Um protesto contra a falta de segurança no trânsito interditou a BR-405, perímetro urbano, na manhã de ontem. Moradores dos bairros João XXIII e Manoel Domingos puxaram o movimento, revoltados com o alto número de acidentes ocorridos nos últimos dias, inclusive, com registro de três mortes.
O problema não é de hoje. Há vários anos que o intenso trânsito na BR-405, que corta a principal avenida de Pau dos Ferros, a Independência, vem atingindo a população. Como a rodovia é federal, a solução depende de medidas do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Trânsito (DENIT).
Os moradores realizaram o protesto exatamente para pressionar o órgão responsável. A comunidade sabe que o problema só tem uma solução: a construção do anel viário, projeto que já foi debatido diversas vezes, mas nunca saiu do papel. Com faixas, cartazes e discursos, utilizando carro-de-som, os manifestantes fizeram duras críticas, não poupando as autoridades públicas, como o prefeito Leonardo Rêgo (DEM).
O tráfego de veículos ficou interditado durante toda a manhã, uma vez que os manifestantes utilizaram pneus, pedras e carros para evitar a passagem de transportes. Veículos que vinham de outras cidades com destino a Pau dos Ferros ficaram na metada do caminho. Apenas as ambulâncias com pacientes de municípios do Alto Oeste foram permitidas a passar. No encerramento dos protestos, pneus foram queimados, formando uma nuvem de fumaça.
A polícia acompanhou toda a manifestação, como forma de evitar excesso. Como o movimento não ultrapassou as ordens, não houve confronto. Os manifestantes deixaram bem claro que o único objetivo era mostrar aos governos municipal, estadual e federal o grave problema na BR-405, para que providências sejam adotadas.
SOLUÇÃO
Com a construção do anel viário, o trânsito pela Avenida da Independência seria redimensionado, uma vez que os carros, principalmente de cargas, fariam o percurso por uma avenida alternativa.
Esse projeto foi discutido com o ministro dos Transportes, o norte-rio-grandense Alfredo Nascimento, que recebeu em audiência o prefeito Leonardo Rêgo e os senadores José Agripino, Garibaldi Filho e Rosalba Ciarlini. O encontro aconteceu em maio, no gabinete do ministro em Brasília. Nascimento mostrou-se solícito e prometeu alocar recursos para realizar a obra.
A construção do anel viário de Pau dos Ferros, segundo relato feito pelo ministro, seria contemplada dentro do projeto de ampliação da BR-226, que corta toda a região, a partir do Médio Oeste, e passando por dentro de Pau dos Ferros. É uma obra cara, mas que está prevista no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal.
“Acreditamos que o ministro Alfredo Nascimento tem interesse de fazer o investimento, ele é norte-rio-grandense, conhece essa necessidade, então, confiamos de que a obra será realizada”, disse o prefeito Leonardo.
Mas como o problema no trânsito de Pau dos Ferros se agravou nos últimos dias, aumentando a insatisfação dos pau-ferrenses, Leonardo Rêgo procurou o diretor do Denit, engenheiro José Narcélio, para pedir medidas que venham, nesse momento, atenuar a situação de risco.
Ontem, em Natal, segundo o prefeito, foi relatado o problema e Narcélio prometeu enviar técnicos do Denit para conhecer a área que representa maior risco e, consequentemente, adotar medidas. Uma delas, certamente, será a instalação de redutores de velocidade, principalmente no trecho que fica entre os bairros João XXIII e Manoel Domingos.
A Polícia de Trânsito também deverá ser convocada para realizar um rígido trabalho de fiscalização, como forma de evitar os excessos de motoristas e motociclistas. “São medidas paliativas, mas necessárias nesse momento, até que o anel viário seja construído”, disse Leonardo Rêgo.
O problema não é de hoje. Há vários anos que o intenso trânsito na BR-405, que corta a principal avenida de Pau dos Ferros, a Independência, vem atingindo a população. Como a rodovia é federal, a solução depende de medidas do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Trânsito (DENIT).
Os moradores realizaram o protesto exatamente para pressionar o órgão responsável. A comunidade sabe que o problema só tem uma solução: a construção do anel viário, projeto que já foi debatido diversas vezes, mas nunca saiu do papel. Com faixas, cartazes e discursos, utilizando carro-de-som, os manifestantes fizeram duras críticas, não poupando as autoridades públicas, como o prefeito Leonardo Rêgo (DEM).
O tráfego de veículos ficou interditado durante toda a manhã, uma vez que os manifestantes utilizaram pneus, pedras e carros para evitar a passagem de transportes. Veículos que vinham de outras cidades com destino a Pau dos Ferros ficaram na metada do caminho. Apenas as ambulâncias com pacientes de municípios do Alto Oeste foram permitidas a passar. No encerramento dos protestos, pneus foram queimados, formando uma nuvem de fumaça.
A polícia acompanhou toda a manifestação, como forma de evitar excesso. Como o movimento não ultrapassou as ordens, não houve confronto. Os manifestantes deixaram bem claro que o único objetivo era mostrar aos governos municipal, estadual e federal o grave problema na BR-405, para que providências sejam adotadas.
SOLUÇÃO
Com a construção do anel viário, o trânsito pela Avenida da Independência seria redimensionado, uma vez que os carros, principalmente de cargas, fariam o percurso por uma avenida alternativa.
Esse projeto foi discutido com o ministro dos Transportes, o norte-rio-grandense Alfredo Nascimento, que recebeu em audiência o prefeito Leonardo Rêgo e os senadores José Agripino, Garibaldi Filho e Rosalba Ciarlini. O encontro aconteceu em maio, no gabinete do ministro em Brasília. Nascimento mostrou-se solícito e prometeu alocar recursos para realizar a obra.
A construção do anel viário de Pau dos Ferros, segundo relato feito pelo ministro, seria contemplada dentro do projeto de ampliação da BR-226, que corta toda a região, a partir do Médio Oeste, e passando por dentro de Pau dos Ferros. É uma obra cara, mas que está prevista no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal.
“Acreditamos que o ministro Alfredo Nascimento tem interesse de fazer o investimento, ele é norte-rio-grandense, conhece essa necessidade, então, confiamos de que a obra será realizada”, disse o prefeito Leonardo.
Mas como o problema no trânsito de Pau dos Ferros se agravou nos últimos dias, aumentando a insatisfação dos pau-ferrenses, Leonardo Rêgo procurou o diretor do Denit, engenheiro José Narcélio, para pedir medidas que venham, nesse momento, atenuar a situação de risco.
Ontem, em Natal, segundo o prefeito, foi relatado o problema e Narcélio prometeu enviar técnicos do Denit para conhecer a área que representa maior risco e, consequentemente, adotar medidas. Uma delas, certamente, será a instalação de redutores de velocidade, principalmente no trecho que fica entre os bairros João XXIII e Manoel Domingos.
A Polícia de Trânsito também deverá ser convocada para realizar um rígido trabalho de fiscalização, como forma de evitar os excessos de motoristas e motociclistas. “São medidas paliativas, mas necessárias nesse momento, até que o anel viário seja construído”, disse Leonardo Rêgo.
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