Novidades

Tudo bom galera?
Nunca mais escrevi no meu blogger ne?
A cidade está em festa desde o dia 28, pois começaram as novenas em comemoracao as festas de padroeira... toda noite muitos fiéis marcam presença nas novenas que sao realizadas no patamar da Igreja da Matriz, essa que por sinal está passando por uma boa reforma e está ficando muito bonita... Em breve vou colocar foto da igreja.... Não tenho religiao definida e por isso nao to indo as novenas... se bem que todo dia eu to la pelo centro.. afinal num tem muito o que se fazer em nossa cidade ne? o parque está montado ao lado do pavilhao e por incrivel que pareca está sendo a novidade da cidade... Hoje o parque tava tao lotado que quem quisesse ir em algum brinquedo tinha que ter a paciencia de pegar uma grande fila... o brinquedo mais procurado pela galerinha eh o surf... como eh a primeira vez que veio na cidade, entao ja sabem ne? eh a grande novidade... vou por aki algumas fotos do surf....

O surf parado...

O Surf em movimento...

Pois eh galera... amanha em nossa cidade vai ter festa na AABB com Toca do Vale, quem ta organizando eh o amigo Cleanto Bezerra e com certeza a aabb vai ta lotada.. claro que eu vou ta ka fazendo a cobertura pro www.zoomrn.com.br
amanha eu conto as novidades da festa...
abraçao pra todos

Prevenção

Atualmente, existem várias formas do ser humano se prevenir de alguma doença. Não apenas os remédios são fontes de prevenção, mas também os meios de comunicação que estão sempre alertando e ensinando as pessoas a evitar várias doenças. O vírus do HIV/AIDS é uma epidemia que envolve a população de países do mundo inteiro, este problema é enfrentado pelo setor de saúde, mas também deve ter o apoio das pessoas que devem se conscientizar, principalmente os jovens, que não desejam enfrentar o vírus.

Fonte: Colunista Lizama Lima - Jornal O Mossoroense

UNICEF


Apenas 15 cidades potiguares garantiram o Selo Unicef em sua versão 2006. Número que mostra a rigorosidade da avaliação que barrou cerca de 100 municípios norte-rio-grandenses que terão que ajustar suas estruturas para a obtenção de êxito nos próximos anos.

No oeste

Da região oeste foram contempladas as cidades de Olho D'água do Borges, Lucrécia, Rodoldo Fernandes, Dr. Severiano e Riacho da Cruz. Nestas cidades a estrutura de apoio à criança e adolescente se mostrou eficiente. Parabéns aos municípios contemplados. Que os investimentos destinados ao desenvolvimento da base social continuem recebendo a atenção merecida.

Fonte: Colunista Márcio Costa - Jornal O Mossoroense

Poesia

VIVENDO OU MORRENDO
João Eugênio Cavalcante
Estudante, 9 anos (Mossoró/RN)

Viver é bom e ruim também.
Às vezes nem queria viver,
Às vezes eu digo que a vida é bela.
Vivendo ou morrendo eu seria o mesmo.

Vivendo, estarei com todas os amigos,
Morrendo, estarei no céu com todos que deixaram a terra.

O céu é diferente deste mundo tão cheio de guerras,
Racismo.

Viver ou morrer não é escolha,
Você vive e morre para sempre.

