Coluna: Gastronomia Sem Frescura


GASTRONOMIA SEM FRESCURA

Olá, quero começar a escrever esta coluna em primeiro lugar agradecendo a todos os veículos de comunicação que gentilmente estão nos cedendo espaço para que possamos aqui mostrar um pouco do que realmente é a gastronomia: simples, apreciada por todos e acessível a todos. Quero falar dos eventos gastronômicos e dos restaurantes que freqüento por aí a fora, mas também da gastronomia da nossa cidade Pau dos Ferros e região, teremos ainda receitas, críticas e muito mais. GASTRONOMIA SEM FRESCURA será publicada sempre as quarta-feiras, hoje especialmente estamos escrevendo sobre a nossa ida ao Sexto Festival Gastronômico de Pipa e registrando a oficina do Chef Sandro Bianchini. (Ismaelson Rêgo)

FESTIVAL GASTRONÔMICO DE PIPA

Durante o período de 10 a 18 de Outubro aconteceu o Sexto Festival Gastronômico de Pipa e nós estivemos lá para conferir e captar as novidades do mundo gastronômico para podermos levá-las até você. O Festival “da Pipa”, forma carinhosa como a praia é chamada pelos seus nativos e freqüentadores, é na minha opinião um dos mais interessantes festivais do estado. Primeiro por ter seu próprio pólo gastronômico formado por restaurantes de Tibau do Sul, Sibaúma e pela charmosa rua principal da praia de Pipa repleta de restaurantes de todas as nacionalidades e também por ter um astral bem diferente, uma vez que acontece numa praia. Durante os dias de evento vários Chefs renomados fazem oficinas, acontecem ainda eventos paralelos como: a escolha do melhor feijão da cidade, degusta pipa (onde restaurantes e nativos da região vendem sua comida a preços simbólicos), concurso de alunos e o concurso de melhor prato aonde os jurados vão ao próprio restaurante para degustar o prato concorrente que ainda pode ser votado pelo público através da aquisição de um guia que custa R$ 15,00.

OFICINAS GASTRÔNOMICAS

Quanto à oficina do Chef Sandro Bianchini, eu quero começar explicando que Oficina Gastronômica nada mais é do que Chefs de cozinha, Cozinheiros, ou até mesmo Apreciadores da Gastronomia cozinhando para que a platéia veja e aprenda, uma espécie de palestra. Bom, ainda na semana passada fomos até ao Hotel-Escola SENAC Barreira Roxa conferir a oficina do Chef Executivo de Cozinha do Grande Hotel Campos do Jordão - Hotel-Escola SENAC/SP, Sandro Bianchini, que começou sua oficina nos mostrando algumas de suas medalhas em Competições Gastronômicas pelo Brasil e pelo Mundo, logo em seguida deu início as suas Oficinas de Técnicas de Alta Gastronomia e Cozinha Fusão em Receitas Brasileiras, concluindo com Técnicas de Cozimento Avançado, ou seja, ele simplesmente nos mostrou que a alta gastronomia está na mistura dos ingredientes mais simples e na utilização do que temos de melhor na nossa região. O Chef Sandro Bianchini é um dos Tops na Gastronomia do nosso País.

FOTOS

Trio de pastas e sucos especiais do restaurante Gatos de Rua.

Tradicional Prato de Pipa.

Palco onde se apresentam as atrações.

Lounge do Festival.

Lívia no Lua Cheia onde comemos um ótimo camarão ao molho de maracujá.

Eu no Gatos de Rua, para mim o melhor restaurante de Pipa.

Eu e Lívia no Golfinho.

Degusta Pipa.

Chefs Lula Cabral e Eugênio Cantídio fazendo ensopado de frutos do mar gigante.

Chefs concluindo o ensopado gigante.

Chef Sandro Bianchini.

Chef François Schimitt do renomado restaurante Camarões.

Carne de sol ao mamão verde do restaurante Golfinho - prato que concorreu ao Festival.

Badejo a Gatos de Rua - prato que concorreu no Festival.

Atum com crosta de gergelim.

0 comentários! Clique aqui e comente!:

Enviar um comentário