Gilton lança candidatura

Fonte: Jornal O Mossoroense.

Os professores Gilton Sampaio e José Ronaldo estiveram ontem no Campus Avançado Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia (CAMEAM), em Pau dos Ferros, para fazer o lançamento oficial da candidatura para as vagas de reitor e vice da Uern, respectivamente.

Na oportunidade, foi realizado um debate onde ambos apresentaram aos professores, funcionários e alunos as propostas para o desenvolvimento acadêmico da instituição.

A campanha para a Reitoria e vice da Uern teve início no último dia 20 de fevereiro, após os candidatos da chapa "Inovação e Compromisso Acadêmico" fazerem o registro para a disputa dos cargos.

O professor Gilton Sampaio ressaltou que fará uma campanha centrada em proposições. "Vamos mostrar o que temos em mente para gerar conhecimentos e fortalecer o ambiente acadêmico".

Na opinião de Gilton Sampaio, a Uern deixou de avançar em muitos aspectos nos últimos anos, deixando de lado importantes setores, que foram desprestigiados pela atual gestão.        

CARTA

A carta-programa dos candidatos Gilton Sampaio e José Ronaldo se propõe a implantar uma gestão democrática e descentralizada, com orçamento participativo e planejamento estratégico de curto, médio e longo prazos; regime de dedicação exclusiva para todos os docentes; verticalização do ensino; e internacionalização da Uern.

Os candidatos acham primordial que sejam asseguradas condições melhores de trabalho para os docentes e técnicos administrativos em todos os cursos, o que passa, inclusive, pela ampliação da frota de ônibus no Campus de Mossoró e a aquisição de pelo menos um micro-ônibus para cada campus avançado.

Diretor do Campus Avançado de Pau dos Ferros, o professor Gilton Sampaio pretende implantar residências universitárias nos campi, além de garantir o percentual de 25% dos docentes para capacitação.

O candidato afirma que é fundamental a qualificação do docente que lida com o pensar e desenvolve bases de pesquisas.

Professor e pesquisador do Departamento de Física da Uern, José Ronaldo foi diretor de pesquisa da instituição, onde criou o Comitê Institucional do PIBIC e o Salão da Iniciação Científica.

Atualmente é vice-diretor da Faculdade de Ciências Exatas e Naturais da Uern, onde coordena a subcomissão da faculdade no Processo Estatuinte e coordena o Curso de Física no Núcleo Avançado de Educação Superior de Touros.

As eleições para reitor e vice da Uern estão marcadas para acontecer próximo dia 24 de março. A instituição conta com cerca de 900 servidores, 900 professores e 12 mil estudantes.

Propostas da oposição:

1. Gestão democrática, autônoma e descentralizada, com orçamento participativo e planejamento estratégico de curto, médio e longo prazos;

2. Dedicação Exclusiva como regime de trabalho para todos os docentes;

3. Verticalização do ensino e internacionalização da Uern;

4. Garantia de melhores condições de trabalho para docentes e técnicos administrativos em todos os cursos;

5. Garantia do percentual de 25% dos docentes para capacitação, assegurando contratos para substituição;

6. Criação e implementação do plano de capacitação dos técnicos  administrativos;

7. Maior apoio à participação dos docentes, discentes e técnicos em eventos e ampliação de bolsas para discentes;

8. Mais ônibus para o Campus de Mossoró e aquisição de pelo menos um micro-ônibus para cada campus;

9. Garantia de residências universitárias em todos os campi;

10. Informatização dos serviços e integração dos campi e núcleos.

Francisco Dantas


A vizinha cidade de Francisco Dantas completará 46 anos de emancipação política no próximo dia 26 e para comemorar a data uma vasta programação está sendo elaborada pelo prefeito Gilson Dias. O encerramento da programação será em praça pública e conta com shows do cantor Dorgival Dantas e Forró Arretado, tudo patrocinado pela prefeitura da cidade e organizado pelo competente Cleanto Bezerra da Eventos e Cia. Produções.

BUTECO DO GEGÊ

O colunista social da cidade de Mossoró, Georgiano Azevedo, completou mais um ano de vida no último dia 7, mas as comemorações foram adiadas para amanhã, quando ele irá receber amigos, convidados e leitores no Requinte Buffet em uma superfesta denominada "Buteco do Gegê". Em um ambiente todo decorado, o bacana irá servir muito chope na tulipa com espuma no colarinho e a galera vai dançar ao som de Forró Salgado, Bakulejo e DJ Balinha. Agradecemos a gentileza do convite.

