Sessão solene marca 100 anos do DNOCS

O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas - Dnocs, comemorou hoje seu centenário em solenidade no auditório do Banco do Nordeste do Brasil em Fortaleza (CE).

Diversas autoridades políticas, empresariais e de instituições públicas estiveram presentes, entre elas, o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima; o ministro da Previdência, José Pimentel; o diretor geral do Dnocs, Elias Fernandes Neto e o presidente do BNB, Roberto Smith.

Na ocasião, foram lançadas publicações como a edição especial da revista Conviver, em seu número 6, que traz matérias importantes sobre a problemática nordestina em artigos e depoimentos de grandes pensadores da região.

A solenidade marcou o lançamento de outras publicações. Na solenidade, foi apresentado o trabalho de restauração da coleção Flora Brasiliensis, uma das poucas coleções com as obras completas desse precioso documento produzido no século XIX e em processo de restauro pelo Laboratório do Iphan, 4ª SR do Ceará.

Todas essas publicações têm o apoio do Banco do Nordeste, do Etene e do Cetrede.

O Dnocs foi criado em 21 de outubro de 1909 sob o nome de Inspetoria de Obras Contra as Secas - IOCS. Em 1919 passou a denominar-se Inspetoria Federal de Obras Contra as Secas - Ifocs, recebendo o nome atual em 1945. Sua área de atuação abrange todos os estados do Nordeste e o norte de Minas Gerais.

Foi o primeiro órgão do Governo Federal a estudar a problemática do semiárido, marcando, nesse período de quase 100 anos, sua presença em todo o solo nordestino. Seu acervo de obras envolve a construção de rodovias, ferrovias, campos de pouso, aeroportos, portos, implantação de redes de energia elétrica, ações de abastecimento, açudagem, irrigação, piscicultura, entre outros.


0 comentários! Clique aqui e comente!:

Enviar um comentário