Corpo do humorista David Cunha será sepultado hoje


O corpo de David Cunha, o "Espanta", um dos maiores representantes da cultura cênica do Rio Grande do Norte, será sepultado neste domingo, às 10h, no Cemitério do Alecrim, no jazigo da família, em Natal.
Desde ontem, a partir do início da manhã, centenas de pessoas compareceram ao Palácio da Cultura, antiga sede do governo do Estado, em Natal, para reverenciar a memória do humorista, que morreu vítima de um acidente automobilístico na BR-304, a conhecida "Estrada da Morte", a cerca de 20 quilômetros da cidade de Assú. Ele vinha à cidade de Mossoró para realizar um show no restaurante Candidu's, na noite de sexta-feira.
"Espanta" deixou três filhos e na ocasião do acidente estava com um deles, Walter Kelson Cunha, 22, que sobreviveu ao capotamento do Astra com leves escoriações. "Papai ia dirigindo. Passamos por um trecho de obras, sem aviso, numa reta e em seguida nos deparamos com outro trecho com muito cascalho, como se fosse asfalto solto e ele perdeu o controle do carro, que derrapou, vindo depois a dar várias capotadas e descendo uma ribanceira. Ainda tentei tirar papai de dentro do carro, mas notei que sua cabeça estava mole e que sangrava muito. Aí fui em busca de socorro", relatou.
DESPEDIDA
Durante o velório a viúva, do segundo casamento, Vaulúsia Oliveira, 38, foi amparada por parentes. David Cunha deixou três filhos. "Ele tinha uma alegria contagiante. Outro dia nos encontramos em Portalegre e conversamos, junto com outros amigos, até a madrugada. Estar com ele era muito bom e a gente não parava de rir e de se encantar com suas brincadeiras, com o seu bom-humor", afirmou Vatenor, artista plástico e administrador do Palácio da Cultura. "Eu não perdia um show dele. Desde o começo de sua carreira que eu sempre o assistia. E, não cansava, porque ele sempre estava inventando novos personagens", revelou uma senhora que não quis se identificar.
Centenas de pessoas estiveram presentes ao velório. Gente do povo, simples, que se despedia de um dos mais conhecidos atores da cena norte-rio-grandense em todo o País. Espanta se notabilizou quando participou em 2000 da Escolinha do Professor Raimundo, a convite do humorista Chico Anísio, interpretando o seu personagem mais conhecido, "Pudim de Cana".
A governadora Wilma de Faria fez questão de ceder o Palácio da Cultura para o velório do corpo de David Cunha, o Espanta, como forma de homenagear um dos artistas que mais divulgou o nome do Rio Grande do Norte em todo o Brasil. (LS).
Fonte: Jornal O Mossoroense
www.omossoroense.com.br

Campus Avançado de Pau dos Ferros realiza a 5ª SELLP

CAMEAM se fortalece com estudos lingüísticos e literários

O encontro busca intensificar as discussões acerca de questões relacionadas à linguagem e ensino, assim como acerca da produção de conhecimentos nas áreas de
lingüística e literatura.


A SELLP - Semana de Estudos Lingüísticos e Literários de Pau dos Ferros - é um evento bienal que é realizado regularmente pelo Departamento de Letras do Campus Avançado "Profª. Maria Elisa de Albuquerque Maia" - CAMEAM - da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), através do Núcleo de Estudos Lingüísticos e Literários de Pau dos Ferros (NELLP).
No período de 28 de novembro a 1° de dezembro 2006, será realizada a 5ª edição do evento, que, ao completar 10 anos de existência, consolida sua importância para a vida da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e para toda a comunidade acadêmica envolvida na produção do conhecimento da Área de Letras e Lingüística, uma vez que se trata de um evento que intensifica o intercâmbio e a troca de conhecimentos e experiências entre os professores e alunos da Uern e de outras universidades, de onde vêm professores/pesquisadores para apresentar trabalhos, proferir conferências, participar de mesas-redondas e ministrar cursos.
O encontro busca intensificar as discussões acerca de questões relacionadas à linguagem e ensino, assim como acerca da produção de conhecimentos nas áreas de lingüística e literatura, de modo que se possa propiciar a veiculação dessa produção acadêmica em meio aos educadores e demais profissionais desta e de outras regiões do nordeste, interessados pelos estudos da linguagem.
A consolidação da SELLP é conseqüência natural do fortalecimento do NELLP como base de pesquisa, e, portanto, do desenvolvimento da atividade de pesquisa no Departamento de Letras do CAMEAM.
Para ampliar o debate sobre a pesquisa na instituição, neste ano, se norteia a temática do evento em torno da discussão sobre Pós-Graduação Stricto Sensu na área de Letras e Lingüística, abrangendo o tema da formação do pesquisador da área. A escolha desse tema proporciona a abertura de um espaço para o debate junto à comunidade acadêmica na intenção de consolidar a proposta de implementação de um Programa de Mestrado em Letras, na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, que está em andamento.
O evento constará de conferências, mesas-redondas, sessões de comunicação, sessões coordenadas, pôsteres, minicursos, lançamentos de livros e atividades artístico-culturais e, para melhor divulgação do conhecimento produzido, o campus propõe a publicação dos anais do evento, em CD-Rom, contendo os trabalhos completos apresentados. Toda essa programação caracteriza o porte do evento como grande fórum acadêmico-cultural da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, na área de Letras e Lingüística