LANÇAMENTO

O colunista Manoel Lino Júnior, da cidade de Umarizal, está nos preparativos para a festa de lançamento de sua coluna nas páginas do O Mossoroense, onde ele escreve todas as quartas e sábados. O evento será realizado dia 4 de abril, no Mercado Público. Na ocasião será servido um jantar aos convidados e os mesmos irão desfrutar do som do grupo Roda de Bamba, da cidade do Natal. Ao amigo, desejamos sucesso no evento e renovamos os votos de boas vindas ao jornal. 

FARMACÊUTICA


A gatinha Mary Gleice de Souza Lopes, recém-formada na Universidade Potiguar (UnP), no curso de Farmácia e Bioquímica, está de volta à terrinha . Agora como profissional, faz parte do quadro de funcionários da Farmafórmula garantindo a integralidade das ações de saúde na sua profissão de farmacêutica. Seja bem-vinda, querida.

Adolescente mata 16 em colégio na Alemanha

Um jovem de 17 anos vestido de preto abriu fogo ontem no colégio Albertville-Realschulle, em Winnenden, próximo a Stuttgart, no sudoeste da Alemanha, onde estudou, deixando pelo menos 12 mortos e vários feridos. O jovem fugiu em seguida e matou um pedestre na frente da escola. Depois ele sequestrou um automóvel e obrigou o motorista a dirigir até a cidade de Wendlingen, a 40 quilômetros da escola, onde matou mais duas pessoas numa concessionária de carros. A polícia cercou o local e começou um tiroteio, ao final do qual o agressor suicidou-se. Um dos feridos morreu mais tarde no hospital. No total, foram mortas 17 pessoas, incluído o agressor. Das 12 pessoas mortas na escola, 11 eram mulheres e meninas. 

Larissa Costa é escolhida Miss Rio Grande do Norte 2009


Fonte: Ulysses Freire - Repórter do Jornal Tribuna do Norte - www.tribunadonorte.com.br 

Larissa Costa é o nome da mais nova Miss Rio Grande do Norte. Com 90 de busto, 63 de cintura e 90 de quadril, a nova representante da beleza potiguar foi escolhida na 54ª edição do concurso Miss RN, realizado na noite dessa quarta-feira (11), no Olympo Recepções em Natal. 


Com um atraso de mais de uma hora, o concurso teve início às 21h51. Ao todo, 19 candidatas de vários municípios concorreram ao título durante cerca de duas horas de desfiles. Ao abrir a passarela, a Miss Brasil 2008, Natália Anderle, esbanjou simpatia e formou a comissão julgadora.


O concurso contou com a participação de colunistas sociais e personalidades como Simone Silva, Priscila Gimenez, Jota Oliveira, Liege Barbalho, Hilneth Correira, Djalma Correia, Valéria Gurgel, Lucila Figueiredo, Kaline Freire e Dóris Lisboa que fizeram parte da mesa julgadora e tiveram a responsabilidade de avaliar e escolher a mulher mais bonita do Estado.


A grande vencedora Larissa Costa representou o município de São Gonçalo do Amarante. Na sequência de classificação, ficou a Miss Natal, Kelly Alinne da Fonseca e a terceira colocada foi a Miss Jardim de Piranhas, Lariza Lima, que também conquistou o título de Miss Simpatia 2009.


Então eleita, a nova Miss RN vai representar o Estado no concurso Miss Brasil 2009, a acontecer no dia 09 de Maio em São Paulo. "Estou muito emocionada em poder representar meu Estado, muito orgulhosa. É uma recompensa e tanta, após uma preparação de mais de um ano conseguir o título tão almejado. A expectativa agora é para o Miss Brasil, onde a disputa é bem mais acirrada, mas vou me preparar bastante", disse Larissa que recebeu a faixa e a coroa da Miss 2008, Andressa Melo.


