Vestibular

Fonte: Revista Universitária News


Nos próximos dias 25, 26 e 27 de novembro, ocorre o vestibular da UFRN, com uma concorrência acirrada, em boa parte dos cursos oferecidos. Como todo mundo sabe não existe uma fórmula milagrosa que garanta bons resultados e a conseqüente aprovação, mas algumas atitudes ajudam a alcançar essa meta e garantir a tão sonhada vaga numa instituição federal.

Faltando bem pouco tempo para o início da maratona de provas, a ansiedade toma conta dos estudantes e a procura é grande por aulas de revisão, promovidas por cursinhos e colégios, sempre em locais que comportem muita gente, como auditórios, ginásios e teatros.

Mas será que a revisão é a melhor forma de recuperar o tempo perdido? Bem, a revisão não resolve o problema de quem não se dedicou aos estudos ao longo do ano, mas para quem já vem estudando de forma sistematizada ela é uma ótima maneira de lapidar o conhecimento, ou seja, de tirar as últimas dúvidas.

Segundo a psicóloga, Giscely Costa, o estresse, "um dos maiores vilões da vestibular", é intenso durante a reta final para as provas, deduz-se assim, que este é um gerador de tensão para os jovens, o que leva ao questionamento da adequação de um sistema tão competitivo e estressante ao qual um jovem tem que se submeter para ter simplesmente o direito de estudar.

O que nos faz perceber que a habilidade de lidar com o estresse e a ansiedade talvez seja um elemento importante para o sucesso em um vestibular tanto ou talvez até mais do que a habilidade acadêmica ou o conhecimento. Desta forma, é interessante o aluno relaxar na semana do vestibular. "Procurar assistir um bom filme, passear, ou seja, se distrair para não ficar muito tenso. Em qualquer processo seletivo, estar tranqüilo e relaxado faz uma grande diferença na hora de fazer a prova", sugere a psicóloga.

Segundo Giscely Costa, a boa preparação do aluno tem que ser o ano inteiro participando ativamente das aulas, não levando dúvidas para casa, mantendo uma rotina de estudo fora da escola, além de ter um ambiente propício para a aprendizagem e acompanhamento psico-pedagógico. Cumprindo isso, com certeza o estudante terá sucesso.

Equilíbrio da emoção x conhecimento

Não bastasse a memorização de fórmulas, conceitos, datas históricas, e regras para uma boa prova - o que, por si só, já é cansativo - a maior vilã para qualquer candidato sempre foi à mesma: a ansiedade. Pessoas ansiosas, ao se depararem com processos seletivos como o do vestibular, podem desencadear processos que vão desde problemas digestivos, passando por gastrites, depressão e até mesmo surtos psicóticos ou crises neuróticas, dependendo da fragilidade do candidato. Esses processos prejudicam bastante o resultado do estudante.

De acordo com a psicóloga, as atividades de relaxamento físico e mental podem ajudar o vestibulando a fazer uma boa prova. "O estresse do vestibular provoca uma tensão muscular e diminui a capacidade de concentração e memorização. O relaxamento físico ajuda desbloqueando os pontos de tensão muscular e mental, diminuindo a ansiedade e os pensamentos que podem gerar estresse e tensão", complementa a psicóloga.

0 comentários! Clique aqui e comente!:

Enviar um comentário