Fonte: Jornal Resenha Alto Oeste - Edição 20.
www.jornalresenha.com.br

Omissão

Prefeito não envia Plano Diretor à Câmara e cidade pode ser penalizada

Cidade de Pau dos Ferros ainda não elaborou plano de desenvolvimento
Prazo de elaboração do Plano Diretor expirou em outubro e prefeito poderá responder por crime de improbidade administrativa
Solicitado da prefeitura de Pau dos Ferros pela Câmara de Vereadores, desde abril deste ano, a elaboração do Plano Diretor da cidade ainda não foi enviada ao legislativo para estudo dos vereadores e sociedade organizada, mesmo depois do prazo ter se inspirado desde outubro.
"Com a omissão do prefeito na questão do Plano Diretor, nosso município poderá ser penalizado pelo Ministério das Cidades na liberação de verbas federais", disse a Presidente da Câmara Municipal de Pau dos Ferros, vereadora Tércia Batalha.
O Plano Diretor é um dos mais importantes instrumentos de planejamento municipal. Deve ser um resultado de um processo participativo e orientar a administração da cidade.
O Estatuto da Cidade estabelece que a iniciativa da elaboração do plano Diretor deve partir do prefeito Leonardo rego, caso contrário sua validade pode ser questionada. Não apenas porque o Estatuto da Cidade exige, mas porque começar a elaboração de um Plano Diretor é uma decisão política e requer recursos financeiros, técnicos e administrativos que só o executivo detém.
Se a administração não tomar a iniciativa, os vereadores devem dialogar com o prefeito sobre a importância desta tarefa, antes mesmo que a sociedade comece a reclamar. Em último caso, se mesmo após o Executivo ser pressionado e não tomar iniciativa, é possível entrar com uma representação junto ao Ministério público denunciando a omissão do poder Executivo e consequentemente exigindo o início do processo de elaboração do Plano Diretor.
A Lei coloca que, se o prefeito ou os vereadores obstruírem o processo, isto pode ser considerado um ato de improbidade administrativa e, se julgado procedente, eles podem ser punidos e até mesmo perderem seus direitos políticos (Estatuto da Cidade, Art.52, inciso VI e Lei Federal Nº 8.429/92).
Diante desse fato de prazo vencido, a portaria 34/2006 expedida pela Promotora de Justiça da Comarca de Pau dos Ferros, dra. Patrícia Antunes Martins instaurou inquérito civil público, de registro cronológico nº 044/2006 com o objetivo de se apurar se o município de Pau dos Ferros tomou as providências necessárias para garantir a aprovação do Plano Diretor pela Câmara de Vereadores de Pau dos Ferros, no prazo estipulado, obtendo-se maiores esclarecimentos e realizando-se a coleta de provas necessárias à instauração e proposição de Ação de Improbidade Administrativa.
A Promotora requisitou ao Prefeito Leonardo Rego esclarecimentos, no prazo legal, em que fase se encontra o processo de elaboração do Plano Diretor Participativo do Município; quem são os funcionários responsáveis pelo acompanhamento do processo e qual a equipe técnica contratada para executar a proposta de lei; como e quais as datas das reuniões e audiências públicas a serem feitas com a comunidade e qual a previsão da aprovação do plano Diretor.
"Espero que o prefeito tenha um bom motivo em relação a esta omissão, podendo assumir as conseqüências, pois o município poderá pagar um preço incalculável com o bloqueio dos recursos", Concluiu Tércia Batalha.Se o município tiver mais de 20 mil habitantes (de acordo com o censo de 2000) ou estiver incluído em regiões metropolitanas ou aglomerações urbanas, estabelecidas por lei, ele é obrigado a ter o Plano Diretor aprovado até outubro de 2006, prazo este expirado no caso de Pau dos Ferros. Nos demais casos, o Plano é obrigatório, mas o prazo não está estipulado.

O Estatuto das Cidades determina que o Plano
Diretor seja obrigatório para os municípios que:
"Tenham mais de 20 mil habitantes;
"Integrem regiões metropolitanas ou aglomerações urbanas;
"Estejam incluídos em áreas de especial interesse turístico;
"Façam parte de áreas de influência de empreendimentos ou atividades com significati vo impacto ambiental de âmbito nacional ou regional;
"Queiram utilizar os instrumentos urbanísticos previstos no Estatuto da Cidade.
Fonte: Jornal Resenha Alto Oeste - edição 20