Confira a classificação final:


1º lugar: Miss São Gonçalo do Amarante, Larissa Costa
2º lugar: Miss Natal, Kelly Alinne da Fonseca
3º lugar: Miss Jardim de Piranhas, Lariza Lima
4º lugar: Miss Tibau, Catharina Amorim
5º lugar: Miss Caraúbas, Ludmilla Amorim


Fotos do Miss RN 2009 - Clique nas imagens para uma melhor visualização

Recebendo a faixa e a coroa

Miss RN 2009 - Larissa Costa

Miss RN 2009 - Larissa Costa

2º Lugar: Miss Natal, Kelly Alinne

3º Lugar: Miss Jardim de Piranhas, Lariza Lima

Candidatas

Miss Brasil 2008 - Natália Anderle

Miss RN 2008 - Andressa Melo

Fotos feitas pelo fotográfo Marcelo Barroso 

TEATRO

Selecionado pelo Projeto Banco do Nordeste de Cultura 2009, o Grupo A Companhia da Máscara iniciou segunda-feira que passou, por Macau, temporada de apresentações por diversas cidades do estado numa ação de interiorização da cultura nordestina. Com o espetáculo "Deus danado", amanhã, se apresenta em Assu; dia 23, em Upanema; e dia 30, em Apodi. Pau dos Ferros receberá o grupo teatral mossoroense no dia 27 de abril e a turnê será encerrada na capital dia 17 de maio, sob a responsabilidade de Marcelo Flecha. Aguardamos. (Fonte: Lisboa Batista – Defato)

SECRETARIA DE TURISMO DA CIDADE DE PORTALEGRE/RN PROMOVE CURSOS

Depois de ir em várias instituições  em Natal (Sebrae, Senac, Setur), a Secretária de Turismo e Meio Ambiente, Aucely Costa, da cidade de Portalegre - RN conseguiu alguns cursos para o município. 

Neste mês de março estará sendo ministrado o curso de Educação Ambiental, pelo SENAR, o público alvo será: professores, agricultores e comunidade em parceria com a SEMTHAS (Secretaria de Trabalho e Assistência Social). 

A partir de abril serão realizados cursos na área de turismo e hotelaria, uma forma de capacitar mão-de-obra local para a crescente demanda turística. 

PROJETOS 2009

Desde o ano de 2008 que a Secretária de Turismo vem buscando Projetos de infra-estrutura Turística. Com a visita feita pelo Prefeito e o Vice à Brasília (2008), foram empenhados alguns recursos para o turismo local, tais projetos foram pensados e alocados ano passado e serão implantados em 2009. 

São os seguintes:

 1. Acesso (calçamento em paralelepípedo) e reestruturação do Mirante Boa Vista.

2. Construção de um Pórtico na entrada da cidade, Av. Dr. Antônio Martins (sentido Viçosa). Terá o nome do fundador de Portalegre o Juiz “Miguel Carlos Caldeira de Pina Castelo Branco.

3. Melhorias de canteiros públicos e construção de uma praça.

4. Festival Gastronômico no mês de Agosto. 

Entre outros.

Curiosidade

O beija-flor é a menor ave da natureza. Seus ovos não são maiores que uma ervilha de tamanho médio. Os filhotes, logo que nascem, são menores que um gafanhoto comum e uma ninhada cabe dentro de uma colher de chá. Seu coração bate mil vezes por minuto, enquanto o de uma baleia-azul e o de um elefante chegam a bater 25 vezes no mesmo período.

Fonte: Guia dos Curiosos

Dica de Leitura

Hoje fazendo minha leitura diária dos blogs, encontrei um lindo post no blog Cultura Pop Digital do meu amigo Maciel Queiroz. O texto fala sobre o filme O Curioso Caso de Benjamim Button e nos leva a refletir sobre coisas importantes em nossa vida, como por exemplo o amor. Vale a pena ler!

II SEMANA DE EDUCAÇÃO FÍSICA, ESPORTE E LAZER DO CAMEAM

PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA: Saúde, Esporte e Lazer
02 a 04 de Abril de 2009
Pau dos ferros, RN 

Apresentação: O Curso de Educação Física do CAMEAM apresenta sua II Semana Científica. Este espaço busca consolidação através da manifestação de diferentes formas de compreensão dos conteúdos característicos da Educação Física atual. Na presente versão privilegiamos a Educação Física, saúde, esporte e lazer por entende-los como condição central na formação de nossos alunos. Desta maneira, durante a realização do evento contaremos com palestras, mesas redondas, mini-cursos, oficina e as apresentações de trabalhos (comunicações e painéis). Nesta configuração ampliamos assim como era necessário, além dos rotineiros resumos, os textos completos, ambos objeto de publicação. Nosso esforço coincide com o desejo de recebe-los em Pau dos Ferros/RN para participar conosco de uma Educação Física plural, assim como acreditamos.

