Lesão por Esforço Repetitivo

Os hábitos levam muitas vezes a sérios riscos. Um exemplo é trabalhar usando muito o computador realizando esforços repetidamente sem nem mesmo perceber. Mesmo não notando, você pode estar sendo vítima da Lesão por Esforço Repetitivo, mais conhecida como LER.

A LER representa uma síndrome de dor nos membros superiores, com queixa de grande incapacidade funcional, causada primariamente pelo próprio uso das extremidades superiores em tarefas que envolvem movimentos repetitivos ou posturas forçadas.

A síndrome atinge principalmente os membros superiores: mãos, punhos, braços, antebraço, ombros e coluna cervical. Típica do trabalho intenso e repetitivo, a LER é causada por diversos tipos de pressões existentes no trabalho, que atacam as pessoas tanto física quanto psicologicamente.

Existem algumas formas de se prevenir contra a LER. Quem fica sentado durante todo o tempo de trabalho procure movimentar-se para evitar não só a LER como outros problemas mais sérios relacionados à saúde. O primeiro passo para evitar essa e outras tantas doenças é utilizar as escadas sempre que possível.

Além disso, evite ficar durante todo o expediente sentado. Em intervalos de tempo, levante e faça uma pequena caminhada: beba água, vá ao banheiro. Caso seja impossível caminhar, pelo menos estique sempre as pernas.

Um dos principais cuidados é com a postura. Ao sentar, muitas pessoas querem relaxar e sentam de forma que força a coluna, prejudicando-a seriamente. Portanto, evite posturas inadequadas e que desfavoreçam a circulação. Sempre apóie o antebraço ao mexer no mouse e encoste as costas por inteiro no encosto da cadeira.

(Fonte: Jornal O Mossoroense)

0 comentários! Clique aqui e comente!:

Enviar um comentário