nervo ótico) e tonometria (avaliação da pressão ocular).

NÚMEROS

O glaucoma é causado pelo aumento da pressão intra-ocular, geralmente devido a um bloqueio do fluído no interior do olho. Com o tempo, isso causa dano ao nervo óptico e, se não for devidamente tratado, leva à perda gradual e irreversível da visão. A doença, apontada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como a principal causa de cegueira irreversível, atinge cerca de 65 milhões de pessoas em todo o mundo - cerca de 3 milhões só nos Estados Unidos. No Brasil, além dos 900 mil portadores, estima-se que existam outras 900 mil pessoas ainda sem diagnóstico.