PROGRAMAÇÃO:

02 de Abril de 2009 (quinta-feira)
07h30min às 08h15min – Credenciamento
08h15min às 09h10min – Cerimônia de Abertura
09h10min às 09h40min – Apresentação Cultural
09h40min às 11h00min – Palestra de Abertura - Título – Educação Física Escolar: Desafios e Perspectivas Palestrante – Prof. Dr. José Pereira de Melo/UFRN Coordenador: Prof. Esp. Helder Cavalcante Câmara.
11h00min às 14h00min – Intervalo para almoço
14h00min às 16h30min – Sessão de Comunicações
16h30min às 17h30min – Sessão de Pôster
17h00min às 18h00min – Oficina Defesa Pessoal
19h30min às 21h00min – Mesa Redonda Tema: Com quantos heróis se faz a Educação Física?
Integrantes: Prof. Dr. José Pereira de Melo/UFRN Profa. Magnolia Figueiredo /Secretária de Esportes e Prof. Ms. Bertulino de Souza/UERN Coordenadora: Prof. Ms. Themis Cristina M.Soares
21h00min - Apresentação cultural 

03 de Abril de 2009 (sexta-feira)

08h00min às 11h00min – Minicursos 1 a 6 
11h00min às 14h00min – Intervalo para almoço
14h00min às 17h00min – Minicursos 7 a 12
17h00min às 18h00min – Oficina
19h30min as 20h30min - 1ª Palestra: Atividade Física e Diabetes Mellittus Palestrante: Prof. Ddo. José Hélio de Araújo Filho – UERN Coordenador: Profa. Ms. Maria Lúcia Lira de Andrade.
20h30min as 21h00min – Apresentação Cultural
21h00min as 22h00min - 2ª Palestra: Iniciação desportiva e precocidade. Palestrante: Prof. Dr. Humberto Jefferson de Medeiros– UERN Coordenador: Prof.Esp. Francisco Gama da Silva.
23h00min à Festa do Atleta II

04 de Abril de 2009 (sábado)

08h00min às 11h00min –Minicurso 1 a 6
11h00min às 14h00min – Intervalo para almoço
14h00min às 17h00min – Minicurso 7 a 12
17h00min – 18h00min - Encerramento do Evento, entrega de certificados.

Veículo tomado em Mossoró é usado em uma série de crimes na região de Marcelino Vieira

A polícia já tem pistas dos quatro homens armados que na última sexta-feira tomaram um veículo em Mossoró e realizaram uma série de outros crimes na região próxima ao município de Marcelino Vieira.

Policiais militares sob o comando do cabo Frank, chefe do destacamento do município de Marcelino Vieira, apreenderam anteontem uma caminhonete Nissan preta, HWK-0573, que havia sido tomada de assalto no sítio Gangorra, na zona rural de Mossoró.

O veículo teria sido levado por quatro homens armados de revólver e espingardas de grosso calibre.

No sábado último, 7, os bandidos usaram o veículo importado para assaltar um transporte alternativo entre as cidades de Tenente Ananias e Alexandria.

Segundo o cabo Frank, no dia seguinte após a abordagem ao ônibus, os policiais foram informados que quatro homens, com as mesmas características do bando que agiu em Mossoró, estavam realizando assaltos em um trevo próximo a Marcelino Vieira.

Durante a diligência, por volta das 18h, os militares localizaram quatro mulheres que haviam sido vítimas da quadrilha. Os assaltantes roubaram objetos pessoais das mulheres e levaram um Cross Fox, vermelho, MZG-9305, de uma das vítimas.

A Nissan foi encontrada abandonada na manhã da segunda-feira, 9, no sítio Lajes, na zona rural de Marcelino Vieira, e depois devolvida ao seu proprietário em Mossoró. Os bandidos fugiram com destino a BR-416. 

Fonte: Jornal O Mossoroense

BAGAGEM

Diante de uma decisão da Corte Federal dos Estados Unidos dando às autoridades alfandegárias o direito de analisar e copiar informações de computadores portáteis de todos os que chegam ao país, a Associação Brasileira de Agência de Viagens - Abrav - alerta os viajantes brasileiros para que, antes de embarcar, façam um backup dos dados armazenados e apaguem todo o conteúdo pessoal ou sigiloso. A ABav também aconselha que o viajante se prepare até para ter seu computador confiscado sem explicações e nunca mais ser devolvido. A memória dos computadores portáteis agora é tratada nos Estados Unidos como bagagem e pode ser bisbilhotada em qualquer porto ou aeroporto.

Fonte: Jornal O Mossoroense

CELULARES


Para facilitar a vida dos consumidores e demonstrar cuidado com o meio ambiente, além de diminuir gastos, é claro, os principais fabricantes de celulares e várias grandes operadoras de telefonia móvel do mundo firmaram um acordo para a implementação de um carregador universal de bateria para todos os novos aparelhos fabricados a partir de 2012.

Minha coluna no Jornal O Mossoroense


Clique na imagem para uma melhor visualização!!!

Fique Por Dentro

@ - Hoje estamos em festa pela passagem de aniversário dos seguintes amigos: Francisco Danilo, Júnior Félix, Salomão Carvalho e Suelda, esposa de Josemar Fitas. Parabéns e felicidades.

@ - O ano passado à cidade de Pau dos Ferros teve uma candidata disputando o concurso Miss RN, já esse ano não tem representante. Lamentável. 

@ - Os candidatos à vaga de reitor e vice-reitor da UERN, Gilton Sampaio e José Ronaldo, lançam campanha hoje no Campus Avançado de Pau dos Ferros. A instituição conta com 143 docentes, 55 técnicos administrativos e cerca de 1800 alunos. 

@ - Agradecemos à colunista Meyre Olivier, jornal Folha Regional, por foto nossa publicada em sua conceituada coluna. 

@ - Na tarde do domingo passado, o clube ASSEC, foi o ponto de encontro da galerinha forrozeira. Por lá o sanfoneiro Redondo e a banda Som do Norte animou o público presente. 

@ - Curtindo a domingueira na ASSEC, o prazer de encontrar: Cleanto Bezerra e a esposa Alessandra Pascoal, Mary Gleice, Juvenal Pereira e a esposa Marília, Erikson Queiros, Lindolácio Aquino e a esposa Monalisa Rego, entre outros. 

@ - Sábado passado, a empresária Kariele Aquino e o namorado Eliaquim Melo, receberam clientes e amigos na reinaugração da loja Ponto Fashion que foi repaginada e depois da reforma ficou ainda melhor. 

@ - Chegando convite do casal Ailton Farias/Leônia para prestigiarmos o UmarizalFest que esse ano será realizado nos dias 8, 9 e 10 de Maio e será animado por Ricardo Chaves, Capilé e banda Inala. Agradecemos a gentileza. 

Curso Básico de Defese Civil em Pau dos Ferros

Começa hoje e prossegue até a próxima quinta-feira, dia 12, a segunda etapa do  "Curso Básico de Defesa Civil", realizado pelo Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte e Defesa Civil estadual. 

Os cursos serão realizados, simultaneamente, nos municípios de Umarizal e Pau dos Ferros.O evento terá a participação do vice-governador e secretário estadual de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Iberê Ferreira de Souza. As atividades começam às 8h30 e seguem até 18h.

Em Pau dos Ferros, o evento será realizado no auditório da VI Regional de Saúde.

O prefeito, Leonardo Rêgo, participará da abertura da solenidade na companhia de representantes da Secretaria da Juventude, Habitação e Assistência SocialSecretaria da Agricultura, Abastecimento e Recursos Hídricos e, ainda, da Secretaria de Obras e Transportes.

O objetivo é preparar os representantes das cidades para possíveis emergências, no período chuvoso, que, no Rio Grande do Norte, começou, efetivamente, em março. De acordo com o vice-governador, Iberê Ferreira de Souza, a necessidade de realização do curso foi percebida após as dificuldades dos municípios em atender as exigências da Secretaria Nacional de Defesa Civil durante as cheias que atingiram o RN em 2008.

Segundo o coronel, Christian Bezerril, comandante do Corpo de Bombeiros do RN, a intenção do primeiro encontro é efetivar as comissões municipais que ficarão responsáveis pelas ações de cada cidade no período das chuvas.

"As comissões estão formalizadas, mas ainda queremos torná-las atuantes", explica o coronel.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Governo do Estado. 

Dnocs irá implantar Estação de Piscicultura em Pau dos Ferros

Chegando e-mail  da assessoria de comunicação do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) nos informando que será aberta a licitação para implantação da estação de piscicultura de Pau dos Ferros, no Rio Grande do Norte. Os estudos já foram efetuados através de convênio com a Prefeitura e a implantação de mais uma unidade de produção de peixes no seminário deverá ser efetuada em breve. Segundo o diretor-geral, Elias Fernandes, quando estiver produzindo a estação de piscicultura terá capacidade de produção de 10 milhões de alevinos (filhotes de peixes) para atender os mercados e os mananciais de grande área daquele Estado e parte do Estado da Paraíba. A unidade será localizada próxima à parede do açude Pau dos Ferros, com água disponível o ano inteiro. 

Parabéns Mulheres

Hoje é comemorado o Dia Internacional da Mulher. Um dia comemorativo para a celebração dos feitos econômicos, políticos e sociais alcançados pela mulher. De entre outros eventos históricos relevantes lembra-se do incêndio na fábrica da Triangle Shirtwaist (Nova Iorque, 1911) em que 140 mulheres perderam a vida. A todas as mulheres pau-ferrenses, do Brasil e do mundo meus parabéns.

Campus Avançado de Pau dos Ferros segue com inscrições para Curso de Educação Física até abril

O Curso de Educação Física do Campus Avançado Maria Elisa de Albuquerque Maia (Cameam) apresenta sua II Semana Científica, que ocorrerá de 2 a 4 de abril, em Pau dos Ferros. O evento contará com palestras, mesas-redondas, minicursos, oficinas e apresentação de trabalhos (comunicações orais e painéis).

Nesta edição, as comunicações acontecerão na modalidade resumo e textos completos objetivando publicação, assim, a comissão científica alerta para os prazos e as regras para submissão dos trabalhos.

Sob a coordenação geral do professor  Francisco Gama da Silva, associado aos professores mestres. Maria Lúcia Lira Andrade e Marcos Antonio da Silva, o evento contará com profissionais de alto gabarito que emprestarão suas competências para uma Educação Física cada vez mais qualificada.

O Curso de Educação Física do Cameam apresenta sua II Semana Científica. Esse espaço busca consolidação através da manifestação de diferentes formas de compreensão dos conteúdos característicos da Educação Física atual. Na presente versão será privilegiada a Educação Física, saúde, esporte e lazer por entender como condição central na formação dos alunos da instituição de ensino superior.

Programação conta com atividades diversificadas

Durante a realização do curso de Educação Física previsto para a II Semana Científica de Pau dos Ferros serão realizadas palestras, mesas-redondas, minicursos, oficina e as apresentações de trabalhos (comunicações e painéis).

Nesta configuração serão ampliados os rotineiros resumos, os textos completos, ambos objeto de publicação.

As inscrições para o Curso de Educação Física do Cameam iniciaram em 19 de janeiro e vão até o dia 2 de abril, sendo que até o dia 20 deste mês alunos sem trabalho pagam R$ 25; alunos com trabalho, R$ 35; profissionais sem trabalho, R$ 35; e profissionais com trabalho, R$ 45.

A partir do próximo dia 20, as inscrições para alunos sem trabalho custam R$ 35; alunos com trabalho, R$ 45; profissionais sem trabalho, R$ 45; e profissionais com trabalho, R$ 55. 

Saiba como se prevenir de acidentes ocasionados por descargas elétricas

Tornando-se maior a incidência de raios neste período de chuvas, os riscos de descargas elétricas preocupam à população. A Cosern (Companhia Energética do Rio Grande do Norte) possui em seu sistema uma rede de proteção composta por para-raios que têm como objetivo impedir que seus aparelhos sejam atingidos por raios.

Para evitar que curtos-circuitos ocorram dentro de casa, seus moradores devem seguir as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) para soluções de instalações internas e instalarem seus equipamentos de acordo com as instruções do seu manual.

É importante lembrar que durante fortes chuvas com ocorrência de descargas elétricas, as pessoas evitem ficar próximas a árvores, pois estas atraem raios.

E, em casos de acidentes de veículos, envolvendo postes ou fiações transmissoras de corrente elétrica, os bombeiros avisam que é importante não sair do carro para evitar choques.

Fonte: Jornal O Mossoroense